Diagrama de temas
-
Elaboração, de forma individual, de resenhas dos textos de cinco dos 13 tópicos das aulas da disciplina, devendo o aluno selecionar, para cada um de cinco temas escolhidos, dois dos textos indicados na lista de leituras do respectiva tópico, resultando em um total de 10 textos.
Instruções e procedimentos para redação das resenhas
Resenha crítica – definição: Constitui-se de um texto construído com vistas a elucidar outro texto/livro, apontando seus aspectos organizacionais, seu contexto de publicação (área, período), sua relação com outros textos (que tenham versado sobre o(s) mesmo(s) tema(s)) e com a obra geral do autor em questão.
Roteiro da resenha
o Cabeçalho de acordo com a ABNT (exemplo: GARCIA, Enrique. “América Latina: la urgencia de una estrategia renovada de desarrollo”, em Enrique García (coordenação) e Wagner Pinheiro Pereira e Beatriz Muriel (organização). Desenvolvimento e cooperação na América Latina: a urgência de uma estratégia renovada. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo (Edusp), 2020), no qual são transcritos os dados bibliográficos completos da publicação resenhada.
o Parágrafo com breve informação sobre o autor do texto que está sendo resenhado.
o Exposição sintética do conteúdo do texto (deve-se destacar o assunto, os objetivos e a ideia central do texto, apontando os principais passos do raciocínio lógico do autor).
o Comentário crítico, de dois a quatro parágrafos, contendo um balanço opinativo do resenhista acerca do texto.
Aspectos técnicos
Cada resenha deverá conter no máximo três páginas, deve estar em espaço 1,5, justificado, na fonte Times New Roman 12.
Não se deve criar títulos para as resenhas. O cabeçalho com as informações bibliográficas (vide modelo acima) fará as vezes de título da resenha.
Critérios de avaliação das resenhas
o Quesito A – entrega no prazo – 2,0 pontos.
o Quesito B – atendimento da estrutura de tópicos e da formatação indicadas – 2,0 pontos.
o Quesito C – correção gramatical e boa qualidade estilística da redação – 1,0 ponto.
o Quesito D – boa qualidade da síntese do artigo resenhado – 2,0 pontos.
o Quesito E – boa qualidade do comentário crítico – 2,0 pontos.
o Quesito F – excelência da resenha, considerando-se, em seu conjunto, o atendimento de todos os requisitos formais e substantivos, previstos nos quesitos anteriores, e a produção de comentário crítico que se destaque pela originalidade e densidade analítica – 1,0 ponto.
o Total de pontos possíveis para cada resenha: 10 pontos.
Prazos para entrega das resenhas
14.09.2020 – Duas resenhas do 1º tema escolhido.
28.09.2020 – Duas resenhas do 2º tema escolhido.
14.10.2020 – Duas resenhas do 3º tema escolhido.
26.10.2020 – Duas resenhas do 4º tema escolhido.
04.11.2020 – Duas resenhas do 5º tema escolhido.
Observação: a ordem dos temas escolhidos não precisa observar necessariamente a ordem dos tópicos das aulas.
-
O curso deste semestre da disciplina Temas Contemporâneos da Ibero-América terá como atividade complementar o curso on line BSAFE, do Departamento de Segurança (DSS-UN) da Organização das Nações Unidas (ONU). Este curso on line se encontra acessível em https://training.dss.un.org/course/category/6, em diferentes idiomas, podendo o(a) aluno(a) optar pelo idioma de sua preferência.
O próprio sistema do curso gera o certificado de conclusão, que deverá ser entregue através deste tópico da plataforma Moodle, no campo "Entrega do certificado do curso online BSAFE (DSS-UN)", até às 23h59 da quarta-feira dia 04.11.2020, data de entrega das tarefas finais de nosso curso.
Obrigatório para todos os funcionários da ONU, o curso on line BSAFE, para além do enfoque em aspectos específicos de segurança, promove a reflexão sobre diversas dimensões inerentes à atuação do(da) internacionalista em um contexto social, político, social e econômico de complexidade crescente. Daí sua utilização como ferramenta pedagógica nos cursos de diversas disciplinas ministradas no Instituto de Relações Internacionais da USP.
-
-
-