Programação

  • Aula 1 - Introdução à disciplina

    • Abaixo disponibilizamos um slide padrão para que cada um de vocês preencha com seus dados. Esse slide será apresentado em nossa aula virtual a fim de podermos nos conhecer melhor.

      Esse slide deve conter nome, foto, a formação de vocês (graduação), se são alunos de mestrado, doutorado ou especial, e de qual instituição/unidade, nome do projeto, nome do orientador, e status do projeto (ex: coleta de dados concluída, paralisado no meio da coleta devido à pandemia, etc.).

      Não se esqueçam de postar o slide aqui na plataforma até as 15h do dia 15/09. Por favor, identifiquem o nome do arquivo com o nome de vocês (ex: Eneida_Yuri_Suda.pptx)

    • Leitura do capítulo 4 do livro "Foundations of Clinical Research - Applications to Evidence-Based Practice" (arquivo disponibilizado).

      Baseado na leitura, descreva um exemplo de lógica dedutiva e de lógica indutiva utilizadas no seu tema/projeto de pesquisa.
      Utilize como modelo o arquivo em power point disponibilizado para entregar a atividade. Se necessário, o número de premissas e observações podem ser alteradas.
      Sugerimos que trabalhem em cima de uma lógica que é utilizada no racional do seu próprio trabalho, para que auxilie na organização do seu próprio raciocínio.
    • Arquivo em pdf da apresentação feita em aula.

  • Aula 2 - Estudos Observacionais

    • Estamos disponibilizando materiais de apoio para a aula expositiva. Recomendamos a leitura prévia para facilitar a absorção de conceitos. O material de leitura básica é diretamente relacionada ao tema da aula. Disponibilizamos também um material complementar, cuja leitura não é obrigatória, porém pode trazer conceitos adicionais sobre pesquisas descritivas.

      Boa leitura!


      Leitura básica:

      Capítulo 19- Exploratory Research: Observational Designs. In: Portney, Lesley G. Foundations of Clinical Research Applications to Evidence-Based Practice. F.A. Davis, 2020.


      Leitura complementar:

      Capítulo 20 - Descriptive Research. In: Portney, Lesley G. Foundations of Clinical Research Applications to Evidence-Based Practice. F.A. Davis, 2020.


    • Disponibilizamos 3 artigos científicos com diferentes desenhos de estudo. Vocês serão separados em grupos durante o encontro síncrono da aula e cada grupo será responsável pela análise de 1 dos artigos. 

      A tarefa deverá ser apresentada para a sala na semana seguinte em forma de power point.

      Abaixo encontra-se a descrição do conteúdo proposto para a análise:

      • Descrever a pergunta de pesquisa;
      • Descrever a hipótese do estudo (se houver); 
      • Descrever o objetivo do estudo;
      • Descrever brevemente o desenho de estudo, com a sua classificação e a justificativa da sua escolha de classificação;
      • Responder se o desenho de estudo foi adequado para a pergunta de pesquisa;
      • Descrever as vantagens desse desenho de estudo;
      • Descrever as desvantagens desse desenho de estudo.

    • Arquivo em pdf correspondente à aula disponível em https://youtu.be/Qa6Lzpiyabk

  • Aula 3 - Estudos Experimentais

    • Estamos disponibilizando materiais de apoio para a aula expositiva. A aula foi construída com base no material, porém sem abordar todos os tópicos. Portanto, sua leitura irá complementar o conteúdo para que conheçam diferentes conceitos relacionados a estudos experimentais. 

      Leitura básica:

      Capítulo 15 - Design Validity. In: Portney, Lesley G. Foundations of Clinical Research Applications to Evidence-Based Practice. F.A. Davis, 2020.

      Capítulo 16 - Experimental Designs. In: Portney, Lesley G. Foundations of Clinical Research Applications to Evidence-Based Practice. F.A. Davis, 2020.


      Leitura complementar:

      Capítulo 17 - Quasi-experimental Designs. In: Portney, Lesley G. Foundations of Clinical Research Applications to Evidence-Based Practice. F.A. Davis, 2020.


      Boa leitura!


    • A aula de estudos experimentais está disponível no link do YouTube.

      Vocês terão o horário das 14:00 - 15:30 para assistir ao vídeo, que será complementado com uma discussão durante nosso encontro síncrono da aula. O conteúdo da aula está mais resumido e com exemplos práticos, e os conceitos podem ser complementados com a leitura do material disponibilizado.

      Bons estudos!

    • Deixamos disponíveis os artigos utilizados como exemplos para a aula expositiva e os arquivos referentes às normas do CONSORT para consulta, caso desejarem.

      Notem que os artigos utilizados não são exemplos APENAS do conceito para o qual foi utilizado.

  • Aula 4 - Estratégias de busca científica

    • Atividade a ser realizada antes do encontro presencial do dia 06/10/20 (horário das 14-15h reservado para essa atividade).

      1) Descrever o tema e objetivo do estudo:

      • Qual é a pergunta de pesquisa?
      • Tem alguma hipótese? Qual?
      • Qual é o objetivo do estudo?

      2) Qual é o desenho de estudo?

      • Classificar seu estudo (observacional ou experimental, e o seu sub-tipo específico)
      • Descrever brevemente sua população de pesquisa: critérios de inclusão e exclusão, variáveis independentes, variáveis dependentes (variáveis de resposta primárias e secundárias), variáveis intervenientes relevantes.
      • Descrever o processo de randomização e cegamento.
      • Descrever brevemente seu protocolo de pesquisa: avaliação (quais instrumentos), intervenção (se houver) e a sequência de procedimentos.

      3) O desenho de estudo é adequado para a pergunta de pesquisa?

      • Descrever vantagens e desvantagens do seu desenho de pesquisa.
      • Descreva possíveis vieses e limitações, e quais as estratégias de mitigação para lidar com eles.
      A atividade deve ser enviada em arquivo de texto (MÁXIMO de 1 página) até o final do dia.

      Bom trabalho!

  • Aula 5 - Processamento de sinais

    • 1) Leiam o estudo: Bussmann et al. (2001). Measuring daily behavior using ambulatory accelerometry: The Activity Monitor. Behavior Research Methods, Instruments & Computers, 33(3): 349-356, disponibilizado aqui no ambiente virtual. Identifiquem os conceitos apresentados em aulas nesse estudo, fornecendo suas características.

      2) Façam o mesmo com um dos outros estudos disponiblizados aqui OU em um estudo de sua escolha. Lembre-se de escolher um estudo de qualidade, de preferência indexado no Web of Science, e de enviá-lo junto com sua tarefa, para que possamos dar o feedback.

      Boa tarefa ;)

  • Aula 6 - Variabilidade de sinais

  • Aula 7 - Noções fundamentais de estatística e bioestatística

  • Aula 8 - Machine Learning

    • Videoaula sobre Machine Learning para ser assistida antes do encontro presencial.

      Vocês terão o horário das 14:00 - 15:45 para assistir ao vídeo, que será complementado com uma discussão durante nosso encontro síncrono da aula. A aula apresenta uma visão geral sobre conceitos de Machine Learning e exemplos de aplicação em pesquisa.

      Bons estudos!


  • Apresentação de projeto

    Não haverá encontro síncrono nesse dia.
    Esse tempo está reservado para assistirmos TODAS as apresentações.
    Pedimos para que registrem uma crítica construtiva para cada projeto para dividir com a turma alguma que acharem interessante, logo após a arguição formal que ocorrerá com cada um.

    • Montar uma apresentação do seu projeto de pesquisa, enfatizando proposições de mudanças frente ao que foi discutido ao longo da disciplina.

      Enviar arquivo da apresentação (.ppt ou .pdf).

      Enviar vídeo (arquivo ou link) da apresentação do seu projeto (5-7 minutos!!!).

      Deadline para envio: 08/11/20 (23:59h)

  • Arguição do projeto de pesquisa

    O último dia de aula será uma arguição dos projetos de pesquisa.

    Cada projeto será discutido por 10 minutos, com perguntas dos professores (Ricky e Yuri) e de um dos seus colegas.

    Cada aluno será responsável por levantar críticas e perguntas de 1 projeto da turma para a arguição.

    Após a arguição abriremos para perguntas da turma, caso haja alguma.

    A arguição em ambos os papeis (apresentador e banca) serão incorporados à avaliação final.

    Bom trabalho!