Programação
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Explicação detalhada de cada uma das 8 aulas que teremos com dias de entregas de tarefas e aulas síncronas e atividades assíncronas
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Aqui vocês encontrarão a divisão de casos por dupla.
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Motivação para estudarmos a cinesiologia e biomecânica dos complexos articulares aplicado à TO.
Objetivo: situar o que e o quanto os alunos sabem sobre biomecânica; quais os interesses dos alunos na biomecânica e aproximar as expectativas ao conteúdo programático do curso.
Clique aqui para assistir ao vídeo da aula 1 (e-aulas USP) (NOVO)
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Nesta área, faça upload da resolução em dupla do caso clínico Pedro até dia 17/4
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Discutiremos quais as propriedades biomecânicas do tecido muscular em exercício e o efeito do desuso.
Clique aqui para assistir ao vídeo da aula 2 (e-aulas USP) (NOVO)
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Este estudo dirigido é destinado a orientar a leitura do texto ''Plasticidade e adaptação muscular dos músculos esqueléticos - Tânia Salvini''.
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Discutiremos quais as propriedades biomecânicas do tecido ósseo e conjuntivo em exercício e o efeito do desuso.
Clique aqui para assistir ao vídeo da aula 3 PARTE 1 (e-aulas USP) (NOVO)
Clique aqui para assistir ao vídeo da aula 3 PARTE 2 (e-aulas USP) (NOVO)
Clique aqui para assistir ao vídeo da aula 3 PARTE 3 (e-aulas USP) (NOVO)
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Atividade avaliativa para consolidação do conteúdo que aborda a Biomecânica do tecido ósseo
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Atividade avaliativa para consolidação do conteúdo que aborda questões complexas acerca da Biomecânica do tecido ósseo.
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Serão abordados os temas: movimento articular (planos e eixos), tipos de função (agonista, antagonista e neutro), tipos de exercício (excêntrico/concêntrico/isométrico).
Clique aqui para assistir ao vídeo da aula 4 (e-aulas USP) (NOVO)
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Aqui vocês encontrarão as tabelas:
- A1 - Complexos Articulares
- A2 - Movimentos articulares segundo os planos
- A3- Função muscular de MMSS e MMII
- B1/B2- Vivência/ experimentação dos movimentos articulares
- B3 - ADM atividades de AVD MMSS e MMII
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Aqui você deve baixar o documento correspondente ao seu caso para resolver até dia 20/5
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Nesta área, faça upload da resolução da Tabela de Análise de Movimento por DUPLA até dia 21/5.
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Aqui você deve baixar o documento e resolver até dia 15/5
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Área para entrega do exercício em DUPLAS sobre Planos e Eixos que consolida o conteúdo e recorda Anatomia. Entregar até dia 15/5.
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Aula 5- Biomecânica e Cinesiologia dos Complexos Articulares do Membro Superior I - Punho e Mão, Cotovelo
Discutiremos a biomecânica e cinesiologia dos complexos articulares: punho, mão e cotovelo
Clique aqui para assistir ao vídeo da aula 5 A - Punho e Mão (e-aulas USP) (NOVO)
Clique aqui para assistir ao vídeo da aula 5 B - Cotovelo (e-aulas USP) (NOVO)
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Nessa pasta estão os quadros 1 (atividades de preensão) e 2 (manuseio de precisão) .
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Video que demonstra por animação em 3D os músculos da mão.
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Video demonstra em animação 3D movimentos do antebraço e cotovelo com os músculos responsáveis.
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Video demonstrando por animação 3D os músculos do braço
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Video demonstrando com animações 3D os músculos do antebraço
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Video demonstrando com animação 3D movimentos do punho.
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Video com animações 3D demonstrando os ossos do punho e da mão.
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Discutiremos a Biomecânica e Cinesiologia dos Complexos Articulares do Membro Superior: Complexo do Ombro
Clique aqui para assistir ao vídeo da aula 6 - Complexo do Ombro (e-aulas USP) (NOVO)
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Video que descreve os elementos musculoesqueléticos (e outros) do complexo do ombro.
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Video que demonstra em 3D os movimentos da escápula e os músculos responsáveis.
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Video que demonstra a contribuição dos movimentos das articulações glenoumeral e escapulotorácica na elevação de membro superior
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Vídeo demonstrando em 3D os movimentos que compõem o ritmo escapuloumeral durante a abdução de ombro com análise das funções musculares em cada etapa.
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Video mostrando um esqueleto (não animação) com as etapas do ritmo escapuloumeral em abdução e em flexão.
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Video descrevendo com desenhos o ritmo escapuloumeral de forma bem simples, mas destacando ao final como avaliar o ritmo.
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Área para entrega da Resolução do Caso clínico com sua DUPLA, até o dia 05/6 .
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Aula 7- Biomecânica e cinesiologia dos complexos articulares do membro inferior (quadril, joelho, tornozelo e pé)
Discutiremos a Biomecânica e cinesiologia dos complexos articulares do membro inferior (quadril, joelho, tornozelo e pé)
Clique aqui para assistir ao vídeo da aula 7 Parte 1 - Complexo do Quadril (e-aulas USP) (NOVO)
Clique aqui para assistir ao vídeo da aula 7 Parte 2 - Complexo do Joelho (e-aulas USP) (NOVO)
Clique aqui para assistir ao vídeo da aula 7 Parte 3 - Complexo do Tornozelo e Pé (e-aulas USP) (NOVO)
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Aqui vocês podem fazer download de vídeos curtos, sobre os movimentos da patela, de flexão e extensão do joelho e de osteoartrite de joelho.
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Video com animação 3D dos movimentos do quadril e míusculos responsáveis.
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Video em animação 3D ilustrando os músculos da pelve (ênfase a ser dada em relação aos músculos relacionados ao movimento do quadril)
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Vídeo com animação em 3D ilustrando os movimentos articulares do joelho (tibiofemoral) e os músculos responsáveis.
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Video em animação 3D nos músculos da Perna (relação com articulação do Joelho e Tornozelo)
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Video ilustrando em 3D os movimentos do complexo do tornozelo e pé (articulação subtalar) e os músculos responsáveis.
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Video demonstrando com animação em 3D os ligamentos e meniscos do complexo articular do Joelho.
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Video demonstrando em 3D as estruturas articulares e ósseas do complexo articular do Pé
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Video demonstrando em 3D os músculos do complexo articular do pé
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Área para entrega da Resolução do Caso clínico com sua DUPLA, até o dia 12/06.
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Finalizaremos esse módulo discutindo sobre a biomecânica e cinesiologia da coluna vertebral.
Clique aqui para assistir ao vídeo da aula 8 - Biomecânica da Coluna Vertebral (e-aulas USP) (NOVO)
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Nesta área, vocês devem fazer o upload do caso clínico de coluna vertebral que resolveu com sua DUPLA. Até o dia 19/6.
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Video descrevendo por meio de animações uma extrusão de hernia lombar e uma cirurgia de nucleoplastia para tratamento desta doença.
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Video em animação 3D mostrando anatomia óssea da coluna vertebral.
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Video demonstrando por animações 3D da Anatomia dos músculos posteriores da coluna vertebral.
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Video demonstrando por animações 3D da Anatomia dos músculos posteriores da coluna vertebral.
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Video mostrando por animações 3D a Anatomia dos músculos do abdomem.
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Video em animações mostrando os músculos do Tórax em 3D
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Video por animações em 3D dos músculos do Pescoço.
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Preparar um TEXTO com FOTOS em dupla sobre o experimento: “A Mão congelada”
Entregar em 26.06.2020
- O que é importante considerar durante a reflexão?
- O que eu sinto no meu corpo? O que muda?
- O que muda especificamente no movimento?
- Por quê o movimento muda?
- Consigo explicar o que aconteceu comigo durante o experimento com o que já aprendi no curso de TO até hoje?
- Como esse experimento contribui para a reflexão sobre o caso de Rosana visto em aula?
- O que o Luria ou o Sacks diriam disso?
- Compartilhar o texto com a classe toda.
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Preparar um TEXTO com FOTOS e em dupla sobre o experimento: “Vivendo perigosamente”.
Entregar em 03.07.2020
O que é importante considerar durante a reflexão?
- Como me senti? Tive medo? Fiquei ansioso(a)?
- Em que eu pensava enquanto realizava a tarefa?
- Consegui realizar a tarefa e cumprir meu objetivo inicial? Se sim ou não, por quais motivos?
- O que precisaria acontecer para que a atividade tivesse um melhor desempenho?
- Consigo explicar o que aconteceu comigo durante o experimento com o que já aprendi no curso de TO até hoje?
- Como esse experimento contribui para a reflexão sobre o caso de Rosana visto em aula?
- O que o Sacks diria disso?
Compartilhar o texto com a classe toda.
Só ler o texto dos colegas depois de entregar o seu !
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Preparar um TEXTO com FOTOS e em dupla sobre o experimento: “Risada sem graça”
Entregar em 10.07.2020
- O que é importante considerar durante a reflexão?
- Como me senti? Tive medo? Fiquei ansioso(a)?
- Em que eu pensava enquanto realizava a tarefa?
- Consegui realizar a tarefa e cumprir meu objetivo inicial? Se sim ou não, por quais motivos?
- O que precisaria acontecer para que a atividade tivesse um melhor desempenho?
- Consigo explicar o que aconteceu comigo durante o experimento com o que já aprendi no curso de TO até hoje?
- Como esse experimento contribui para a reflexão sobre o caso de Rosana visto em aula?
- O que o Damásio diria disso?
- Compartilhar o texto com a classe toda.
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Preparar um trabalho teórico individual com o tema: “o que eu aprendi sobre o corpo no módulo III da disciplina de cinesiologia e como isso se relaciona com a minha formação enquanto futuro terapeuta ocupacional”Observação: mínimo de 4 páginas. Utilizar as normas da ABNT, e não se esquecer de colocar as referências bibliográficas utilizadas
Considerar na reflexão os experimentos, o caso de Rosana, os textos sugeridos e as discussões com sua dupla e em aula;
- Sinta-se à vontade para acrescentar à sua reflexão outras bibliografias que julgar pertinente, inclusive aquelas que não pertencem à área da saúde. Pode literatura? Pode. Tudo pode, desde que te ajude a produzir uma reflexão sobre o tema proposto.
- Sinta-se à vontade para acrescentar desenhos, gravuras ou outros elementos que, em geral, não fazem parte da estética do trabalho cientifico – mas não esqueça, este é um trabalho científico!
- Não precisa compartilhar com os colegas.