Programação

    • Esta pesquisa tem como objeto a autoria de mulheres nas histórias em quadrinhos no Brasil. O objetivo da investigação é observar quais narrativas estão sendo produzidas pelas mulheres autoras legitimadas na área, a partir do Troféu HQMIX, principal premiação das histórias em quadrinhos no país. Realizamos o levantamento dos últimos dez anos do prêmio, chegando a doze histórias em quadrinhos premiadas, produzidas exclusivamente por mulheres. O trabalho analisa quais contranarrativas aparecem nas obras selecionadas como corpus da pesquisa, bom como infere sobre suas relações com movimentos feministas contemporâneos. Esperamos com isso contribuir para ampliar as pesquisas sobre autoria de mulheres nas histórias em quadrinhos, ainda escassas, principalmente na Comunicação.

    • O objetivo desta dissertação é compreender como as tecnologias da comunicação e informação são estruturadas e acionadas, bem como, em que medida, a constituição de redes comunicativas potencializa a capacidade de agência de mulheres migrantes bolivianas que vivem na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Tem como objeto a rede comunicativa da associação feminina formada por elas, que se utiliza do instant messenger WhatsApp.

    • Esta pesquisa nasce do questionamento sobre o silenciamento e a invisibilidade histórica das mulheres periféricas e do movimento de resistência e luta que essas mulheres produzem, ao elaborarem discursos contra-hegemônicos, colocando-se na condição de sujeitos políticos ativos. Sendo assim, seu objetivo é compreender como projetos midiáticos que trabalham com a temática da autorrepresentação de mulheres periféricas desconstroem e ressignificam os estereótipos impostos pelas grandes mídias. Para tal, esta dissertação traz uma reflexão sobre a terminologia sujeito periférico ‘generificado’, olhando-o a partir das complexidades, multiplicidades e dos diversos marcadores da diferença que os subscrevem, permeados pela condição periférica, por relações étnico-raciais, de gênero, de sexualidade, geracionais, dentre outras. 


    • O presente trabalho almeja destacar o protagonismo negro em diferentes formas de expressão, buscando não apenas desenvolver um arcabouço teórico pautado em pensadoras/es negras/os, como também teve por escopo analisar como os preceitos educomunicativos estão articulados nos três objetos empíricos selecionados para esta pesquisa: Teatro Experimental do Negro (TEN), Adeola — Princesas e Guerreiras (Adeola) e projeto Diálogos da Diversidade do Colégio Estadual Paulo Cesar da Nova Almeida (CEPAN).