Programação

    • Esta é a Prova Final Única da disciplina de Laboratório de Física Geral I (sigla 7600109). Ela é composta de 30 Questões e sua duração será de 120 minutos.

    • Esta é a Prova SUB da disciplina de Laboratório de Física Geral I (sigla 7600109). Ela é composta de 30 Questões e sua duração será de 120 minutos.

    • Caros alunos da Engenharia Civil 2020,

       

      Fica neste momento disponibilizado todo o Material para a elaboração do Relatório da Prática 1. (Novamente, alguns problemas no upload dos documentos contribuiram para a demora desta disponibilização). Lembrar que, neste caso, o público alvo são apenas os alunos da Turma 2 que não tiveram tempo de realizar esta Prática. Mais uma vez, informo que, em lugar de enviar ao meu e-mail, os Relatórios são para serem colocados neste ambiente e-disciplinas: este ambiente inclui uma Pasta (Tarefa) para vocês enviarem (fazerem o upload) de seus Relatórios. Trata-se, como já indicado, de Relatórios individuais, escritos a mãos e digitalizados, cujo envio poderá ser na forma de imagem ou documento convertido em pdf.  O prazo para a entrega dos Relatórios será de 1 semana desde a disponibilização do Material, ou seja, contando então desde hoje Terça-feira 07/04/2020 (14h:00), até Terça-feira 14/04/2020 (14h:00).

       

      Saudações,

       

      Prof. M’Peko

      IFSC/USP

    • Caros alunos da Engenharia Civil 2020,


      Fica neste momento disponibilizado o Material para a elaboração do Relatório da Prática 2, para as 2 Turmas (Quinzenas 1 e 2) a partir de agora. Mais uma vez, solicito que, uma vez prontos, os Relatórios sejam colocados neste ambiente e-disciplinas, fazendo o upload na Pasta (Tarefa) indicada para isso. Trata-se, como foi oportunamente assinalado, de Relatórios individuais, escritos a mãos e digitalizados, cujo envio poderá ser na forma de imagem ou documento convertido em pdf.  O prazo para a entrega dos Relatórios será de 1 semana desde a disponibilização do Material, ou seja, contando então desde hoje Sexta-feira 17/04/2020 (12h:00), até Sexta-feira 24/04/2020 (12h:00).


      Informo ainda que o meu contato e-mail (peko@ifsc.usp.br) está/fica aberto para vocês enviarem qualquer dúvida sobre a Prática e/ou o Relatório. Se isso não for suficiente, deixo aqui também aberta a possibilidade de marcarmos uma sessão online (via e-disciplinas) para tirar dúvidas. 


      Espero que todos se encontrem bem. 


      Saudações,


      Prof. M’Peko

      IFSC/USP


    • Caros alunos da Engenharia Civil 2020,

       

      Fica neste momento disponibilizado o Material para a elaboração do Relatório da Prática 3 para as 2 Turmas (Quinzenas 1 e 2) a partir de agora. Mais uma vez, solicito que, uma vez prontos, os Relatórios sejam colocados neste ambiente e-disciplinas, fazendo o upload na Pasta (Tarefa) indicada para isso. Trata-se, como foi oportunamente assinalado, de Relatórios escritos a mãos e digitalizados, cujo envio poderá ser na forma de imagem ou documento convertido em pdf.  Irei dar um prazo de 1 semana e 1 dia para a entrega deste Relatório, ou seja, até Terça-feira 12/05/2020 (12h:00).

       

      O Material inclui dois Vídeos, um para cada um dos dois Experimentos contemplados nesta Prática (Pêndulo Simples e Plano Inclinado). Tomando como base as explicações dadas (passo a passo) no Roteiro dessa Prática na Apostila, esses vídeos irão dar uma ideia de como cada Experimento foi, pode ou poderia ser realizado. Fora disso, por favor, usem, para a elaboração do Relatório, os dados experimentais por mim finalmente fornecidos na pasta “Dados Coletados nos Experimentos”.

       

      Pelas circunstâncias atuais, que fazem difícil corrigir tantos Relatórios em tempo razoável, oriento a formação de Bancadas de 3 alunos no máximo, sendo válido o seguinte complemento:

       

      (a) Bancadas com 3 alunos e, de preferência, da mesma Turma. Lógico, se sobrar alunos de uma e outra Turma sem ter quorum para formar Bancada dentro de sua própria Turma, a solução seria então formar Bancada “híbrida”, ou seja, com alunos de ambas as Turmas; e

       

      (b) Só no caso de finalmente sobrar 1 aluno, depois de toda essa distribuição, seria então aceita Bancada de 4 alunos.

       

      Como foi oportunamente combinado, Segundas-feiras às 14h:00 teremos consultas online usando o Google Meet. Informo ainda que o meu contato e-mail funcional (peko@ifsc.usp.br) ficará aberto para eventuais consultas complementares sobre informação de ordem geral ou dúvidas muito específicas em relação ao Relatório.

       

      Espero que todos vocês e suas respectivas famílias se encontrem bem. 

       

      Saudações,

       

      Prof. M’Peko

      IFSC/USP 

    • Caros alunos da Engenharia Civil 2020,

       

      Fica neste momento disponibilizado o Material para a elaboração do Relatório da Prática 4 para as 2 Turmas (Quinzenas 1 e 2), Relatórios que, uma vez prontos, vocês irão colocar neste ambiente e-disciplinas fazendo o upload na Pasta (Tarefa) indicada para isso. Lembrando se tratar de Relatórios escritos a mãos e digitalizados, cujo envio poderá ser na forma de imagem ou documento convertido em pdf. Fica válida a ideia de realizar os Relatórios por bancadas, como já foi orientado por ocasião da última Prática (a Prática 3). O prazo para a entrega deste Relatório será de 1 semana e 1 dia, ou seja, até Terça-feira 26/05/2020 (12h:00). 

       

      Esta Prática 4, com Título “Estática”, contempla três Experimentos, a saber: 1. Sistema de Polias; 2. Tensão de Ruptura de um Fio; e 3. Coeficiente de Atrito Estático. Dito isso, o Material aqui disponibilizado inclui três Vídeos da Teoria, um para cada Experimento, e 4 Vídeos Experimentais (mostrando a execução desses Experimentos). Os vídeos da Teoria trazem, em conformidade com o Roteiro dessa Prática na Apostila, as explicações do passo a passo a seguir em cada Experimento. Completa o Material um arquivo com os Dados Coletados nos Experimentos. Apenas lembrar que, além dos vídeos, vocês devem tomar como referência o passo a passo descrito no Roteiro da Prática que aparace na Apostila: da página 98 à página 100.

       

      Mantem-se a ideia de consultas online nas Segundas-feiras às 14h:00, usando o Google Meet.


      Saudações,

       

      Prof. M’Peko

      IFSC/USP 


    • Caros alunos da Engenharia Civil 2020,

       

      Fica neste momento disponibilizado o Material para a elaboração do Relatório da Prática 5 para as 2 Turmas (Quinzenas 1 e 2), Relatórios que, uma vez prontos, vocês irão colocar neste ambiente e-disciplinas fazendo o upload na Pasta (Tarefa) indicada para isso. Lembrando se tratar de Relatórios realizados por bancadas, escritos a mãos e digitalizados, e cujo envio deverá ser na forma de imagem ou documento convertido em pdf. O prazo para a entrega deste Relatório será Terça-feira 07/07/2020 (12h:00). 

       

      O Material desta Prática 5, com Título “Conservação da Energia Mecânica”, consiste de 5 vídeos: 2 da parte teórica e do roteiro da Prática, conforme aparece na Apostila, e 3 da parte experimental. Completa o Material um arquivo com os Dados Coletados nos Experimentos e uma cópia de papel milimetrado para o gráfico a ser elaborado. Apenas lembrar que, além de todo esse Material aqui disponibilizado, vocês devem sempre tomar como referência o passo a passo descrito no Roteiro da Prática: Apostila, páginas 108 a 110.


      Saudações,

       

      Prof. M’Peko

      IFSC/USP 


    • Caros alunos da Engenharia Civil 2020,

       

      Fica neste momento disponibilizado o Material para a elaboração do Relatório da Prática 6 para as 2 Turmas (Quinzenas 1 e 2), Relatórios que, uma vez prontos, vocês irão colocar neste ambiente e-disciplinas fazendo o upload na Pasta (Tarefa) indicada para isso. Lembrando sempre que trata-se de Relatórios realizados por bancadas, escritos a mãos e digitalizados, e cujo envio deverá ser na forma de imagem ou documento convertido em pdf. O prazo para a entrega deste Relatório será Quinta-feira 16/07/2020 (12h:00). 

       

      O Material desta Prática 6, com Título “Colisões Unidimensionais”, consiste de 5 vídeos: 1 trazendo uma Introdução, 2 da Parte Experimental, 1 sobre Resultados e Discussão, e 1 trazendo um complemento sobre velocidades relativas. Apenas lembrar que, além de todoo Material aqui disponibilizado, vocês devem sempre tomar como referência o passo a passo descrito no Roteiro da Prática: Apostila, páginas 122 a 124.


      Saudações,

       

      Prof. M’Peko

      IFSC/USP 



    • Caros alunos


      Em função das e-Provas que iremos aplicar (a Final na Quarta-feira agora, 22/07/2020 das 19h às 21h, e a SUB na Segunda-feira 27/07/2020 das 19h às 21h), todas as turmas da disciplina 7600109 (Laboratório de Física Geral I, 1º Semestre de 2020) foram juntadas num Grupo, por isso deve aparecer uma nova aba em seus ambientes Moodle, que é a que vocês irão acessar para a realização dessas e-Provas.


      Att.,

       

      Prof. J.-C. M’Peko

      IFSC/USP.


  • Material da Prática 1 (Turma 2)

    • Este é um vídeo que traz uma exposição da Prática realizada pelo Colega Prof. Paulo Miranda. A exposição resume a essência da Prática, isto é, os Objetivos, os Experimentos a serem realizados, assim como as orientações sobre o uso do Paquímetro e Micrômetro para as medidas das dimensões das peças objeto de estudo. Este vídeo pressupõe que o aluno tenha realizado ou, então, realize uma leitura da Apostila. 

    • Este arquivo traz um Resumo de como organizar o Relatório, além de dicas sobre os cálculos a serem realizados, e orientações sobre truncar e arredondar valores após a propagação de erros, etc.

    • Trata-se aqui de fotos onde vocês irão realizar a leitura das dimensões da peça objeto de estudo no primeiro experimento, relativo à medida indireta do volume. A peça é um Cilindro Vazado com diâmtero externo (D) e interno (d), e comprimento externo (H) e interno (h). O instrumento usado neste caso foi o paquímetro. Dicas de como realizar a leitura são dadas no Vídeo disponibilizado. Também encontra-se aqui uma foto para realizar a leitura da massa dessa peça: precisarão desse dato no cálculo da densidade. Finalmente, aparecem páginas do Handbook com os dados de densidades de materiais diversos (em g/cm3 = gm./c.c.) para vocês tomarem como referência na hora de identificar de que material está (ou deve estar) feito esse cilindro.

    • Trata-se aqui de 2 fotos que vocês irão usar para realizar a deterimnação do Volume da peça, usando uma proveta com água. Lendo o Volume inicial (proveta com a água e sem a peça) e Volume final (proveta com a água e a peça) permite determinar o Volume dessa peça de forma (agora) direta. 

    • Trata-se aqui de 10 fotos que vocês irão usar para realizar a leitura do diâmetro de um fio irregular. O instrumennto usado neste caso é o micrômetro. Dicas de como realizar a leitura são também dadas no Vídeo disponibilizado. Os dados deverão ser organizados numa Tabela, seguido dos cálculos pertinentes.

    • Esta é a Pasta para vocês, alunos da Turma 2, enviarem os Relatórios desta Prática 1. Apenas lembrar que, nesta modalidade de teleaulas (ou e-aulas, EaD, aulas remotas), os Relatórios serão individuais, escritos a mãos e digitalizados, podendo ser enviados como imagem ou convertidos em pdf.

  • Material da Prática 2 (Turmas 1 e 2)

    • Este é um vídeo que traz uma exposição da Prática 2 realizada pelo Colega Prof. Alessandro S. Nascimento. Neste caso, trata-se de uma Introdução (da Prática) sobre a Física envolvida e os Experimentos a serem realizados. Lembrar sempre que partimos do pressuposto de que vocês os alunos tenham realizado ou, então, realizem uma leitura da Apostila. 

    • A Prática 2 divide-se em duas partes, a saber: 

      Experimento 1: Medir a deflexão (x) de uma régua (peça) metálica sujeita a diferentes forcas Peso (F=mg), mantendo constante o comprimento (L) da régua; e 

      Experimento 2: Medir a deflexão (x) da mesma régua, sujeita agora a um Peso (F=mg) constante, variando o comprimento (L) da régua. 

      O vídeo aqui anunciado, também realizado pelo Prof. Alessandro, traz uma explicação de como o Experimento 1 foi realizado. Ele aborda também a possibilidade de se usar um aplicativo para realizar as medidas usando o celular. No entanto, eu irei disponibilizar para vocês os dados coletados diretamente em função das variáveis que interessam: deflexão (x), massa (m) e comprimento (L). Apenas assinalar que este vídeo já dá uma ideia de como foi executado o Experimento 2, cujos dados serão aqui também disponibilizados. 

    • Este arquivo inclui algumas breves observações sobre a Física e Fórumlas envolvidas, e traz um Resumo de como organizar o Relatório, além de dicas sobre os cálculos a serem realizados, e também orientações sobre quais gráficos solicitados e como realizá-los, especialamente no caso do papel com escala logarítmica, etc. Lembrando, na elaboração desse Relatório, que aqui se trata apenas de um Resumo do roteiro da Prática exposto passo a passo na Apostila, e que vocês devem consultar e seguir (falo desse roteiro) como referência. 

    • Trata-se de 2 imagens para vocês fazerem a leitura da Espessura (usando um micrômetro) e da Largura (usando um paquímetro) da régua metálica que foi usada/testada nos 2 Experimentos. 

    • Aqui vão 2 Tabelas com os dados finalmente coletados durante a execução dos Experimentos. 

    • Aqui vai um arquivo com Papel milimetrado e papel lo-log a serem usados na elaboração dos gráficos solicitados na Prática. 

    • Esta é a Pasta para vocês enviarem (upload) os Relatórios desta Prática 2. Apenas lembrar, mais uma vez, que, nesta modalidade de teleaulas (ou e-aulas, EaD, aulas remotas), os Relatórios serão individuais, escritos a mãos e digitalizados, podendo ser enviados como imagem ou convertidos em pdf.

  • Material da Prática 3 (Turmas 1 e 2)

  • Material da Prática 4 (Turmas 1 e 2)

  • Material da Prática 5 (Turmas 1 e 2)

  • Material da Prática 6 (Turmas 1 e 2)

    • Este vídeo traz (1) orientações de como o Relatório deve ser organizado e (2) uma Introdução teórica sobre a Prática e duas das quantidades físicas de maior interesse: Momento Linear e Energia Cinética.

    • Este vídeo traz uma explanação sobre o sistema experimental e sua confiabilidade, terminando com a execução do Primeiro Experimento, isto é, Choque Elástico.

    • Este vídeo traz a execução do Segundo Experimento, isto é, Choque Plástico.

    • Este vídeo diz respeito à Seção de Resultados e Discussão, e traz uma explanação detalhada de como os dados experimentais deverão ser tratados, tudo baseado no Roteiro desta Prática, conforme aparece na Apostila da página 122 à página 124.

    • Como Material de apoio, este vídeo traz uma abordagem teórico-experimental sobre velocidades relativas (1) de um corpo em relação a outro corpo ou (2) de qualquer um destes corpos em relação ao centro de massa entre eles.

    • Esta é a pasta de Tarefa para vocês fazerem o upload de seus Relatórios (escritos a mãos e digitalizados).

  • Tópico 7