Aperçu des sections
-
Prezados alunos
Na parte de ecologia comportamental são apresentadas duas atividades baseadas no que foi passado na aula teórica (slides em anexo). No primeiro você terá que propor argumentos para um possível projeto de pesquisa na área, discutindo as técnicas e meios para se obter dados a partir das observações. No segundo texto, você verá que o comportamento higiênico é um trato comum à todos os grupos sociais. Baseado na aula teórica e tendo os vídeos como apoio, proponha uma metodologia para testar sua hipótese.
Boa atividade
Fabio
ps. Qualquer dúvida podem postá-las aqui na plataforma que responderei assim que possível
-
Atividade sobre o tema abordado na aula sobre Ecologia de populações e comunidades do Professor Garófalo
-
Segue a atividade baseada na atividade da primeira aula teórica da disciplina, sobre Introdução Geral a Ecologia e seus fundamentos.
Neste tópico apresento um texto em um arquivo intitulado "Atividade_IntroduaoAEcologia.pdf". Leia o texto com calma até o final. Você terá que responder em separado a cada um dos sete itens ao final do texto.
Envio também alguma literatura básica e auxiliar para uso nessa atividade, mas sintam-se livres para acessar outras fontes, desde que façam a devida referência e forneçam a fonte.
Estarei disponível para dúvidas.
Boa atividade...
Danilo...
-
Atividade principal a ser executada dentro deste tópico.
-
Bibliografia básica da atividade que baseou a aula a que se refere.
-
Livro sobre Filosofia da Ecologia, bibliografia auxiliar da atividade que baseou a aula a que se refere.
-
-
Em ecologia de ecossistemas, são estudados processos relacionados a produtividade primária, transferência de matéria e energia ao longo de níveis tróficos e ciclos biogeoquímicos.
Esta primeira atividade em Ecologia de Ecossistemas foca em um aspecto da produtividade primária: a eficiência no uso do carbono.
-
-
A Produtividade primária é um processo que ocorre na escala de Ecossistemas. A sua manifestação mais explorada é a biomassa de uma comunidade, e como exemplificado na figura abaixo, exibe considerável variação espacial. Além da biomassa, outras variáveis são geralmente investigadas no estudo da Produtividade primária, como a produção de serapilheira. O projeto a ser desenvolvido por este grupo incluirá a manipulação de bases de dados relacionadas a este tema.
-
Existem fortes evidências de que o funcionamento de ecossistemas é influenciado pela riqueza de espécies, principalmente por meio da diversidade funcional presente na comunidade em questão, ilustrado na figura abaixo. Neste projeto, serão avaliadas as diversidades funcionais de comunidades de florestas e savanas tropicais, baseado em bases de dados de atributos foliares relacionados à fotossíntese.
-
Efeitos do esforço amostral sobre o estudo de comunidades biológicas. (Danilo)
-
Biogeografia de Ilhas e conservação de espécies em ambientes fragmentados
Segundo a teoria da Biogeografia de Ilhas (MacArthur e Wilson 1967), a diversidade biológica potencial em certa ilha de habitat deve aumentar de forma proporcional ao seu tamanho e a proximidade ao continente ou outras ilhas. Isso ocorre por que em ilhas muito pequenas a probabilidade de extinção das espécies é grande, enquanto que o isolamento dificulta sua colonização por indivíduos provindos de outros locais. Essa teoria foi inicialmente concebida pensando em seres terrestres em ilhas oceânicas, isoladas entre si por uma matriz completamente inóspita a esses organismos (o mar). No entanto, a partir da década de 1970 essa teoria foi extrapolada para ambientes terrestres fragmentados, considerando as manchas de habitat como ilhas e a matriz as manchas de habitat como equivalente ao mar, tendo sido desde então amplamente utilizada como base para a conservação de ambientes fragmentados. No entanto, essa abordagem, apesar de útil em alguns casos, mostrou-se ao longo do tempo não completamente adequada a ambientes terrestres fragmentados. Isso se deu principalmente porque os tipos de matrizes existentes entre os fragmentos nem sempre são tão inóspitos quanto as premissas dessa teoria exigem, sendo que a eventual capacidade de diferentes espécies em atravessar a matriz ou até mesmo utilizar alguns recursos ali disponíveis pode alterar drasticamente as relações espaciais previstas pela Biogeografia de Ilhas. Outro motivo é o fato de que, ao contrário de um sistema de ilhas oceânicas, em paisagens terrestres fragmentadas nem sempre há um continente (local de grande área onde as espécies provavelmente não se extinguem) que possa continuamente prover novos indivíduos aos fragmentos menores, onde a probabilidade de extinção é alta.
-
Dinâmica populacional e dispersão de vírus:
Base teórica (The reproductive number of COVID-19 is higher compared to SARS coronavirus, Liu et al 2020. Journal of Travel Medicine https://doi.org/10.1093/jtm/taaa021 )
O número básico de reprodução (R0) do vírus COVID-19. R0 é uma indicação da transmissibilidade de um vírus, representando o número médio de novas infecções geradas por uma pessoa infecciosa em uma população totalmente sem defesas imunológicas. Para R0> 1, é provável que o número infectado aumente e para R0 <1, a transmissão provavelmente desaparecerá. O número básico de reprodução é um conceito central na epidemiologia de doenças infecciosas, indicando o risco de um agente infeccioso em relação à disseminação epidêmica
-
Estrutura de comunidade de abelhas polinizadoras de orquídeas. (Garófalo)
-
Guilda de abelhas e vespas solitárias nidificando em cavidades preexistentes: estrutura de comunidades e interações entre espécies.
-
Nesse projeto vamos levantar questões sobre a dinâmica competitiva entre formigas. Entre elas temos aquelas que forrageiam individualmente, outras formam grupos de operárias recrutadas. Vamos entender um pouco da história natural das formigas que habitam serapilheira (solo ou epigéicas) e arborícolas; noturnas ou diurnas.
-
-
-
Material comum para os dois grupos que irão desenvolver trabalhos com diversidade funcional de plantas
-
Planilha de dados atributos funcionais de ecossistemas de savana e floresta no Brasil
-
-
Planilha final de notas da disciplina, incluindo notas de trabalhos individuais, em grupo e relatórios e seminários finais, com cálculos de médias parciais e finais.
-
-