Programação

    • Durante a suspensão das aulas presenciais, faremos aulas virtuais por meio deste ambiente. 


      - Para cada experimento, será disponibilizada uma demonstração e serão disponibilizados os dados do experimento. Confiram esse ambiente periodicamente para verificar a publicação desses vídeos. 

      - De posse dessas informações, os grupos deverão elaborar um relatório manuscrito e enviá-lo em formato PDF nesse ambiente. Os prazos serão divulgados oportunamente.

      - O material para o experimento 4 será divulgado na semana do dia 11/05. A partir do relatório 4, aceitarei também relatórios elaborados eletronicamente, atendendo assim, uma de suas demandas recorrentes.

      - Caros e caras, por causa da pandemia só realizaremos uma única prova ao final do semestre. Ela ocorrerá após o sexto experimento e cobrirá toda a ementa. Seu formato (presencial ou eletrônico) dependerá das condições sanitárias durante o período de reposição. Haverá, naturalmente, uma prova substitutiva nos mesmos moldes. Fica também acordado que os relatório passam a ter um peso maior que 50% na nota final. O valor exato será comunicado mais à frente. Como isso buscamos motivar e reconhecer o seu engajamento com a disciplina durante a pandemia.

      - A parte inicial do curso possui um caráter introdutório, com experimentos relativamente simples dedicados ao aprendizado de técnicas de medidas físicas e suas formas de representá-las, incluindo unidades, incertezas, propagação de erros, algarismos significativos, tabelas, gráficos, escalas lineares e logarítmicas, técnicas de linearização de curvas e método dos mínimos quadrados. Espero assim que as aulas à distância tenham cumprido seu papel mais importante de apresentar e fixar esses conceitos. Assim que retornarmos às atividades presenciais, revisaremos os temas principais ao longo das aulas e haverá tempo suficiente para usufruir da necessária vivência no ambiente experimental, no final do curso de Laboratório de Física Geral I e ao longo do curso de Laboratório de Física Geral II.


    • Apostila do curso em PDF.

    • Notas do relatório 6 divulgadas. Média final dos relatórios disponíveis. A menor nota foi excluída para o cálculo da média. Por favor, confiram.

      A nota final obedecerá o seguinte critério: 60% da Nota dos Relatórios (NR) e 40% da Nota da e-Prova (NP); Lembrete: vocês deverão alcançar um mínimo de 5,0 pontos tanto na nota NR (satisfeito por tod@s) quanto na nota NP. Caso contrário, a(o) aluna(o) será reprovada(o), como originalmente previsto nos Critérios de Avaliação da disciplina;

      Para quem não atingir a nota mínima NP (de 5,0 pontos), será aplicada a e-Prova SUB na Segunda-feira 27/07/2020 das 19 às 21h. Poderá também participar dela quem quiser aumentar sua nota: SUB do mal;

      As e-Provas serão aplicadas usando o ambiente Moodle, e consistirão de questões do tipo Verdadeiro ou Falso apenas. A correção será automática com penalidade de 2 questões erradas anulando 1 questão certa. O processamento automático no Moodle incluirá o fato de que questões não respondidas (deixadas em branco) não entram na penalidade de 2 erradas anulam 1 certa. As questões serão respondidas de forma sequencial (seguindo as orientações do IFSC): ou seja, após responder uma questão e passar para outra, não é mais possível ter acesso à questão anterior. 


      Seguindo as orientações da Reitoria, não haverá lançamento das Notas Finais (NF) no sistema Júpiter, mas vocês terão acesso a ela. A nota e frequências serão lançados após realização dos experimentos mais representativos do curso por ocasião da reposição presencial das atividades, cogitada para ser realizada entre Janeiro e Março de 2021. Fiquem alertas.



  • Prática 2: Módulo de elasticidade

  • Prática 3: Movimento unidimensional

    • - Vídeos para o experimento 3 disponibilizados. Esses são vídeos curtos que explicam apenas uma medida. Os valores das demais medias estão em um arquivo anexo disponibilizado aqui. Vocês têm até o dia 24/04 para assistir aos dois vídeos. Cada estudante deve assistir a esse vídeo. Esse é um pré-requisito para obter a nota no relatório;

      - Cada um dos grupos deve elaborar um relatório manuscrito e carregá-lo aqui nesta tarefa até o dia 30/04; Os grupos podem eleger um representante para carregar a atividade. Não há a necessidade de cada um adicionar uma cópia. Vocês podem utilizar o papel milimetrado disponibilizado anteriormente;

      - Há dois arquivos anexos: 1) Medidas dos dois experimentos; 2) Breve discussão acerca da propagação de erros;

      - Atenção: vocês devem utilizar o métodos dos mínimos quadrados para calcular o coeficiente angular das retas. Ele deve ser descrito cuidadosamente no relatório;

      - Qualquer dúvida, favor entrar em contato comigo via e-mail.


  • Prática 4: Estática

  • Prática 5: Conservação da energia mecânica

  • Prática 6: Colisões unidimensionais

    • Vocês devem assistir aos vídeos com a demonstração do experimento 6 até o dia 06/07/2020. Vocês devem entregar o relatório referente à prática 6 até o dia 13/07/2020. 

      Para esse relatório, vale nosso novo combinado que ele pode ser feito todo eletronicamente, texto e gráficos. Para aqueles que preferirem, vale ainda a entrega manuscrita. O único formato do documento final a ser enviado é PDF. 

      Atentem-se que o Vitor, nosso monitor, ficará de plantão para tirar dúvidas dos relatórios e dos experimentos nos dias e seguintes horários:


      - Quinta-feira, dia 02/07 entre as 18h00 e 19h00;
      - Segunda-feira, dia 06/07 entre as 13h00 e 14h00;

      Ele ficará disponível no seguinte link: https://meet.google.com/hja-ggox-inq?authuser=0&pli=1

      Quem não conseguir comparecer nesses horários, pode enviar um e-mail para o Vitor para acertar um outro horário, ou já para tirar dúvidas. 

      A prova deverá ocorrer na semana do dia 20/07. Ela será online. Eu aviso quando fixarmos a data e o formato.

  • Tópico 6

  • Tópico 7

  • Tópico 8

  • Tópico 9

  • Tópico 10