Programação

  • Avaliação da disciplina

    Prezados, conforme acordado em reunião via Google Meet no dia 01/05/2020 seguem as informações para a nossa avaliação.

    A avaliação será composta por uma questão de cada aula, sendo que vocês terão o prazo do dia 05/05 a 05/06 para realização.

    A nota da Disciplina será composta por 50% das atividades realizadas em cada aula e 50% por essa avaliação.

    Disponível até o final de 8 de junho de 2020
  • Tópico 2

    • Descreva, na sua opinião, os pontos mais relevantes e interessantes do artigo (Consumers’ Concerns and Perceptions of Farm Animal Welfare). Proponha aplicações de bem-estar animal, escolhendo um tipo de criação (aquele com o qual você mais se identifica), sem que encareça o produto final para o consumidor.

  • Tópico 3

    • Leiam e assistam ao vídeo do estudo de caso que ocorreu na Granja Comercial Miunça, leitura em anexo, e façam a seguinte atividade:
      Encontrem outros estudos (um estudo de caso por aluno)  que comparem a implementação de BEA com o sistema convencional de criação de suínos e, após leitura, comente as vantagens e desvantagens da aplicação de BEA do seu estudo de caso escolhido, e cite as divergências  encontradas entre seu estudo de caso e a granja comercial Miunça.

      Link do vídeo: 

  • Tópico 4

    • Assistam ao vídeo (link abaixo) e respondam V para verdadeiro e F para falso nas sentenças  a seguir:

      Link do vídeo: 


      1.     (   ) Há riscos de contaminação por doenças entre os animais e também entre animais e humanos, durante o transporte.

      2.       ) O  estresse dos animais durante o transporte pode levar a falhas na qualidade do produto, podendo ocasionar problemas na carne como, por exemplo, DFD.

      3.     (   ) O transporte de bovinos já se faz há séculos e já foi feito por navios,  trens e caminhões.

      4.       ) No Brasil é transportado, aproximadamente, 40 milhões de bovinos pelas vias rodoviárias e férreas, movimentando milhões de reais.

      5.       ) Existem diretrizes internacionais e leis nacionais que  determinam padrões mínimos para proteger o bem-estar dos animais.

      6.     (   ) Veterinários, zootecnistas e órgãos fiscalizadores, além de funcionários, devem cumprir e fiscalizar a lei, enquanto que pecuaristas e produtores devem garantir que os animais estejam aptos para a viagem.

      7.       ) Para o transporte é necessário que todos os animais estejam em dia com vacinação, além de possuírem documentação comprobatória.

      8.       ) O motorista é o elo para o controle da documentação  que garantirá a rastreabilidade do produto final.

      9.       ) As lesões e hematomas decorrentes do transporte levam a perdas econômicas.

      10.   (   ) As doenças que podem vir a ser transmitidas ao homem não representam perigo de vida.


  • Tópico 5

    • Leiam o texto, disponibilizado no link abaixo, e respondam as sentenças a seguir com V para verdadeiro e F para falso:

      Link: https://certifiedhumanebrasil.org/saiba-como-acompanhar-o-escore-da-condicao-corporal-em-bovinos-de-leite/


      1.     (  )  O  ECC é uma ferramenta que auxilia na escolha da nutrição do animal e serve como indicador de sanidade.

      2.     (  ) Apesar de ser utilizado para corrigir práticas sanitárias, assim como monitorar a saúde do animal (como desordens na reprodução),  o ECC não é um indicador direto de bem-estar animal.

      3.     (  ) O escore de aparência 4 indica apófises espinhosas e transversais proeminentes porém macias, fina camada de gordura, pequena cavidade em volta da base da cauda com uma fina camada de tecido adiposo.

      4.     (  ) A escala ECC dos bovinos de leite mais utilizada, hoje em dia, varia de 1 a 5.

      5.     (  ) A escala ECC varia de acordo com a faixa etária das vacas leiteiras.

      6.     (  ) A produtividade dos animais está diretamente ligada ao equilíbrio corporal, segundo o maior portal sobree lácteos do mundo.

      7.     (  ) As vacas com boas condições corporais no parto maximizam a produção mas não garantem o bem-estar.

      8.     (  ) O ECC deve ser utilizado somente nas vacas em lactação.

      9.     (  ) Nenhum animal com ECC menor que 3 deve ser transportado ou deixar a propriedade a menos que seja para o tratamento veterinário.

      10.  (  ) O ECC ajuda a manter o equilíbrio  entre manejo alimentar e viabilidade econômica, acabando com avaliações das condições de saúde feitas no ‘’olhômetro’’.


  • Estresse térmico X BEA

    Link para a aula Estresse térmico X BEA

    http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=11057

  • Tópico 7

    • Atividade 5 – Avicultura (Galinhas Poedeiras)

       

      Segundo o texto (encontra-se em anexo), assinale V para verdadeiro e F para falso:

       

      1.     (  ) A dieta das aves deve ser balanceada de acordo com a idade, fase de reprodução e linhagem.

      2.     (  ) De acordo com o Conselho de Bem-estar de Animais de Produção (FAWC), órgão consultivo do governo britânico, para que as aves fiquem dentro do conceito de bem-estar as mesmas não precisam ter cinco liberdades essenciais.

      3.     (  ) O sistema de criação de galinhas poedeiras predominante no Brasil é o convencional, pois gera pouco estresse aos animais.

      4.     (  ) Os sistemas de criação que proporcionam melhor qualidade de vida das galinhas poedeiras, e assim melhora no BEA, são o cage-free e o free-range, caipira e orgânico.

      5.     (  ) O uso de ingredientes de origem animal na ração é permitido, no sistema cage-free.

      6.     (  ) A diferença entre os sistemas cage-free e free range consiste que este deve ofertar acesso diário no campo, por no mínimo 6 horas diárias (quando o clima permitir).

      7.     (  ) A coloração da gema dos ovos de galinhas criadas em free range é mais intensa devido aos pigmentos naturais, os carotenoides, presentes nos nutrientes do pasto.

      8.     (  ) O sistema caipira é utilizado por pequenos produtores, que geralmente utilizam o lucro obtido para auxiliar suas rendas.

      9.     (  ) Em alguns países como Nova Zelândia, Butão, todos os estados membros da União Européia, sete estados norte-americanos e Índia, terceiro maior produtor mundial de ovos, já proibiram o uso de gaiolas em bateria convencionais para galinhas poedeiras.

      10.  (  ) As galinhas podem passar por estresse em todos os tipos de alojamento e nenhum deles é capaz de suprir todos os parâmetros de bem-estar.

       

       


  • Comportamento e BEA de Suínos

    Link de acesso a aula de Comportamento e BEA em suínos

  • Tópico 9

    • A partir do vídeo, que está no link abaixo, responda V para verdadeiro e F para falso:


      1.     (  ) O transporte dos equídeos deve ser realizado no mesmo veículo em que é realizado o transporte de bovino, desde que sob supervisão de alguém capacitado para realizar tal serviço.

      2.     (  ) Quando a distância percorrida é grande, deve-se realizar paradas para alimentação e oferecimento da água.

      3.     (  ) Todas as baias devem possuir a mesma metragem, independente se o animal for macho, fêmea, gestante ou não.

      4.     (  ) Todo e qualquer equipamento utilizado para monta no animal, não pode trazer qualquer desconforto, além de ter o tamanho adequado para cada animal.

      5.     (  ) Apenas quando o animal apresentar um quadro de subnutrição deve-se tomar cuidado com a troca abrupta de alimento, pois isso pode desenvolver uma cólica equina.

      6.     (  ) O comportamento estereotipado indica que o animal está em bem-estar.

      7.     (  ) Os animais que serão submetidos à castração devem receber medicação analgésica pós-operatório.

      8.     (  ) Nenhum medicamento deve ser ofertado com o intuito de mascarar a dor, ou com fins para melhora de performance.

      9.     (  ) As éguas gestantes, com  fins esportivos, podem se exercitar durante toda a gestação normalmente.

      10.  (  ) O idade ideal para treinamento dos potros é após os três anos. 


  • Tópico 10

    • Segue em anexo o material para leitura, da pág. 42 à 50, referente a atividade de animais de companhia. Respondam V para verdadeiro ou F para falso as seguintes sentenças:

      1.    (  )  Para Molento, a definição mais aceita de bem-estar animal é a de um completo estado de saúde física e mental, em que o animal se encontra em harmonia com seu meio ambiente.

      2.    (  ) Para Beaver, não existem raças agressivas. Existem raças que criaram má fama devido a acidentes, como Pit Bull, Rottweiler, Fila Brasileiro, Pastor Alemão, Doberman ou Mastim Napolitano.

      3.    (  ) Existem dois tipos de agressões: predatória e  afetiva.

      4.    (  ) Considerando que a cartilha fornecida é de 2012, já naquela época havia proibição de mutilações com fins estéticos, como corte de orelha e/ou cauda,  em instituições de registro de raça.

      5.    (  ) O antropomorfismo nutricional pode vir a prejudicar os animais domésticos,  podendo ser percebido, a longo prazo, por dermatites alérgicas, pressão arterial, obesidade, entre outras doenças.

      6.    (  ) Animais de companhia necessitam de cuidados especiais para evitar a propagação de doenças.

      7.    (  ) A posse responsável é o conjunto de várias atitudes, envolvendo proprietários de animais, médicos veterinários, sociedade civil e poder público, objetivando o bem-estar animal e uma melhor relação entre ser humano e esses animais.

      8.    (  ) Existem ONGs que sustentam abrigos que visam a retirada de animais das ruas, porém muitas vezes há superlotação desses  locais, evitando que os animais exerçam as cinco liberdades.

      9.    (  ) Os animais de companhia foram retirados de seu ambiente natural e não conseguem desempenhar todos os comportamentos naturais da espécie.

      10.  (  ) O médico veterinário deve conhecer as principais linhas de pensamento acerca da relação homem-animal, reconhecendo a diferença entre promoção de bem-estar animal e a filosofia dos direitos dos animais. 


  • Vídeo aula comportamento e Bem-Estar de aves.

  • Tópico 12