Reprodução Animal
Fornecer ao aluno do curso de Medicina Veterinária fundamentos e conceitos de Administração aplicada aos negócios e empreendimentos relacionados aos sistemas agroindústrias de produção animal, tais como gestão de fazendas, de empresas de insumos e serviços veterinários/zootécnicos; gestão de frigoríficos, laticínios e varejos.
Transmitir aos alunos os conceitos fundamentais de fisiopatologia da gestação e periparto, capacitando-os a realizar diagnósticos, tratamentos e manobras obstétricas em animais de companhia, ruminantes e equídeos.
Estudo dos diferentes tipos de manejos com o intuito de melhorar a eficiência reprodutiva em animais domésticos.
Estudo dos distúrbios endócrinos, congênitos, fatores hereditários e adquiridos que afetam os segmentos dos tratos genitais masculino e feminino dos animais domésticos e silvestres.
Promover o ensino teórico e prático das Biotecnologias Reprodutivas nas diferentes espécies e instigar o espírito crítico dos alunos frente aos assuntos abordados.
A disciplina tem como objetivo o estudo, treinamento e aplicação das diferentes Biotécnicas que otimizam o manejo reprodutivo de caprinos e ovinos, com destaque para o controle da reprodução estacional e inseminação artificial; o uso da ultrassonografia como ferramenta na avaliação reprodutiva de machos e fêmeas; produção, criopreservação e transferência de embriões produzidos in vivo e in vitro; treinamento de laparoscopia como ferramenta de diferentes biotécnicas reprodutivas, com foco na aspiração folicular (LOPU) visando a produção de embriões in vitro, clonagem e transgenia.
Promover conhecimento atual e discussão a respeito dos aspectos básicos da fisiologia reprodutiva nas diversas espécies de animais domésticos. Possibilitar uma capacitação aos alunos de pós-graduação e profissionais para servir como base para as atividades de pesquisa e/ou ensino nas áreas de fisiologia, patologia, biotecnologia e manejo da Reprodução Animal.
Transmitir aos alunos os conceitos fundamentais da fisiopatologia da gestação e periparto, capacitando-os a realizar diagnósticos, tratamentos e manobras obstétricas em animais de companhia, ruminantes e eqüídeos.
Estudo da fisiologia reprodutiva dos animais domésticos, com ênfase às peculiaridades morfo-funcionais das espécies de interesse médico veterinário.