Programação

  • Tarefa 9 - Terceiro Diário de Estágio

    TAREFA INDIVIDUAL

    Entregar via e-disciplinas documento em PDF contendo o:

    Terceiro Diário de Estágio, referente ao período de 01/10 a última atividade de estágio

    Nesse documento, cada aluno(a) deve descrever cada atividade de estágio realizada, contendo: data, descrição da atividade, tempo de duração. 

    • Caso tenha sido realizada com outro membro do grupo, indicar os nomes dos membros do grupo que participaram da atividade;
    • Caso tenha sido a gravação de um vídeo, colocar roteiro do vídeo, e link do vídeo, caso já esteja finalizado;
    • Caso tenha participado de alguma aula ao vivo, live, plantão de dúvidas ou similar, descrever sua participação, tópicos discutidos na aula, número de participantes;
    • Caso tenha assistido alguma aula do Centro de Mídias, colocar link da aula e comentários ou impressões sobre a aula;
    • Caso tenha sido elabração de alguma atividade, colocar cópia da atividade elaborada;
    • Caso tenha sido feito um Google Form, colocar link do Formúlário;
    • Caso tenha sido criado um site ou página própria, colocar link da página.

    Prazo: 13/12.

    Qualquer dúvida, entrem em contato comigo por e-mail.

    Daniela.


  • Tarefa 8

    TAREFA INDIVIDUAL

    Entregar via e-disciplinas documento em PDF contendo o:

    Segundo Diário de Estágio, referente ao período de 27/07 a 30/09.

    Nesse documento, cada aluno(a) deve descrever cada atividade de estágio realizada, contendo: data, descrição da atividade, tempo de duração. 

    • Caso tenha sido realizada com outro membro do grupo, indicar os nomes dos membros do grupo que participaram da atividade;
    • Caso tenha sido a gravação de um vídeo, colocar roteiro do vídeo, e link do vídeo, caso já esteja finalizado;
    • Caso tenha participado de alguma aula ao vivo, live, plantão de dúvidas ou similar, descrever sua participação, tópicos discutidos na aula, número de participantes;
    • Caso tenha assistido alguma aula do Centro de Mídias, colocar link da aula e comentários ou impressões sobre a aula;
    • Caso tenha sido elabração de alguma atividade, colocar cópia da atividade elaborada;
    • Caso tenha sido feito um Google Form, colocar link do Formúlário;
    • Caso tenha sido criado um site ou página própria, colocar link da página.

    Prazo: 18/10.

    Qualquer dúvida, entrem em contato comigo por e-mail.

    Daniela.


  • Tarefa 7

    • Continuando no mesmo tema da atividade anterior, leia o texto e responda as questões.

      Prazo de entrega: 27/09



  • Presença e Entrega de Tarefas


    ATENÇÃO: Nos documentos abaixo estão os levantamentos de presença e entrega de Tarefas.


    💡 💡  Confiram sua situação em MAT 1500 !!


    Informações importantes:

    • número máximo de faltas: 5. A partir de 6 faltas está automaticamente reprovado no curso.
    • quem não entregou nenhuma tarefa já está reprovado no curso. Avisos por e-mail foram enviados.
    • a entrega de tarefas também compõe a nota final do curso, existem muitos alunos e alunas que não entregaram várias tarefas.

  • Tarefa 6

    Essa é a primeira tarefa de preparação para a oficina de pensamento proporcional. 

    É muito importante que respondam detalhadamente como costumam resolver este tipo de problema/exercício, por isso há a opção de responder diretamente na caixa de texto ou de anexar um arquivo, para que possam usar o formato que se sentirem mais confortáveis para expressar seus raciocínios.

    Prazo: 12/09/2020

  • Tarefa 5

    Para completar nossa preparação para o próximo encontro, indicamos a leitura:

    • das páginas 21 a 28 da Dissertação de Mestrado de Ana Luiza Ozores;

    OU

    • o texto da Helena Noronha Cury sobre Análise de Erros.


    E fazer um breve relato sobre O que você aprendeu com essa leitura?

    Prazo: 01/09/2020

    • Este é um termo de consentimento para que eu, Tânia, possa observar as tarefas da disciplina e atividades dos estágios de vocês e utilizar as observações em minha dissertação de mestrado. A assinatura não é obrigatória. Quem não tiver nenhuma oposição à minha observação, pode assinar o termo e anexar aqui no e-disciplinas mesmo ok? Desde já agradeço a colaboração.

      Prazo: 23/09/2020

  • Tarefa 4

    Essa tarefa é composta de 2 partes, todas bem simples:

    • responder a um questionário;
    • realizar uma atividade.


    Prazo: 23/08

    Confiram abaixo:

  • Próximo Encontro de MAT 1500

    No nosso próximo encontro de MAT 1500, irei conversar com cada grupo sobre o andamento dos estágios. 

    Segue abaixo a divisão dos horários, informem sua professora ou seu professor:

    21/08 (turma sexta feira) 13:30 link--> https://meet.google.com/zuz-bmyg-abc

    • Profa. Estela: 13:30 a 14:00
    • Profa. My: 14:00 a 14:30
    • Profa. Sandra: 14:30 a 15:00
    • Profa. Mariza: 15:00 a 15:30

    22/08 (turma sábado)  10:00 link--> https://meet.google.com/udv-bgnh-ong

    • Profa. Juliana - 10:00 a 10:30 - grupo Artur/Davi/Michel
    • Profa. Juliana - 10:30 a 11:00 - grupo Allan/Beatriz/Juliana/Yuri
    • Profa. Tina - 11:00 a 11:30
    • Profa. Fernanda - 11:30 a 12:00
    • Prof. Wilson - 12:00 a 12:30
    • Profa. Patricia - 12:30 a 13:00


  • Tarefa 3 e Próximo Encontro

    Olá alunas e alunos de MAT 1500

    Nosso próximo encontro de MAT 1500 será no dia 

    07/08 (turma sexta feira) 13:30 link--> https://meet.google.com/zuz-bmyg-abc

    ou

    08/08 (turma sábado)  10:00 link--> https://meet.google.com/udv-bgnh-ong

    Pretendo abordar, nesse encontro, o tema de Frações.

    Proponho como "aquecimento" que vocês leiam o artigo em anexo

    "O que Nossos Alunos Podem Estar Deixando de Aprender sobre Frações, quando Tentamos lhes Ensinar Frações", de Antonio Carlos Lopes.

    No encontro irei abordar alguns tópicos desse texto, bem como de outras referências sobre o assunto.

    Peço que me retornem, até o dia 05 de agosto, um breve relato contendo:

    - impressões gerais sobre o texto. Gostou? Não gostou? Concorda? Não concorda? etc...
    - aprendi algo que não sabia com o texto?
    - será útil para meu trabalho?
    - fiquei interessada/o em me aprofundar em algum tópico que foi discutido no texto?

    Abraços e até lá.

  • Tarefas de MAT 1500

  • Encontros 29/05 e 30/05

    Olá pessoal.

    Atendendo aos pedidos, disponibilizarei aqui:

    • lista de atividades que serão aceitas como estágio, aprovada pela Coc-Lic-IME-USP;
    • arquivos com os encontros gravados;
    • links para Trilhas de Aprendizagem - material de ensino remoto da Prefeitura;
    • link para Centro de Mídias  - material de ensino remoto do Estado;
    • link para o Canal do Centro de Mídias no Youtube - onde ficam disponíveis as aulas que são veiculadas na televisão para os alunos.


  • 08/05 - Elaboração de Atividades Diagnósticas

    Esta atividade deve ser realizada em grupo. (Grupo formado para a realização do estágio).

    No projeto que será desenvolvido nas escolas, vocês irão trabalhar com algum conteúdo matemático que será definido em momento oportuno. Feita a escolha do tema, vocês deverão conhecer os alunos e preparar algumas atividades para avaliar o quanto eles sabem para que o tema do projeto possa ser abordado. Estas atividades são chamadas de atividades diagnósticas, ou seja, atividades que tem como objetivo principal avaliar o que os alunos sabem para que possamos dar prosseguimento ao trabalho.

    A proposta de trabalho neste momento é:

    1) Acessem o Currículo Paulista vigente disponível em 

    http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Portals/84/docs/pdf/curriculo_paulista_26_07_2019.pdf

    Façam uma leitura da parte de Matemática, que começa na página 305.

    A partir da página 328, são elencadas as unidades temáticas, habilidades e objetos do conhecimento que são esperados serem trabalhados nas séries com as quais vocês irão estagiar. 

    2) Escolham dois objetos do conhecimento e elaborem uma atividade diagnóstica para cada objeto escolhido.

    3) Todas as atividades propostas devem conter objetivos, tempo de duração e bibliografia utilizada.

    4) Apenas um integrante do grupo precisa postar o trabalho, mas deve constar o nome de todos os integrantes, nome da professora e nome da escola.

    5) Prazo para entrega: 23/05, via plataforma e-disciplinas.

    Qualquer dúvida, mandem um e-mail para mim ou para o educador Rogério Chaparin <rochaparin@gmail.com>.

    Bom trabalho!

    OBS.: Esta atividade foi inspirada em uma atividade idealizada pela profa. Barbara Corominas Valerio.

  • FÓRUM DE DISCUSSÕES

    Alunas e alunos de MAT 1500.

    Abri esse fórum de discussões a pedido de colega de vocês.

    Vejam abaixo a sugestão, acho a proposta interessante então o espaço já está aberto.

    Abraços, Daniela.

    Olá professora Daniela,

    Tudo bem? Espero que sim!
    Estou escrevendo para perguntar sobre a possibilidade de abrir um fórum de discussões no ambiente do e-disciplinas de MAT1500, o que acha?
    A intenção seria que a gente pudesse compartilhar uns com os outros links e textos interessantes sobre educação matemática.
    Não sei como que é e nem o quão interessante seria, mas por exemplo, soube que no dia 27/04 (segunda) às 15hrs vai ter uma transmissão sobre jogos matemáticos na Educação Infantil, enquanto que no dia 29/04 (quarta) vai ter uma transmissão sobre jogos matemáticos para melhorar a aprendizagem no Ensino Fundamental I. Ambos são da Nova Escola (https://cursos.novaescola.org.br/cadastro-transmissoes-cursos/11364).
    A Nova Escola também está oferecendo um curso online gratuito sobre letramento matemático na educação infantil, com carga horária de 10 horas e certificado de conclusão. Talvez possa ser de algum interesse para quem vai trabalhar com as séries iniciais, 1º e 2º ano do Ensino Fundamental.
    Nunca cheguei a fazer esses cursos da Nova Escola e nem ver as transmissões, então não sei exatamente como seria, mas pretendo ver e acho interessante compartilhar com os colegas, caso alguém mais tenha interesse em ver. Como não tenho o contato de todos, pensei que talvez seria interessante criar um fórum no e-disciplinas, ou então criar um tópico para postar recomendações de leitura / links interessantes. Fica a sugestão.
    Abraços,

  • Relato de Experiência 1

    Esse relato expõe uma experiência muito bacana desenvolvida em uma turma de 1o EF, cujo tema é "Poesia e Matemática". Encantador!
  • Relato de Experiência 2

    Esse é um relato de um projeto que tratou do tema de Tratamento da Informação com turma do 2o EF! 

    Vejam as fotos dos alunos fazendo gráficos de barras com quadrados de papel, muito inspirador!

  • Relato de Experiência 3

    Esse é um relato de um projeto sobre Economia de Água, em uma turma de 6o ano, no qual os alunos estudaram: consumo de água, "metros cúbicos", visitaram uma estação de coleta, tratamento e distribuição de água, analisaram contas de água e calcularam consumo, como economizar água... Um trabalho muito bacana.

  • Relato de Experiência 4

    Esse é um relato de um projeto que fez uso de jogos para o ensino de matemática com turmas de 4o e 5o anos, possui uma introdução muito bem elaborada sobre o jogo como recurso didático.

  • Relato de Experiência 5

    Esse é um relato de um trabalho que usou jogos no ensino de frações no 6o ano, e o interessante é que eles trataram o mesmo assunto em uma aula tradicional e em uma aula com jogo, e então apresentaram suas conclusões.

  • Grupos de Estágio

    Essa é uma tarefa fácil!

    Solicito que me enviem, até  dia 5 de abril, a formação de cada grupo, contendo:

    • nome dos integrantes do grupo;
    • nome da professora regente;
    • nome da escola;
    • série da classe com a qual irão trabalhar.

    Basta que um membro do grupo envie essas informações.


    • Alunos que ainda não fazem parte de algum grupo;
    • Alunos que mudaram de turma.

    Também me informem para eu poder organizar a turma.

  • Entrega do Questionário

  • Tópico 21

  • Tópico 22

  • Tópico 23

  • Tópico 24

  • Tópico 25

  • Tópico 26

  • Tópico 27

  • Tópico 28

  • Tópico 29

  • Tópico 30