Tarefa
A ferramenta Tarefa é apropriada para receber trabalhos de estudantes. Docentes dão notas e feedback e alunos por padrão não tem acesso ao trabalho dos colegas. Veja a documentação de referência (em inglês)
Uma Tarefa tem as seguintes funcionalidades principais:
- Permite vários tipos de envios: arquivos, texto online (enviado via um editor no navegador do aluno) ou até gravações de vídeo ou áudio.
- Permite o Docente, Monitor ou Tutor dar notas e feedback.
- Permite dar feedback por meio de anotações online, no próprio envio (transformado em PDF).
- (Avançado) permite configurar uma "rubrica", um conjunto de critérios de avaliação estabelecidos previamente.
- (Avançado) Envio em grupo: após a configuração de "Grupos e Agrupamentos", permitir o envio de somente um dos integrantes do grupo
- Fazer um envio
🔨 Participantes das Oficinas: enviem algo ☝️
Os guias de avaliação e as rubricas são guias de pontuação utilizadas para avaliar trabalhos de alunos. Normalmente elas são elaboradas na forma de tabelas e fornecem descrições detalhadas de critérios avaliativos. Os professores se baseiam nas rubricas para emitir notas e pontuações. Os alunos podem usá-las para definir metas e melhorar seu desempenho escolar. As rubricas podem ser projetadas para uma variedade de assuntos, utilizando linguagem simples e símbolos que facilitam a compreensão.
Disponibilizar os envios dos alunos
Uma das possibilidades de configuração de "Pasta do estudante" é permite sincronizar a pasta com uma das "Tarefas" no curso. Docentes podem moderar e alunos podem controlar o compartilhamento dos seus arquivos.
Envio em grupo (Avançado)
Clique na atividade "Formação de grupos" abaixo e inscreva-se num dos grupos. Em seguida, acesse a Tarefa abaixo.
Mão na massa
Configure, no seu ambiente, uma Tarefa para receber envios dos seus alunos. Verifique as várias configurações, em particular os prazos (seção Disponibilidade) e as seções Tipos de envio e Configurações de envio
Avançado: configure a tarefa para que grupos possam enviar um trabalho em grupo (somente 1 integrante envia, todos os integrantes recebem a nota). Siga as instruções:
Primeiro, em Usuários / Grupos, verifique que há pelo menos 2 grupos. Se não, crie-os. Não inscreve nenhum aluno neste momento. Clique na aba "Agrupamentos" e junte todos os grupos num agrupamento chamado (por ex.) "Trabalho em Grupo Aula 3". A configuração de um agrupamento (conjunto de grupos) é altamente recomendado, para distinguir estes grupos de outros grupos no mesmo ambiente (que poderão ser usados para outras finalidades).
Segundo, ative edição e crie uma atividade do tipo "Escolha um grupo" que vai ser usado para encher os grupos com alunos.
Terceiro, crie a Tarefa. Configure a Tarefa para
- que os alunos enviem um arquivo. No enunciado, especifique que deve ser um PDF.
- que o seu feedback seja um "comentário"
- que somente 1 integrante da turma precisa enviar o arquivo (seção Envio em grupo)
Para testar, poderia pedir um vizinho que está inscrito como estudante se inscrever e enviar um PDF.
- que os alunos enviem um arquivo. No enunciado, especifique que deve ser um PDF.