Programação
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Caros alunos,
Nesta aula fizemos a apresentação da disciplina LGN 313 quanto ao seu conteúdo programático e forma de avaliação. Iniciamos também o conteúdo teórico com a contextualização do melhoramento genético no agronegócio, sendo que um resumo dos principais temas da aula está disponibilizado.
Recomendamos as leituras:
- Venconvsky, R. e Ramalho, M.A.P. Contribuição do Melhoramento Genético de Plantas no Brasil. In: Paterniani, E. Agricultura Brasileira e Pesquisa Agropecuária. 194 p. Brasília: Embrapa, 2000. Cap. 4, p 57-89.
Vídeos recomendados:
- https://www.youtube.com/watch?time_continue=61&v=2jF2IsicDC4&feature=emb_logo
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Caros alunos,
Nesta aula foi apresentado o tema Recursos Genéticos e sua importância para o melhoramento de plantas, sendo o resumo dos principais temas da aula disponibilizado. Nesta aula também foi apresentado o experimento a ser conduzido, com visita ao campo experimental, como forma de avaliação da disciplina.
Recomendamos os vídeos:
1) Seeds of War produzido por Sebastien Mesquida, que relata a recuperação do germoplasma perdido no conflito na Síria.
https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=8xJEMSiRHvE&feature=emb_logo
2) A História dos Alimentos | Soja
3) A História dos Alimentos | Milho
4) História prof. Paterniani
5) Banco de germoplasma de soja
6) Svalbard Global Seed Vault
a) Inside the Svalbard Seed Vault
b) See inside the 'Doomsday' seed vault
c) Exploring the Arctic's Global Seed Vault
d) Forever Securing World Food Supply with Crop Trust
e) Australia: two major deposits into the Svalbard Global Seed Vault
7) Fordlândia
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Em função da suspensão das aulas presenciais uma atividade, em relação ao conteúdo programático, será exigida para a próxima semana.
Assistam os vídeos sobre Nilolai Vavilov
The Vavilov-Lysenko contention, palestra apresentada pelo Dr. Daniel J. Fairbanks, Associate Dean of the College of Science & Health at Utah Valley University
Documentário com imagens originais extraordinárias. Verdadeiro relato sobre como um dos principais geneticistas de plantas do mundo na época acabou na prisão morrendo de fome e exaustão. O que começou como uma discussão científica sobre natureza versus criação tornou-se enredado nas políticas e mentiras do regime de Stalin. Este documentário também é relevante para a situação atual, com a constante negação da ciência, acúmulo de mentiras e efeitos desastrosos sobre as pessoas comuns.
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O conteúdo desta aula se refere a importância da Experimentação Agrícola para os programas de melhoramento de plantas, ou seja, garantir que a seleção de genótipos superiores seja suportada por uma investigação planejada. Isto permite confirmar os resultados obtidos com rigor científico e orientar decisões como o lançamento de uma nova cultivar para os agricultores.
Link da aula gravada: https://drive.google.com/file/d/19_ndQc1EP30QnkoXln8I_3-c2KE9QT_W/view
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Nesta aula os sistemas reprodutivos das espécies vegetais serão discutidos com o objetivo de fornecer informações que orientem as atividades nos programas de melhoramento, desde a síntese de populações até os métodos de melhoramento utilizados nas principais culturas agrícolas. Esta especificidade está no fato da endogamia e a panmixia (cruzamentos ao acaso) levarem a estruturas genéticas populacionais muito diferentes.
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O tema desta aula aborda as estratégias de melhoramento para as espécies com propagação vegetativa. Nestas situações verifica-se que as plantas propagadas são clones da planta-mãe, ou seja, os genótipos podem ser fixados através deste tipo de propagação e reproduzidos em larga escala e indefinidamente.
Link da aula gravada: https://drive.google.com/file/d/1zOGk5v_ZYImJ4e0pgexlOlg9qCritUkS/view
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Nesta aula iniciamos a apresentação dos métodos de melhoramento para as espécies autógamas. A teoria de linhas puras foi discutida contextualizando com o sistema reprodutivo e os objetivos dos programas de melhoramento.
Recomenda-se a a leitura dos artigos em anexo para o estudo dirigido de conteúdo.
Link da aula gravada: em breve
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Nesta aula continuaremos a apresentar os métodos de melhoramento de espécies autógamas, sendo eles: genealógico e de populações.
Link da aula gravada: https://drive.google.com/file/d/197Sp2zTe3cr_J7bloXFcI5kZjFN7zRRb/view
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Nesta aula continuaremos a apresentar os métodos de melhoramento para espécies autógamas, sendo eles: SSD e Retrocruzamento.
Link da aula gravada: https://drive.google.com/file/d/1s0zXWy1qqr6ksR196MGL2YhbgWayxEIw/view
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Como primeira avaliação serão considerados cinco (5) estudos dirigidos, sendo quatro (4) já solicitados e um (1) novo. Todos os alunos deverão submeter novamente na plataforma e-disciplinas, mesmo que já o tenha feito. Os arquivos serão aceito somente via plataforma e até prazo final de submissão. Cada estudo valerá 20% da primeira avaliação.
Todos os alunos, individualmente, deverão entregar o texto com no mínimo 4 mil caracteres em formato PDF sobre o tema solicitado.
O envio deve ser submetido até o dia 05 de junho as 12h e o conteúdo será verificado quanto a similaridade de textos.
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Caros alunos,
nesta aula iremos comentar sobre as etapas finais dos programas de melhoramento, ou seja, os experimentos preliminares, experimentos VCU e produção de semente genética. Iniciaremos também a discussão sobre uso de híbridos já introduzindo o tema para melhoramento de espécies alógamas.
Link da aula gravada: https://drive.google.com/file/d/1-cnuTRO5SEVU4bSTfKhHyMar5VaAcJ6C/view
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Prezados alunos,
nesta aula o tema Registro e Proteção de Cultivares foi apresentado e as implicações da Lei de proteção de cultivares nos programas de melhoramento genético foi discutida.
Link da aula gravada: https://drive.google.com/file/d/1IyE0O2TTO8151pP62YTu6sOyoGmNFm0c/view
Lei de Proteção de Cultivares:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9456.htm
Entenda a Lei de Proteção de Cultivares:
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Prezados alunos,
em anexo a avaliação da disciplina realizada por vocês e as sugestões apresentadadas.
Baldin
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Prezados alunos,
hoje iniciaremos o conteúdo referente ao melhoramento de alógamas com a apresentação da estrutura genética destas espécies, bem como suas implicações nas estratégias de seleção e obtenção de cultivares.
Link para aula gravada: https://drive.google.com/file/d/1Ec1Rtgi7DKOPXYuQNbUiJ2s-UWHBB9Kf/view
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Prezados alunos,
hoje continuaremos com o conteúdo referente ao melhoramento de alógamas apresentando o melhoramento de populações e o desenvolvimento de híbridos. Teremos também uma apresentação sobre o melhoramento de videira feito pela Dra. Mara Fernandes Moura que é diretora do Centro de Frutas do IAC.
Link para aula gravada (melhoramento de videira):
https://drive.google.com/file/d/1QkZ1yVu1Iy8Vhvy_90eqtHmoFaSq-IcM/view
Link para aula gravada:https://drive.google.com/file/d/1UGYMPo2k3v83TCB7JwQMIiOK7xYqh8-X/view
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Prezados alunos,
Esta será a última aula desta disciplina e o conteúdo sobre melhoramento de alógamas será finalizado com a apresentação dos temas envolvendo a obtenção de linhagens e o desenvolvimento de híbridos comerciais, tendo como exemplo a cultura do milho. Recomenda-se a leitura do texto cultivares híbridos em anexo.
Link para aula gravada: https://drive.google.com/file/d/19fZ_CzNldaNiwO_WF8pCdbFfRQyiX7EZ/view
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No dia 30 de junho instruções serão disponibilizadas para elaboração da segunda avaliação com submissão via e-Disciplinas. Todos os alunos, individualmente, deverão entregar o texto em formato PDF.
O envio da avaliação deve ser feito até o dia 30 de junho as 21h e o conteúdo será verificado quanto a similaridade de textos.