Programação
-
Olá estudantes!
Na aula de 12/ 03 finalizamos as abordagens teóricas sobre Ecologia Humana e iniciamos nossos estudos sobre biologia evolutiva humana, com ênfase para os conceitos de evolução e adaptação. Também iniciamos os estudos sobre hominínios, através de audiovisuais. Seguem anexados os slides e um texto que deverá ser lido até (19/ 03), sobre o qual faremos um exercício pontuado. Seguindo as orientações de suspensão das aulas presenciais, devido ao COVID-19, trabalharemos utilizando os recursos do STOA, para que nosso cronograma possa ser cumprido sem defasagem. Amanhã enviarei um e-mail, esclarecendo como vamos proceder.
Bom início de semana!
Att,
Débora
-
-
Debate Aula 05 (Debate aberto até 29/ 03) Participem!! Fórum
Olá estudantes! Deixem suas respostas!
Vamos pensar juntos sobre a questão levantada em aula por um (a) colega:
"Qual a vantagem de ser tolerante à lactose? Essa adaptação pode fazer alguma diferença no futuro?"
-
-
Exercício Presencial Tarefa
-
-
Aula 07 (02/ 04/ 2020) LINK: Para participar da videochamada, clique neste link: https://meet.google.com/qvh-kuhe-xav Para participar por telefone, disque +1 336-618-7345 e digite este PIN: 464 617 490#
Olá estudantes!
Na aula de hoje (02/ 04) fizemos nosso segundo encontro via GoogleMeet, dando continuidade ao estudo de primatas e Sociobiologia. Foi disponibilizado um Quiz Exercício Presencial, para registrar presença. Conversamos sobre a primeira avaliação, que será disponibilizada dia 16/ 04 e realizada em casa até 18/ 04. Os slides da aula seguem abaixo. Em breve será disponibilizado um Resumo para auxiliar no estudo para prova.
bom fds,
Débora
-
Olá estudantes!
Passei por aqui para deixar um Resumo, que pode servir como Guia de estudos para nossa 1a Avaliação. É apenas um Guia, pois a matéria está concentrada das Aulas 01 a 07. Se precisarem, podem chamar.
Para quem interessar, compartilhei um Capítulo do livro (Darwin sem frescura, de Pirula e Reinaldo J. Lopes). Aproveitem a quarentena e façam a leitura!!
Boa Páscoa a todos!
att
Débora
-
LINK para encontro de hoje às 19 hs
Para participar da videochamada, clique neste link:
https://meet.google.com/cop-rkjq-ajf
Para participar por telefone, disque +1 515-758-8317 e digite este PIN: 877 069 491#
A Avaliação é individual e deve ser postada até as 23 horas e 57 min. do dia 18/04 (Sábado).
Bom trabalho!
-
Fazer um envio
-
-
LINK para GoogleMeet
Para participar da videochamada, clique neste link: https://meet.google.com/edg-zyqt-otc
Para participar por telefone, disque +1 413-679-2203 e digite este PIN: 973 211 701#
Até breve!!
1) SOBRE o gênero Homo
Link: https://revistapesquisa.fapesp.br/2019/08/07/diaspora-ha-25-milhoes-de-anos/
Diáspora há 2,5 milhões de anos
2) SOBRE Homo florensis
Homo floresiensis: Microcephalic, pygmoid, Australopithecus, or Homo? DebbieArgue; DeniseDonlon; ColinGroves; RichardWright
-
Fazer um envio
-
-
Olá estudantes!
Segue link para aula:
Para participar da videochamada, clique neste link: https://meet.google.com/saw-eyvo-rqp
Para participar por telefone, disque +1 904-330-1275 e digite este PIN: 704 478 157#
Até daqui a pouco!
Débora
-
Fazer um envio
-
Segue link para aula de hoje:
Para participar da videochamada, clique neste link: https://meet.google.com/ppo-ohdg-xva
Para participar por telefone, disque +1 724-505-2229 e digite este PIN: 506 966 226#
Na aula de hoje não houve Exercício Presencial, foi realizada chamada.
Lição de casa: Há links para vídeos nos slides e texto para leitura abaixo, sobre "A arte da linguagem".
-
Aula 12 (14/05/2020) NOVO LINK: Para participar da videochamada, clique neste link: https://meet.google.com/ayf-pejt-tbh Para participar por telefone, disque +1 504-814-1658 e digite este PIN: 660 251 158# Espero que funcione agora
Olá estudantes!
Boa tarde. Segue link para aula de hoje:
Para participar da videochamada, clique neste link: https://meet.google.com/rbe-zpbm-qap
Para participar por telefone, disque +1 929-276-0386 e digite este PIN: 887 900 071#
Até breve!
Débora
OBS: tivemos um problema com o link. O novo link utilizado está indicado no tópico acima.
-
Aula 14 (28/05/2020) LINK: Para participar da videochamada, clique neste link: https://meet.google.com/hin-ioco-mwo Para participar por telefone, disque +1 904-580-8170 e digite este PIN: 695 835 613#
Abordamos o conceito de construção de nicho e procuramos estabelecer conexões com o Webinar :
"Vetores Saudáveis: O Relacionamento entre Pandemias, Clima e Biodiversidade, com os professores Carlos Joly, Nelson Gouveia, Paulo Artaxo e Jean Paul Metzger" - transmissão em iea.usp.br/aovivo.
Através dos slides de aula foram indicados 2 vídeos.
Os alunos sugeriram 2 documentários da Netflix sobre Covid-19.
A Isabella Ferrardo compartilhou um link do Youtube, com Prof. Carlos Nobre ( Futuro Pós COVID-19: Reconstruindo a economia através da natureza - papo com Carlos Nobre)
Até semana que vem!
att
Débora
-
Aula 15 (04/06/2020) LINK: Para participar da videochamada, clique neste link: https://meet.google.com/mrk-tztq-psg
Na aula de hoje, demos continuidade ao mapa conceitual, organizando os conteúdos da disciplina.
Foram apresentados 4 tipos de sistemas de herança epigenética (SHES), ilustrados por vídeos e exemplificados pelas leituras compartilhadas.
Ficaram como tarefa: assistir 2 vídeos sobre o tema, cujos links estão nos slides da aula.
Não foi realizada chamada. Os alunos deverão fazer Exercício Presencial/ Pontuado, que ficará disponível até dia 11/06 no STOA. A postagem desse Exercício Presencial/ Pontuado será contabilizada como presença.
Bom trabalho a todos!
Mantenham contato,
att
Débora
-
Exercício Presencial Pontuado Tarefa
-
Aula 16 (18/06) Data final para Resenhas/ Teremos aula/ Entrega da segunda Avaliação e avaliação da disciplina LINK: https://meet.google.com/wim-fpne-kqk
-
Segunda Avaliação Tarefa
-
Aula 17 (25/ 06) Retorno sobre as Resenhas e data final para os alunos entregarem a segunda Avaliação LINK: https://meet.google.com/bsi-cwoc-hmq
-
-
-
Avaliação Recuperação Tarefa
-