Programação
Material Complementar
- Mindset Ventures Apresenta: As Startups e o Agronegócio - Perspectivas e Cases Globais
16 jul 2020 06:00 PM
https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_W8LHLktaTiCKFCr8hgWpWg
Ministério da Agricultura,
Pecuária e Abastecimento - Mapa
PLANO ESTRATÉGICO
2020 - 2027
SIMPÓSIO 100% ONLINE E GRATUITO SOBRE MANEJO PARA ALTAS PRODUTIVIDADES DE SOJA E MILHO
10 DE JUNHO DE 2020 ÀS 16:00 HORAS
- Tópico atual
Trabalho - Voluntariado
O aluno deverá realizar um trabalho social voluntário ao longo do semestre. O trabalho é de sua livre escolha e deverá ser documentado através de relatório sucinto acompanhado de certificado, declaração, foto ou qualquer outro meio que permita identificar o trabalho desenvolvido. Essa comprovação do trabalho deverá entregue no edisciplinas (STOA) até às 23:55 horas do dia 24 de junho.
A atividade poderá ser executada em grupo, mas os relatórios e comprovações deverão ser entregues individualmente.
Material das aulas do prof. Evaristo
Trata-se de um instrumento da meta de "Otimização dos custos da informação e comunicação" com o 'www.doutoragro.com'.
Aula não presencial do dia 18 de março e exercícios
Durante o recesso provocado pelo coronavírus, serão realizadas atividades não presenciais.
Aula não presencial do dia 25 de março e exercícios
Sobre “projeto político-pedagógico”, extraído de Pereira; Monteiro e Avila (2008)*:
Conforme Bueno (1991), projeto significa “plano, intento, empreendimento; esboço; plano geral de edificação”. Ainda no sentido etimológico da palavra, projeto vem do latim projectu, particípio do verbo projicere, que significa lançar para diante. Com estas idéias iniciais, podemos verificar que o projeto tem a intenção de ser um esboço para algo a ser construído, e que se constitui num plano que é feito de acordo com as ideias do planejamento. Esta intenção é reforçada pela ideia de lançar para diante, de transformar em algo possível, mas que depende de planejamento para superar o processo de mudança e enfrentar as adversidades (GADOTTI, 1994 apud VEIGA, 2004). As instituições escolares o utilizam para construir suas vidas, para direcionar suas atividades, pois “trabalham com o que se chama sua ‘filosofia’, [...], que se denomina projeto pedagógico, ou, com mais força, projeto político-pedagógico (PPP)” (GANDIN; GANDIN, 1999). Neste contexto, as ideias de Veiga (2004) são utilizadas para conceituar e esclarecer a relação dos elementos político e pedagógico no projeto. Segundo esta concepção, a instituição de ensino é vista como um dos elementos de atendimento à demanda da população, que possui intenção de transformar a pessoa para atuar no tipo de sociedade desejada. Mas, este compromisso deve ser efetivado através de ações específicas, relacionadas à instituição. Percebe-se que a indissociabilidade desses conceitos no PPP é inevitável, pois representa um processo permanente de reflexão e discussão das limitações da instituição escolar, com o objetivo de formação pessoal e profissional do estudante. Numa perspectiva dentro da universidade, Pimenta e Anastasiou (2005) veem o PPP os valores políticos e pedagógicos na formação superior profissional de forma integrada, pois “o pedagógico discute o ensinar e o apreender num processo de formação, de construção da cidadania, e não apenas para de preparação técnica para uma ocupação temporal”. E o elemento político como “fins e valores referentes ao papel da universidade na análise crítica e transformação social”.
* PEREIRA, R. C. M.; MONTEIRO, A. J. J.; AVILA, F. A. F. Planejamento e gestão de cursos de graduação e o posicionamento docente: o caso do curso de administração numa universidade pública no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UFRRJ, 2008.
Aula não presencial do dia 01 de abril e exercícios
Temas: Responsabilidade Ambiental, Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental.
Slides - arquivos em ppt:
· Gestão Ambiental e Plano Diretor Socioambiental do campus.
· Resíduos Sólidos e Educação Ambiental.
Sugestões para saber mais sobre o tema:
1) Leituras complementares: anexas
2) Videos:
· A história das coisas: https://www.youtube.com/watch?
v=7qFiGMSnNjw Versão original disponível em: https://www.storyofstuff.org/
· ENTRE RIOS" – as consequências do modelo de urbanização de São Paulo - https://www.youtube.com/
watch?v=Fwh-cZfWNIc · Gestão Ambiental – Sebrae: https://www.youtube.com/watch?
v=PHFLHWeDlIE 3) Sites:
· Consumo consciente: Instituto Akatu www.akatu.org.br ; WWF www.wwf.org.br
· Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: https://nacoesunidas.org/
pos2015/agenda2030/ · Sobre o gerenciamento de resíduos no município de Piracicaba
https://sedema.wixsite.com/
sedema/coleta-seletiva · Política Ambiental da Universidade de São Paulo
http://www.leginf.usp.br/?
resolucao=resolucao-no-7465- de-11-de-janeiro-de-2018 · Sobre a gestão ambiental e gerenciamento de resíduos no campus
· Programa USP Recicla – https://www.esalq.usp.br/
usprecicla/ https://www.instagram.com/
usprecicla.piracicaba/ · Plano Diretor Socioambiental do campus https://www.esalq.usp.br/
gestao-socioambiental/