Kursthemen
-
Questões de convívio:
1. Pontualidade e presença:
a. A pontualidade é fundamental para o bom andamento da aula. Atrasos regulares devem ser avisados com antecedência. Imprevistos eventuais serão considerados caso a caso.
2. Comunicação :
a. Perguntas dirigida à professora sobre seminários, conteúdo, avaliação, texto, datas, devem ser feitas preferencialmente pessoalmente no horário da aula.
b. Dúvidas também podem ser encaminhadas às monitora do curso: Renato ( rspanunzio.dm@gmail.com )
c. E-mails devem ser usados preferencialmente para urgências ou para marcar uma hora de atendimento
3. Atendimento fora do horário de aula:
a. A ferramenta de comunicação desta plataforma é o modo de atendimento virtual preferencial, emails diretos devem ser evitados para este fim;
b. A professora está disponível para atendimentos, pessoalmente, às segundas-feiras das 18:00 às 18:50, mediate agendamento prévio.
-
-
A avaliação contará com uma prova, com um seminário em grupo e com uma produção escrita individual sobre o tema do respectivo seminário, todos com peso 1. A prova versará sobre todo o conteúdo até a aula anterior a da prova.
Poderão ser solicitados ao longo do curso exercícios e resenhas que também comporão a nota final, com peso 0,5. Esses exercícios serão disponibilizados via e-disciplinas.
Para aqueles alunos que eventualmente necessitem recuperação, esta será feita no formato de trabalho ou exercício, que servirá como avaliação extra de aprendizado e cuja nota será utilizada na composição da média final, e será paralela ao curso evitando-se na medida do possível o período de recuperação posterior ao encerramento do período letivo regular.
-
Em cada uma das pastas-tema abaixo há há um conjunto de artigos que se articula em torno de um tema geral que cada artigo aborda a partir de uma perspectiva particular.
Cada grupo deve produzir um seminários no qual apresentará para a turma o tema tratado a partir dos textos indicados. Os seminários deverão seguir o cronograma.
No dia 24 de junho cada um deverá entregar um trabalho escrito, individual, sobre o tema do seu seminário. Este trabalho escrito deve: apresentar o conteúdo de cada artigo, estabelecer conexões entre os artigos e apresentar uma reflexão crítica sobre as diferenças e semelhanças percebidas no tratamento do tema nos diversos artigos. Procure não ultrapassar 6 páginas digitadas em letra tamanho 11 e espaço entre linhas de 1,5.
ENTREGA: Dia 24 de junho das 19:00h às 20:00h na sala de aula
-
Agarwal , S.C.; Glencross, B.A. 2011. Social Bioarchaeology. London: Wiley-Blackwell.
Araújo, A; Ferreira, L. (1994). Paleopatologia e Paleoepidemiologia: Estudos multidisciplinares. Rio de Janeiro: FIOCRUZ/ENSP.
Araújo, A, Reinhard, K. e Ferreira, L.F. (2011) Fundamentos da Paleoparasitologia. Editora Fiocruz: Rio de Janeiro;
Bocquet-Appel, J.P. 2008. Recent advances in palaeodemography : data, techniques, paterns. Dordrech: Springer.
Brothwell, D. (1981). Digging up bones. Londres: Oxford University Press. 200p.
Buikstra, J.E.; Beck, L.A. (2006). Bioarchaeology: The Contextual Analysis of Human remains. Academin Press.
Duday, H. 2009. The archaeology of the dead : lectures in archaeothanatology. Oxford : Oxbow Books Oakville.
Grauer, A.L. 1995. Bodies of evidence : reconstructing history through skeletal analysis. New York : Wiley-Liss.
Haglund, W. D.; Sorg, M. H. (2002).Advances in forensic taphonomy : method, theory, and archaeological perspectives / edited by. Boca Raton, Fla: CRC Press, 507 p
Larsen, C.S. (1997). Bioarchaeology: Interpreting behavior from the human skeleton. Cambridge: Cambridge University Press.
Larsen, C.S. 2002. Skeletons in our closet : revealing our past through bioarcharcheology . Princeton : Princeton University Press, 2002
Oxenham, M.; Tayles, N. 2006. Bioarchaeology of Southeast Asia. Cambridge: Cambridge University Press.
Waldron, T. 1994. Counting the dead : the epidemiology of skeletal populations Chichester : John Wiley & Sons.
Ubelaker, D. (1999). Human skeletal remains: excavation, analysis, interpretation. Washington : Taraxacum.
-