Museu de Arqueologia e Etnologia
Apresentar um quadro pré-histórico do continente Americano com particular ênfase nas culturas meso e sul-americanas.
Debater os postulados teóricos e metodológicos que permeam as pesquisas arqueológicas na América, avaliando os resultados alcançados.
Oferecer subsídios aos alunos para discutir os métodos de interpretação e análise da cultura material como eixo fundamental na re-construção de identidade étnica.
- Docente: Marcia Angelina Alves
1. Iniciar alunos nas metodologias e técnicas de campo de arqueologia, por meio de leituras, seminários e excursões de estudo.
2. Revitalizar o reconhecimento dos elementos da paisagem, entendendo os princípios do manejo dos recursos naturais pelas populações do passado.
3. Proporcionar o reconhecimento dos parâmetros locacionais ligados aos padrões de assentamento humano, bem como das principais matérias-primas utilizadas pelas populações do passado na confecção de artefatos.
4. Proporcionar aos alunos os conhecimentos básicos da organização e participação em missões de campo, instruindo-os a respeito do manejo dos equipamentos necessários.
2. Revitalizar o reconhecimento dos elementos da paisagem, entendendo os princípios do manejo dos recursos naturais pelas populações do passado.
3. Proporcionar o reconhecimento dos parâmetros locacionais ligados aos padrões de assentamento humano, bem como das principais matérias-primas utilizadas pelas populações do passado na confecção de artefatos.
4. Proporcionar aos alunos os conhecimentos básicos da organização e participação em missões de campo, instruindo-os a respeito do manejo dos equipamentos necessários.
- Docente: Marilia Perazzo Valadares do Amaral
- Introduzir os/as estudantes à prática arqueológica no Brasil, a partir de uma perspectiva histórica, metodológica e temática.
- Apresentar os principais temas de estudo: ocupação humana do continente americano; grupos caçadores-coletores e pescadores-coletores; grupos horticultores e ceramistas; fenômenos de expansão e diáspora no passado pré-colonial; relação entre arqueologia, linguística e etnografia; e arqueologia histórica e do mundo contemporâneo no Brasil.
- Docente: Andre Menezes Strauss
- Docente: Veronica Wesolowski de Aguiar e Santos
- Docente: Ximena Suarez Villagran
- Introduzir os alunos à prática arqueológica no Brasil, a partir de uma perspectiva histórica, metodológica e temática.
- Apresentar os principais temas de estudo: ocupação humana do continente americano; grupos caçadores-coletores e pescadores-coletores; grupos horticultores; fenômenos de expansão e diáspora no passado pré-colonial; arqueologia histórica e do mundo contemporâneo no Brasil.
- Docente: Andre Menezes Strauss
1- Discutir modelos expositivos para a comunicação da arqueologia e da etnologia 2- Definir objetivos educacionais para a comunicação expositiva da arqueologia e da etnologia 3- Conhecer os elementos estruturadores da linguagem expositiva 4- Saber definir recursos expográficos para exposições de arqueologia e etnologia 5- Conhecer métodos e técnicas para processos expográficos 6- Conhecer elementos para a elaboração de projetos expográficos 7- Discutir sobre os sujeitos do museu 8- Conhecer estudos de recepção
- Docente: Marilia Xavier Cury
Fornecer aos alunos um quadro sintético da construção e das potencialidades do campo de pesquisa, enfatizando seu caráter multidisciplinar.
1-Refletir sobre a função educativa dos museus. 2-Apresentar e discutir os princípios teóricos e metodológicos da educação patrimonial. 3-Apresentar e discutir as estratégias de atuação educacional dos museus. 4-Refletir sobre a relação entre o museu e a escola.
- Docente: Camilo de Mello Vasconcellos
- Introduzir os alunos à prática arqueológica no Brasil, a partir de uma perspectiva histórica, metodológica e temática.
- Apresentar os principais temas de estudo: ocupação humana do continente americano; grupos caçadores-coletores e pescadores-coletores; grupos horticultores; fenômenos de expansão e diáspora no passado pré-colonial; arqueologia histórica e do mundo contemporâneo no Brasil.
- Docente: Andre Menezes Strauss