Apresentar as técnicas instrumentais de análise utilizadas na caracterização dos diversos materiais que constituem os objetos de arte, arqueológicos e do patrimônio cultural. Descrever os princípios de aplicações da metodologia e instrumentação a serem utilizadas nas diversas análises, assim como suas vantagens, desvantagens e limitações. Evidenciar os métodos de análise não destrutivos ou micro destrutivos. Realizar atividades experimentais envolvendo equipamentos portáteis e em laboratório. Pretende-se que o aluno seja orientado, durante este curso, de tal forma a levantar os questionamentos sobre o objeto em estudo bem como elaborar hipóteses sobre a escolha dos métodos e técnicas mais eficientes na procura de sua resposta.
1. Conhecer e refletir a respeito das particularidades da educação museológica; 2. Discutir os princípios teórico-metodológicos da Educação Museológica; 3. Apresentar os principais desafios que o trabalho educativo em museus enfrenta na contemporaneidade; 4. Refletir a respeito da educação museológica na sua interface com as áreas de comunicação e da psicologia da aprendizagem.
1) Problematizar abordagens sobre as políticas de formação de coleções museológicas, sua história e natureza; 2) Apresentar as principais linhas teórico-metodológicas contemporâneas utilizadas na interpretação de processos museológicos e suas implicações sociais, econômicas e políticas; 3) Evidenciar o caráter interdisciplinar dos estudos voltados à temática da disciplina, observando eixos de convergência entre a Museologia e áreas afins.