Agenda do Curso

  • Avaliação: resumo dos textos indicados para leitura em cada aula, questões elaboradas para os textos indicados em cada aula, participação em aula, ensaio, seminários (todo mundo tem que ler os textos do seminário!).

    Resumo: deve ter uma página, com letra Times New Roman 12, espaçamento 1,5, 3cm de margem. Se houver mais de uma página, só a primeira será considerada.

    Questões: As questões serão usadas como ponto de partida para debate. Elas podem trazer discussões e críticas, ou dúvidas sobre conceitos e procedimentos apresentados do texto. Não há limite mínimo ou máximo para número de questões.

    Ensaio: deve ter de oito a 15 páginas (sem as referências), letra Times New Roman 12, espaço duplo, margens de 3cm. Se houver mais do que 15 páginas, apenas as 15 primeiras serão consideradas.

    OS TRABALHOS QUE NÃO ESTIVEREM DENTRO DESTAS NORMAS SERÃO DEVOLVIDOS PARA REELABORAÇÃO


    Temas para ensaios

    1 – Etologia, desenvolvimento, aprendizagem e escola

    2 – Redes sociais e desenvolvimento humano

    3 – Neurônios espelho e desenvolvimento

    4 – Imitação neonatal

    5 – Bem-estar animal, aprendizagem e comportamento social

    6 – Cognição corporeada, situada e distribuída

    7 – Socialidade e evolução da inteligência

    8 – Aprendizagem social em não humanos (aves, primatas, cães, elefantes, golfinhos)

    9 – Aprendizagem social e aquisição da linguagem

    10 – Contribuições da abordagem de sistemas em desenvolvimento para a aprendizagem

    12 – Psicologia Evolucionista do Desenvolvimento

    13 – Comportamento pró social: desenvolvimento, origens evolutivas, psicologia comparada

    15 – Empatia pela perspectiva etológica

    16 – Brincadeira e aprendizagem (em humanos e não-humanos)


  • 10 março - 16 março

    Apresentação do curso
    Palestra Prof Joscha Kaertner

  • 17 março - 23 março

    Aprendizagem social e a Psicologia comparada


    Entregar arquivo com resumo e questões para briseida@usp.br
     

    Leituras

    Filme Macacos Geniais


    Resumo: de Waal & Ferrari, Toward a bottom-up perspective on animal and human cognition. Trends in Cognitive Sciences, Vol.14 No.5., 2010.

    Questões: Introduction. Chapter 1

    HOPPITT, William; LALAND, Kevin N. Social learning: an introduction to mechanisms, methods, and models. Princeton University Press, 2013.


    Seminários

    1)  Grüter, C., Segers, F. H., & Ratnieks, F. L. (2013). Social learning strategies in honeybee foragers: do the costs of using private information affect the use of social information?. Animal Behaviour, 85(6), 1443-1449. 

    2)  Galef, B. G. (2015). Laboratory studies of imitation/field studies of tradition: Towards a synthesis in animal social learning. Behavioural processes, 112, 114-119.

  • 24 março - 30 março

    Biologia das tradições


    Entregar arquivo com as questões para briseida@usp.br

    Fazer um arquivo só com o resumo e as questões com o seguinte nome: aula2 NOME D@ ALUN@


    Leituras

    Questões: Em D. Fragaszy e S, Perry (Eds.) The biology of traditions: models and evidence. Cambridge: Cambridge University Press, 2003. Cap 1: Towards a biology of traditions

    Barrett, Henzi, Lusseau (2012). Taking sociality seriously: the structure of multi-dimensional social networks as a source of information for individuals, Phil. Trans. R. Soc. B, 367, 2108-2118.


    Seminários


    1)     Cardoso, R. M., & Ottoni, E. B. (2016). The effects of tradition on problem solving by two wild populations of bearded capuchin monkeys in a probing task. Biology letters, 12(11), 20160604.


  • 31 março - 6 abril

    Tradições Animais

    Entregar as tarefas para email: briseida@usp.br

    Fazer um arquivo só com o resumo e as questões com o seguinte nome: aula3 NOME D@ ALUN@


    Leituras

    Resumo: Fragaszy et al (2013). The fourth dimension of tool use: temporally enduring artifacts aid primates learning to use tools. Phil. Trans. Royal society B, 368.

    Questões: Jablonka, E. (2003). Systems of inheritance. In OYAMA, Susan; GRIFFITHS, Paul E.; GRAY, Russell D. (ed.). Cycles of Contingency: Developmental systems and evolution. Mit Press.


    Seminários

    1)     de Waal, F. B. (2003). Silent invasion: Imanishi’s primatology and cultural bias in science.Animal Cognition, 6(4), 293-299.

    2)     Aplin, L. M., Sheldon, B. C., & Morand-Ferron, J. (2013). Milk bottles revisited: social learning and individual variation in the blue tit, Cyanistes caeruleus. Animal Behaviour, 85(6), 1225-1232.



     

  • 7 abril - 13 abril

    Seminários:

    Gruter et al (Caio)

    Cardoso e Ottoni (Flavio)

    de Waal (Igor)

  • 14 abril - 20 abril

    Tradições Animais e Construção de nicho

    Enviar tarefas para: briseida@usp.br

    Fazer um arquivo único com o resumo e as questões. O título do arquivo deve ser

    DATA NOME D@ ALUN@.doc (ex: 14 de abril Briseida.doc)


    Resumo:

    Huffman, M. A., Nahallage, C. A., & Leca, J. B. (2008). Cultured monkeys: social learning cast in stones. Current Directions in Psychological Science, 17(6), 410-414.

    Videos de Stone Handling:
    https://www.youtube.com/watch?v=ZfDXbd3yAPo
    https://www.youtube.com/watch?v=wjml9iYgnQ0

    Questões:

    Laland, K. N., & O’brien, M. J. (2011). Cultural niche construction: An introduction. Biological Theory, 6(3), 191-202.

    Seminários:

    Liebal, K., Carpenter, M., & Tomasello, M. (2013). Young children's understanding of cultural common ground. British Journal of Developmental Psychology, 31(1), 88-96. JULIA
    Callaghan, T., & Corbit, J. (2018). Early prosocial development across cultures. Current opinion in psychology, 20, 102-106  PILAR



  • 28 de abril

    Construção de Nicho e Nicho de desenvolvimento

    Enviar tarefas para: briseida@usp.br

    Fazer um arquivo único com o resumo e as questões. O título do arquivo deve ser

    DATA NOME D@ ALUN@.doc (ex: 14 de abril Briseida.doc)



    Leituras


    Resumo: Flynn,E.,  Laland,K.,  Kendal, R., Kendal, J.(2013). Developmental niche construction. Developmental Science 16:2 (2013), pp 296–313

    Questões: Resende, B. (2019). Capítulo 2: Desenvolvimento motor, construção de nicho e nicho de desenvolvimento. Leitura obrigatória: pags 32 a 48.

     

    Seminários

    1)     McClure, E. R., ChentsovaDutton, Y. E., Holochwost, S. J., Parrott, W. G., & Barr, R. (2018). Look at that! Video chat and joint visual attention development among babies and toddlers. Child development, 89(1), 27-36. LILIAN

    2)     Hsu, H. C., & Fogel, A. (2003). Social regulatory effects of infant nondistress vocalization on maternal behavior. Developmental Psychology, 39(6), 976.



  • 5 de maio

    Percepção/Ação e Imitação

    Enviar tarefas para: briseida@usp.br

    Fazer um arquivo único com o resumo e as questões. O título do arquivo deve ser

    DATA NOME D@ ALUN@.doc (ex: 14 de abril Briseida.doc)


    Leituras

    Resumo: Lockman, J. J. (2000). A perception-action perspective on tool use development. Child Development, 71(1), 137-144.

    Questões: von Hofsten, C. (2009). Action, the foundation for cognitive development. Scandinavian Journal of Psychology; 50(6), 617-23.


    Seminários

    1)  Grüter, C., Segers, F. H., & Ratnieks, F. L. (2013). Social learning strategies in honeybee foragers: do the costs of using private information affect the use of social information?. Animal Behaviour, 85(6), 1443-1449. CAIO

    2)    Kahrs, B. A., Jung, W. P., & Lockman, J. J. (2013). Motor origins of tool use. Child Development. v. 84, 810-816.

    3) Herrmann, P. A., Legare, C. H., Harris, P. L., & Whitehouse, H. (2013). Stick to the script: The effect of witnessing multiple actors on children’s imitation. Cognition, 129(3), 536-543.

     



  • 12 de maio

    Imitação neonatal

    Enviar tarefas para: briseida@usp.br

    Fazer um arquivo único com o resumo e as questões. O título do arquivo deve ser

    DATA NOME D@ ALUN@.doc (ex: 14 de abril Briseida.doc)



    Leituras

    Resumo (Fazer um resumo juntando os dois textos):

    1) Oostenbroek et al.(2016), Comprehensive Longitudinal Study Challenges the Existence of Neonatal Imitation in Humans Current Biology 26, 1334–1338.

    2) Meltzoff, A. Murray, L. et al. (2017). Reexamination of Oostenbroek et al. (2016): evidence for neonatal imitation of tongue protrusion. Developmental Science · September 2017 DOI: 10.1111/desc.12609


    Questões: Jones, S. S. (2009). The development of imitation in infancy. Philosophical Transactions of the Royal Society B: Biological Sciences, 364(1528), 2325-2335.



    Seminários

    1)  Simpson, E., Miller, G., Ferrari, P., Suomi, s., Paukner, A. (2016). Neonatal imitation and early social experience predict gaze following abilities in infant monkeys. Scientific RepoRts | 6:20233 | DOI: 10.1038/srep20233

    2) Heimann, M., & Tjus, T. (2019). Neonatal imitation: Temporal characteristics in imitative response patterns. Infancy, 24(5), 674-692.

     3)     Koehne, S., Schmidt, M., Dziobek, I. (2016). The role of interpersonal movement synchronisation in empathic functions: Insights from Tango Argentino and Capoeira. International Journal of Psychology, 51 (4), 318–322, DOI: 10.1002/ijop. 12213. RAFAEL




  • 19 de maio


    Dica do Igor: 

    https://people.csail.mit.edu/brooks/papers/representation.pdf

    Dic da Renata: Cook et al (em anexo)


    Empatia e Neurônios Espelho

    Enviar tarefas para: briseida@usp.br

    Fazer um arquivo único com o resumo e as questões. O título do arquivo deve ser

    DATA NOME D@ ALUN@.doc (ex: 14 de abril Briseida.doc)


    Leituras

    Resumo: de Waal, F. (2009). Bodies talking to bodies. The age of empathy. New York: Three Rivers Press. Pp.46-83.

    Questões: Gallese, V., Eagle, M. N., & Migone, P. (2007). Intentional attunement: Mirror neurons and the neural underpinnings of interpersonal relations. Journal of the American psychoanalytic Association, 55(1), 131-175.


    Seminários

    1)     Gallese, V (2013). Mirror neurons, embodied simulation and a second-person approach to mindreading. Cortex 30: 1-3. DOUGLAS

    2)     Palagi E, Nicotra V, Cordoni G. (2015) Rapid mimicry and emotional contagion in domestic dogs. R. Soc. open sci. 2: 150505. http://dx.doi.org/10.1098/rsos.150505  FLAVIO

    3)     Mancini, G., Ferrari, P., Palagi, E. (2013). Rapid facial mimicry in Geladas. SCIENTIFIC REPORTS | 3 : 1527 | DOI: 10.1038/srep01527



  • 26 de maio

    Socialidade e evolução da Inteligência

    Enviar tarefas para: briseida@usp.br

    Fazer um arquivo único com o resumo e as questões. O título do arquivo deve ser

    DATA NOME D@ ALUN@.doc (ex: 14 de abril Briseida.doc)


    Leituras

    Resumo: Moll, H., & Tomasello, M. (2007). Cooperation and human cognition: The Vygotskian intelligence hypothesis. Philosophical Transactions of the Royal Society B, 362(1480), 639-648.

    Questões:

    HRDY, Sarah Blaffer. Meet the alloparents: Shared child care may be the secret of human evolutionary success. Natural history, 2009, 118.3: 24-29.

     

    Seminários


    1)     Lavelli, M., & Fogel, A. (2005). Developmental changes in the relationship between the infant's attention and emotion during early face-to-face communication: the 2-month transition. Developmental Psychology, 41(1), 265. MÁBIA

    2)     Melis, A. P. (2018). The evolutionary roots of prosociality: the case of instrumental helping. Current opinion in psychology, 20, 82-86. RAFAEL




  • 2 de junho

    Link para a aula

    https://drive.google.com/file/d/1u6uMWJtESMsp-sWEk0Ax2LhyCM7yBx9p/view


    Aquisição e Evolução da Linguagem

    Enviar tarefas para: briseida@usp.br

    Fazer um arquivo único com o resumo e as questões. O título do arquivo deve ser

    DATA NOME D@ ALUN@.doc (ex: 14 de abril Briseida.doc)



    Leituras

    Resumo: Ingold, T. (2000). Evolving skills. Alas, poor Darwin: Arguments against evolutionary psychology, 273-297.

    Questões: Barret, L. (2011). Babies and bodies. Chapter 10. 

    Beyond the brain: How body and environment shape animal and human minds. Princeton University Press. pag 175-192.

    Seminários


    2)     Sterelny, Kim (2012). Language, gesture, skill: the co-evolutionary foundations of language Phil. Trans. R. Soc. B 2012 367, 2141-2151.

     


  • 9 de junho

    CULTURA

    Enviar tarefas para: briseida@usp.br

    Fazer um arquivo único com o resumo e as questões. O título do arquivo deve ser

    DATA NOME D@ ALUN@.doc (ex: 14 de abril Briseida.doc)


     Leituras

    Resumo: Fogel, A. (1993). Developing through relationships: origins of communication, self, and culture. Pp 10-25.

    Questões: Ingold, T. (2010). Da transmissão de representações à educação da atenção. Educação, 33(1).

     

    Seminários

    1) Lucena, J. M. F., & Pedrosa, M. I. (2014). Stability and change in the construction of shared routines in playgroups. Psicologia, Reflexão e Crítica, 27(3), 556. CAROLINA

    2)   Hoehl, S., Keupp, S., Schleihauf, H., McGuigan, N., Buttelmann, D., & Whiten, A. (2019). ‘Over-imitation’: A review and appraisal of a decade of research. Developmental Review, 51, 90-108.


  • 16 de junho

    Link para a aula: https://drive.google.com/file/d/1HjTEsIym9BO2hA98B9yXTw5f612zmH2g/view

    Criação e Educação/ encerramento

    Enviar tarefas para: briseida@usp.br

    Fazer um arquivo único com o resumo e as questões. O título do arquivo deve ser

    DATA NOME D@ ALUN@.doc (ex: 14 de abril Briseida.doc)


    Leituras

    Questões: Rogoff, B. (2003). Development as Transformation of Participation in Cultural Activities. In The cultural nature of human development. Oxford University Press. cap 2

    Questões: . Freire, P. (1996). Não há docência sem discência. In Pedagogia da Autonomia. Paz e Terra. cap1



    Seminários

    1)     Shneidman, L., Gweon, H., Schulz, L. E., & Woodward, A. L. (2016). Learning from others and spontaneous exploration: a crosscultural investigation. Child development, 87(3), 723-735.

    2)     Lancy, D. F. (2016). Playing With Knives: The Socialization of SelfInitiated Learners. Child development, 87(3), 654-665. NATALIA?

    Avaliação do Curso

    Indicação de Filme: Babies,

    https://vimeo.com/67691334


  • 23 de junho

    sem atividades

  • 30 de junho

    Entrega do ensaio