Agenda do Curso
-
Avaliação: resumo dos textos indicados para leitura em cada aula, questões elaboradas para os textos indicados em cada aula, participação em aula, ensaio, seminários (todo mundo tem que ler os textos do seminário!).
Resumo: deve ter uma página, com letra Times New Roman 12, espaçamento 1,5, 3cm de margem. Se houver mais de uma página, só a primeira será considerada.
Questões: As questões serão usadas como ponto de partida para debate. Elas podem trazer discussões e críticas, ou dúvidas sobre conceitos e procedimentos apresentados do texto. Não há limite mínimo ou máximo para número de questões.
Ensaio: deve ter de oito a 15 páginas (sem as referências), letra Times New Roman 12, espaço duplo, margens de 3cm. Se houver mais do que 15 páginas, apenas as 15 primeiras serão consideradas.
OS TRABALHOS QUE NÃO ESTIVEREM DENTRO DESTAS NORMAS SERÃO DEVOLVIDOS PARA REELABORAÇÃO
Temas para ensaios1 – Etologia, desenvolvimento, aprendizagem e escola
2 – Redes sociais e desenvolvimento humano
3 – Neurônios espelho e desenvolvimento
4 – Imitação neonatal
5 – Bem-estar animal, aprendizagem e comportamento social
6 – Cognição corporeada, situada e distribuída
7 – Socialidade e evolução da inteligência
8 – Aprendizagem social em não humanos (aves, primatas, cães, elefantes, golfinhos)
9 – Aprendizagem social e aquisição da linguagem
10 – Contribuições da abordagem de sistemas em desenvolvimento para a aprendizagem
12 – Psicologia Evolucionista do Desenvolvimento
13 – Comportamento pró social: desenvolvimento, origens evolutivas, psicologia comparada
15 – Empatia pela perspectiva etológica
16 – Brincadeira e aprendizagem (em humanos e não-humanos)
-
Apresentação do curso
Palestra Prof Joscha Kaertner -
Aprendizagem social e a Psicologia comparada
Entregar arquivo com resumo e questões para briseida@usp.br
Leituras
Filme Macacos Geniais
Resumo: de Waal & Ferrari, Toward a bottom-up perspective on animal and human cognition. Trends in Cognitive Sciences, Vol.14 No.5., 2010.
Questões: Introduction. Chapter 1
HOPPITT, William; LALAND, Kevin N. Social learning: an introduction to mechanisms, methods, and models. Princeton University Press, 2013.Seminários
1) Grüter, C., Segers, F. H., & Ratnieks, F. L. (2013). Social learning strategies in honeybee foragers: do the costs of using private information affect the use of social information?. Animal Behaviour, 85(6), 1443-1449.
2) Galef, B. G. (2015). Laboratory studies of imitation/field studies of tradition: Towards a synthesis in animal social learning. Behavioural processes, 112, 114-119. -
Biologia das tradições
Entregar arquivo com as questões para briseida@usp.br
Fazer um arquivo só com o resumo e as questões com o seguinte nome: aula2 NOME D@ ALUN@
Leituras
Questões: Em D. Fragaszy e S, Perry (Eds.) The biology of traditions: models and evidence. Cambridge: Cambridge University Press, 2003. Cap 1: Towards a biology of traditions
Barrett, Henzi, Lusseau (2012). Taking sociality seriously: the structure of multi-dimensional social networks as a source of information for individuals, Phil. Trans. R. Soc. B, 367, 2108-2118.
Seminários
1) Cardoso, R. M., & Ottoni, E. B. (2016). The effects of tradition on problem solving by two wild populations of bearded capuchin monkeys in a probing task. Biology letters, 12(11), 20160604.
-
Tradições Animais
Entregar as tarefas para email: briseida@usp.br
Fazer um arquivo só com o resumo e as questões com o seguinte nome: aula3 NOME D@ ALUN@
Leituras
Resumo: Fragaszy et al (2013). The fourth dimension of tool use: temporally enduring artifacts aid primates learning to use tools. Phil. Trans. Royal society B, 368.
Questões: Jablonka, E. (2003). Systems of inheritance. In OYAMA, Susan; GRIFFITHS, Paul E.; GRAY, Russell D. (ed.). Cycles of Contingency: Developmental systems and evolution. Mit Press.
Seminários
1) de Waal, F. B. (2003). Silent invasion: Imanishi’s primatology and cultural bias in science.Animal Cognition, 6(4), 293-299.
2) Aplin, L. M., Sheldon, B. C., & Morand-Ferron, J. (2013). Milk bottles revisited: social learning and individual variation in the blue tit, Cyanistes caeruleus. Animal Behaviour, 85(6), 1225-1232.
-
Seminários:
Gruter et al (Caio)
Cardoso e Ottoni (Flavio)
de Waal (Igor)
-
Tradições Animais e Construção de nicho
Enviar tarefas para: briseida@usp.br
Fazer um arquivo único com o resumo e as questões. O título do arquivo deve ser
DATA NOME D@ ALUN@.doc (ex: 14 de abril Briseida.doc)
Resumo:
Huffman, M. A., Nahallage, C. A., & Leca, J. B. (2008). Cultured monkeys: social learning cast in stones. Current Directions in Psychological Science, 17(6), 410-414.Videos de Stone Handling:https://www.youtube.com/watch?v=ZfDXbd3yAPohttps://www.youtube.com/watch?v=wjml9iYgnQ0Questões:
Laland, K. N., & O’brien, M. J. (2011). Cultural niche construction: An introduction. Biological Theory, 6(3), 191-202.Seminários:
Liebal, K., Carpenter, M., & Tomasello, M. (2013). Young children's understanding of cultural common ground. British Journal of Developmental Psychology, 31(1), 88-96. JULIACallaghan, T., & Corbit, J. (2018). Early prosocial development across cultures. Current opinion in psychology, 20, 102-106 PILAR -
Construção de Nicho e Nicho de desenvolvimento
Enviar tarefas para: briseida@usp.br
Fazer um arquivo único com o resumo e as questões. O título do arquivo deve ser
DATA NOME D@ ALUN@.doc (ex: 14 de abril Briseida.doc)
Leituras
Resumo: Flynn,E., Laland,K., Kendal, R., Kendal, J.(2013). Developmental niche construction. Developmental Science 16:2 (2013), pp 296–313Questões: Resende, B. (2019). Capítulo 2: Desenvolvimento motor, construção de nicho e nicho de desenvolvimento. Leitura obrigatória: pags 32 a 48.
Seminários
1) McClure, E. R., Chentsova‐Dutton, Y. E., Holochwost, S. J., Parrott, W. G., & Barr, R. (2018). Look at that! Video chat and joint visual attention development among babies and toddlers. Child development, 89(1), 27-36. LILIAN
2) Hsu, H. C., & Fogel, A. (2003). Social regulatory effects of infant nondistress vocalization on maternal behavior. Developmental Psychology, 39(6), 976.
-
Percepção/Ação e Imitação
Enviar tarefas para: briseida@usp.br
Fazer um arquivo único com o resumo e as questões. O título do arquivo deve ser
DATA NOME D@ ALUN@.doc (ex: 14 de abril Briseida.doc)
Leituras
Resumo: Lockman, J. J. (2000). A perception-action perspective on tool use development. Child Development, 71(1), 137-144.
Questões: von Hofsten, C. (2009). Action, the foundation for cognitive development. Scandinavian Journal of Psychology; 50(6), 617-23.
Seminários
1) Grüter, C., Segers, F. H., & Ratnieks, F. L. (2013). Social learning strategies in honeybee foragers: do the costs of using private information affect the use of social information?. Animal Behaviour, 85(6), 1443-1449. CAIO
2) Kahrs, B. A., Jung, W. P., & Lockman, J. J. (2013). Motor origins of tool use. Child Development. v. 84, 810-816.
3) Herrmann, P. A., Legare, C. H., Harris, P. L., & Whitehouse, H. (2013). Stick to the script: The effect of witnessing multiple actors on children’s imitation. Cognition, 129(3), 536-543.
-
Imitação neonatal
Enviar tarefas para: briseida@usp.br
Fazer um arquivo único com o resumo e as questões. O título do arquivo deve ser
DATA NOME D@ ALUN@.doc (ex: 14 de abril Briseida.doc)
Leituras
Resumo (Fazer um resumo juntando os dois textos):
1) Oostenbroek et al.(2016), Comprehensive Longitudinal Study Challenges the Existence of Neonatal Imitation in Humans Current Biology 26, 1334–1338.
2) Meltzoff, A. Murray, L. et al. (2017). Re‐examination of Oostenbroek et al. (2016): evidence for neonatal imitation of tongue protrusion. Developmental Science · September 2017 DOI: 10.1111/desc.12609
Questões: Jones, S. S. (2009). The development of imitation in infancy. Philosophical Transactions of the Royal Society B: Biological Sciences, 364(1528), 2325-2335.
Seminários
1) Simpson, E., Miller, G., Ferrari, P., Suomi, s., Paukner, A. (2016). Neonatal imitation and early social experience predict gaze following abilities in infant monkeys. Scientific RepoRts | 6:20233 | DOI: 10.1038/srep20233
2) Heimann, M., & Tjus, T. (2019). Neonatal imitation: Temporal characteristics in imitative response patterns. Infancy, 24(5), 674-692.3) Koehne, S., Schmidt, M., Dziobek, I. (2016). The role of interpersonal movement synchronisation in empathic functions: Insights from Tango Argentino and Capoeira. International Journal of Psychology, 51 (4), 318–322, DOI: 10.1002/ijop. 12213. RAFAEL
-
Dica do Igor:
https://people.csail.mit.edu/brooks/papers/representation.pdf
Dic da Renata: Cook et al (em anexo)
Empatia e Neurônios Espelho
Enviar tarefas para: briseida@usp.br
Fazer um arquivo único com o resumo e as questões. O título do arquivo deve ser
DATA NOME D@ ALUN@.doc (ex: 14 de abril Briseida.doc)
Leituras
Resumo: de Waal, F. (2009). Bodies talking to bodies. The age of empathy. New York: Three Rivers Press. Pp.46-83.
Questões: Gallese, V., Eagle, M. N., & Migone, P. (2007). Intentional attunement: Mirror neurons and the neural underpinnings of interpersonal relations. Journal of the American psychoanalytic Association, 55(1), 131-175.
Seminários
1) Gallese, V (2013). Mirror neurons, embodied simulation and a second-person approach to mindreading. Cortex 30: 1-3. DOUGLAS
2) Palagi E, Nicotra V, Cordoni G. (2015) Rapid mimicry and emotional contagion in domestic dogs. R. Soc. open sci. 2: 150505. http://dx.doi.org/10.1098/rsos.150505 FLAVIO
3) Mancini, G., Ferrari, P., Palagi, E. (2013). Rapid facial mimicry in Geladas. SCIENTIFIC REPORTS | 3 : 1527 | DOI: 10.1038/srep01527
-
Socialidade e evolução da Inteligência
Enviar tarefas para: briseida@usp.br
Fazer um arquivo único com o resumo e as questões. O título do arquivo deve ser
DATA NOME D@ ALUN@.doc (ex: 14 de abril Briseida.doc)
Leituras
Resumo: Moll, H., & Tomasello, M. (2007). Cooperation and human cognition: The Vygotskian intelligence hypothesis. Philosophical Transactions of the Royal Society B, 362(1480), 639-648.
Questões:
HRDY, Sarah Blaffer. Meet the alloparents: Shared child care may be the secret of human evolutionary success. Natural history, 2009, 118.3: 24-29.Seminários
1) Lavelli, M., & Fogel, A. (2005). Developmental changes in the relationship between the infant's attention and emotion during early face-to-face communication: the 2-month transition. Developmental Psychology, 41(1), 265. MÁBIA
2) Melis, A. P. (2018). The evolutionary roots of prosociality: the case of instrumental helping. Current opinion in psychology, 20, 82-86. RAFAEL
-
Link para a aula
https://drive.google.com/file/d/1u6uMWJtESMsp-sWEk0Ax2LhyCM7yBx9p/view
Aquisição e Evolução da Linguagem
Enviar tarefas para: briseida@usp.br
Fazer um arquivo único com o resumo e as questões. O título do arquivo deve ser
DATA NOME D@ ALUN@.doc (ex: 14 de abril Briseida.doc)
Leituras
Resumo: Ingold, T. (2000). Evolving skills. Alas, poor Darwin: Arguments against evolutionary psychology, 273-297.
Questões: Barret, L. (2011). Babies and bodies. Chapter 10.
Beyond the brain: How body and environment shape animal and human minds. Princeton University Press. pag 175-192.Seminários
2) Sterelny, Kim (2012). Language, gesture, skill: the co-evolutionary foundations of language Phil. Trans. R. Soc. B 2012 367, 2141-2151.
-
CULTURA
Enviar tarefas para: briseida@usp.br
Fazer um arquivo único com o resumo e as questões. O título do arquivo deve ser
DATA NOME D@ ALUN@.doc (ex: 14 de abril Briseida.doc)
Leituras
Resumo: Fogel, A. (1993). Developing through relationships: origins of communication, self, and culture. Pp 10-25.
Questões: Ingold, T. (2010). Da transmissão de representações à educação da atenção. Educação, 33(1).
Seminários
1) Lucena, J. M. F., & Pedrosa, M. I. (2014). Stability and change in the construction of shared routines in playgroups. Psicologia, Reflexão e Crítica, 27(3), 556. CAROLINA
2) Hoehl, S., Keupp, S., Schleihauf, H., McGuigan, N., Buttelmann, D., & Whiten, A. (2019). ‘Over-imitation’: A review and appraisal of a decade of research. Developmental Review, 51, 90-108.
-
Link para a aula: https://drive.google.com/file/d/1HjTEsIym9BO2hA98B9yXTw5f612zmH2g/view
Criação e Educação/ encerramento
Enviar tarefas para: briseida@usp.br
Fazer um arquivo único com o resumo e as questões. O título do arquivo deve ser
DATA NOME D@ ALUN@.doc (ex: 14 de abril Briseida.doc)
Leituras
Questões: Rogoff, B. (2003). Development as Transformation of Participation in Cultural Activities. In The cultural nature of human development. Oxford University Press. cap 2
Questões: . Freire, P. (1996). Não há docência sem discência. In Pedagogia da Autonomia. Paz e Terra. cap1
Seminários
1) Shneidman, L., Gweon, H., Schulz, L. E., & Woodward, A. L. (2016). Learning from others and spontaneous exploration: a cross‐cultural investigation. Child development, 87(3), 723-735.
2) Lancy, D. F. (2016). Playing With Knives: The Socialization of Self‐Initiated Learners. Child development, 87(3), 654-665. NATALIA?
Avaliação do Curso
Indicação de Filme: Babies,
https://vimeo.com/67691334 -
sem atividades
-
Entrega do ensaio