Programação
-
PRO 2318 - Gestão de Projetos em Design
Prof. Dr. Clovis Alvarenga Netto (Turma única)
2o Semestre de 2019
O programa apresentado é uma primeira versão. Está sujeita a ajustes ao longo da disciplina.
-
05/08 - aula 01 Apresentação da disciplina
Para a aula de 12/08, preparar UM resumo DE CADA leitura (leitura 1 e leitura 2).
Trazer o Ex 01 Atividade profissional preenchido
-
12/08 - aula 02 Introdução à Gestão de Projetos
Para a aula de 19/08, trazer resumo de AO MENOS UMA leitura sobre Cidades Inteligentes. -
19/08 - aula 03 Modelo da aprendizagem em Gestão de Projetos em Design
Para a aula de 26/08, as equipes deverão preparar uma apresentação sobre dois modelos para usar no "gerenciamento de projetos": 1) Design thinking, 2) Scrum / Projeto ágil.Duas equipes deverão apresentar o conteúdo de Design thinking para convencer os demais a adotá-lo;Duas equipes deverão apresentar o conteúdo do Projeto ágil / Scrum para convencer os demais a adotá-lo;Em aula haverá um debate entre as duas abordagens (não mutuamente excludentes);As demais equipes irão escolher a abordagem para adotar no projeto da Cidade Inteligente.Recomenda-se fazer as leituras abaixo, dependendo da abordagem a ser apresentada por equipe. Há diversas fontes e poderão ser consultadas. Pode usar o que for mais adequado para uma boa argumentação. Se quiserem se basear em outras referências, precisa citar (e trazer cópia digital) de qual a referência e o(s) autor(es).As equipes que não forem apresentar as abordagens deverão ler e resumir o Cap1 do PMI. -
26/08 - aula 04
Importante a presença de todos os alunos desde o início da aula, em virtude das dinâmicas a serem desenvolvidas em classe, bem como a definição dos temas de projeto e equipes.Aviso importante: quem não preparou o resumo das leituras sobre Cidades Inteligentes (Smart Cities) devem ler o texto sugerido por e-mail. -
09/09 - aula 05
Dois grupos preparam uma apresentação do Design thinking e do Método ágil.Os demais grupos lêem e preparam um primeiro esboço do CANVAS do projeto a ser desenvolvido. Montar um quadro com os elementos do CANVAS.Para aula de 09/09, preparar debate: Design thinking, Scrum, Projeto ágilUma equipe deverá apresentar o conteúdo de Design thinking para convencer os demais grupos a adotá-lo;Uma equipe deverá apresentar o conteúdo do Projeto ágil para convencer os demais grupos a adotá-lo;Em aula haverá um debate entre as duas abordagens;As demais equipes irão escolher a abordagem para adotar no projeto da Cidade Inteligente.A leitura da "A startup enxuta" é complementar, sendo um dos livros mais referenciados quando se fala de startups. A leitura não é obrigatória, mas relevante para quem se interessar pelo tema startups.As demais equipes devem trazer um "esboço" do quadro CANVAS do projeto escolhido pelo grupo para desenvolvimento do projeto.Na aula teremos a apresentação de um professor sobre espaços na Poli, para ajudar na escolha do espaço pelos grupos. Mesmo que o seu grupo não tenha definido o espaço de estudo, adote um dos apresentados em aula e faça um esboço.Os grupos (ou alunos) da apresentação Design thinking vs Ágil devem postar a respectiva apresentação. Os demais alunos, individualmente, devem postar o esboço de CANVAS. -
16/09 - aula 06
Apresentação e discussão sobre "Espaço de co-working" -
23/09 - aula 07
Planejamento detalhado do projeto dos espaços de convivênciaO Modelo de negócios - CANVAS -
30/09 - aula 08
-
21/10 - aula 11
Nesta aula será feito um trabalho reunindo todas as 7 leituras de capítulos do livro sobre Gestão em Design. O trabalho será em equipe e cada equipe deverá incluir conteúdo sobre cada capítulo individualmente.A questão para o trabalho em equipe será apresentada na aula.Cada aluno deverá ter postado até antes da aula um resumo (ou equivalente) da leitura de capítulo de Gestão em Design.Ao final da aula os trabalhos das equipes deverão estar postados como tarefa.Boa sorte! -
04/11 - aula 12 e 13 Apresentação de Projetos
ATENÇÃO: A apresentação consiste em 1) um vídeo de até 3 minutos, mais 2) apresentação complementar de 10 minutos (pode usar powerpoint), 3) explicação do CANVAS da solução escolhida, incluindo custos de manutenção do sistema proposto, 4) explicação da proposta comercial para o projeto, 5) elementos de ética segundo orientação da Profa. Ana e o que mais ela indicar, 6) respostas aos avaliadores.O tempo total para cada grupo é de 15 mim.Junto com a apresentação deverá ser entregue um relatório escrito com informações completas sobre o projeto. Pode conter informações que não foram incluídas no vídeo. O relatório deve conter a proposta comercial, mais o Modelo de Negócio proposto e o que mais considerarem necessário ao destinatário da proposta de projeto.Os trabalhos serão apresentados a profissionais externos e também a "partes interessadas" da Poli.Boa sorte a todos!