Programação

  • Os seminários serão quinzenais, seguem as datas para se organizarem. No primeiro, será explicado como os seminários irão funcionar:
    Atualizado em 14/10:

    14/8
    28/8
    18/9
    2/10
    16/10 --> Aula Magna 
    23/10 --> Ciência de Dados (prof André) - SALA 5004
    30/10 -->  Fake news
    13/11 --> Otimização aplicada

  • 14/08

  • 28/08

  • 18/09 - Fernão

    Palestra: O GAPsi te escuta! Venha conhecer o Grupo de Apoio Psicopedagógico do ICMC/USP
    Palestrante: Simone Souza e Giuliana

    A palestra visa apresentar o GAPsi - Grupo de Apoio Psicopedagógico criado no ICMC/USP em fevereiro de 2018 e que hoje já atua em outras unidades do Campus: IQSC, IAU, EESC e Serviço Social. Com uma rede composta de funcionários, docentes e estagiários, o grupo busca a prevenção e promoção da saúde mental dos estudantes do Campus, com espaço para diversas atividades de acolhimento. Saiba, por meio da palestra, como esse grupo pode te ajudar durante sua trajetória no seu curso.

  • 2/10


    Titulo: Pós-Graduação no Contexto do ICMC e do Brasil
    Palestrante: Adenilso Simão (ICMC/USP)
    Resumo: Nesta palestra, apresentaremos algumas informações úteis para os alunos de pós-graduação no ICMC, tais como a estrutura burocrática da pós-graduação na USP, os principais canais de comunicação e representatividade. Em seguida, serão abordados temas atuais relacionados ao contexto do programa de pós-graduação no contexto brasileiro atual

  • 16/10

    ATENÇÃO: AUDITÓRIO FERNAO

    HORÁRIO: 14:30H

    Palestra: A matemática brasileira: dos anos 1950 aos anos 2020” – Aula Magna 

    Palestrante:  Marcelo Viana (diretor IMPA - Instituto de Matemática Pura e Aplicada)

    Resumo:

    Concebida como uma aula inaugural em cursos de graduação, a Aula Magna é realizada, tradicionalmente, por uma personalidade representativa da área de atuação da unidade de ensino e pesquisa em que é ministrada. Trata-se, portanto, de uma atividade relevante para os estudantes, que têm a oportunidade de conhecer mais a fundo o campo profissional em que atuarão. 
    O Brasil se tornou referência em pesquisa matemática nos últimos anos. Um marco dessa história de sucesso é a ascensão do país ao grupo de elite da matemática mundial em 2018, anunciada pela União Matemática Internacional (IMU, na sigla em inglês). Como ocorreu esse processo? Quais são os desafios para o futuro? 

  • 23/10


    ATENÇÃO: SALA 5004

    Palestra: Aprendendo o ABC: Aprendizado de Máquina, Big Data e Ciência de Dados

    Palestrante: André Ponce de Leon (ICMC/USP)

    Resumo:
    Com a grande expansão recente na geração de dados e a crescente importância de exploração do conhecimento contido nesses dados, Ciência de Dados é uma das áreas que mais cresce nas  Ciências Exatas. Grandes empresas estão buscando cientistas de dados. A capacidade de adquirir, armazenar e transmitir dados sobre as mais diferentes atividades humanas, nos setores públicos e privados está gerando volumes massivos de dados. Esses  dados são provenientes de diferentes fontes e, por isso, apresentam uma grande variedade de estruturas, desde as tradicionais tabelas atributo-valor, a vídeos e mensagens em redes sociais. A análise desses dados pode gerar informações preciosas para a tomada de decisão, permitindo a extração de conhecimentos novos e úteis. A dificuldade dessa análise por técnicas tradicionais de  análise de dados tem levado ao desenvolvimento de novas técnicas, dando impulso à área de Ciência de Dados. Esta palestra apresentará os principais aspectos, desafios e aplicações de Big Data e Ciência de Dados e Aprendizado de Máquina.

  • 30/10

    Palestra: Fake News: desafios, esforços e futuro

    Palestrante: Roney Lima (doutorando ICMC/USP)

    Resumo: Nessa palestra serão mostrados e discutidos os tipos de fake news, as formas (e dificuldades) de detecta-las computacionalmente nos dias de hoje, além dos primeiros esforços e experimentos já realizados e dos desafios futuros da área.

  • 13/11

    Palestra: Mineração e otimização em saúde pública, meio ambiente e assistência social

    Palestrante: Prof.  Titular Alexandre Delbem (ICMC/USP)

    Resumo:
    A saúde pública, o meio ambiente e a assistência social são áreas importantes para qualidade de vida.  
    Várias iniciativas têm sido propostas para melhorar os sistemas envolvidos nessas áreas, de forma que, por exemplo, campanhas de vacinação sejam efetivas, que se evite prejuízos e mortes por enchentes, que a população tenha água e esgoto tratados e que cidadãos desfavorecidos ou com necessidades especiais sejam identificados e auxiliados adequadamente.
    Investimentos significativos têm sido realizados nessas áreas no Brazil e no mundo, mas em geral eles não obtém os resultados esperados. 
    Essa apresentação mostra como a computação pode integrar conhecimento de outras áreas de forma a identificar algumas das barreiras ao sucesso dos investimentos e, então, sugerir melhorias, em geral baseadas na combinação de métodos de mineração de dados e otimização.  

  • Tópico 9

  • Tópico 10