Programação

  • Customer Discovery

    Neste módulo, vamos trabalhar com Customer Discovery. Ou seja: achar um problema que tenha alguém interessado em comprar!

    Para tanto, você deve escolher um parceiro. A priori, inscrito na disciplina, mas pode ser alguém de fora, se você vai usar esta oportunidade para trabalhar em um problema real. 

    Vocês vão escolher um problema e identificar os possiveis mercados. Esta análise será registrada no deck PM-Fit (Problem-Market Fit).

    E então, devem analisar que mercados se interessam pela sua oferta, através de entrevistas. Devem ser realizadas pelo menos 30 (trinta!) entrevistas presenciais (45 entrevistas, em caso de grupos com 3 participantes). Não serão aceitas entrevistas através de formulários na Internet, nem entrevistas com colegas, nem com familiares. Cada entrevista deve ser registrada em um slide no deck de Entrevistas.

    Neste processo, vocês devem descobrir se encontraram um problema que vale a pena ($$$ !) ser resolvido. Devem, portanto, analisar a oportunidade e avaliar quanto dinheiro se pode obter dela e decidir "Manter ou Pivotar". Não há um formato específico para esta análise mas é essencial que ela seja numérica, como o exercício feito em sala na 2a aula.

    Nos dias 12set e 26set, teremos "flipped classroom", com apresentação intermediária dos resultados obtidos até então. Cada grupo terá 3 minutos para apresentar a idéia e o que encontrou de interessados. Os feedbacks serão de até 5 minutos (professores e alunos).

    A entrega final será no dia 17out, com apresentação do resultado da decisão "Manter ou Pivotar", também com 3 minutos para cada grupo e 5 minutos de feeback.

    Esta apresentação deverá conter

    - segmentos de mercado analisados e proposta de valor para cada um deles

    - "petal diagram" da concorrência

    - justificativa da decisão de "Manter ou Pivotar", provavelmente baseada no tamanho do mercado encontrado



  • Design Sprint

    O objetivo desta atividade é entender os processos atuais de geração de alternativas, como Design Thinking, Design Sprint e outros.

    No trabalho anterior, mesmo que você tenha concluído que não encontrou o PM-Fit (Problem-Market Fit), avance na idéia para compreender o processo de "design". Mas, se preferir mudar, sem problemas!

    Para vivenciar o processo de design, escolha um aspecto de design, dentre os muitos aspectos que devem estar incluidos no seu produto. Pode ser um aspecto micro (p.ex: qual a temperatura ideal do café?) ou um aspecto macro (p.ex. como evitar fake news:). Reúna seu grupo (2 a 3 pessoas) com mais 4+ pessoas (irmão, pai, mãe, amigo, vizinho,etc; legal se tiver variabilidade de perfis) e execute o processo, como feito em sala de aula. Documente esta reunião, com fotos das pessoas e dos post-its.

    O processo deve ter as etapas:

    -Understand: min 10min

    -Define

    -Diverge incluindo

    >> 8 ideas

    >> 1 big idea

    -Decide

    Deste processo coletivo, deve sair a idéia mais votada no "zen voting". 

    Reuna todas estas informações em um PPT contendo:

    -PM-fit (qual o problema a ser resolvido? qual o mercado?)

    -que aspecto de design foi escolhido para ser discutido?

    -qual a idéia vencedora do zen voting?

    -fotos da sessão de design

    -fotos dos post-its


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    Referencias

    Leia

    http://www.garage2020.nl/wp-content/uploads/2017/01/DesignSprintMethods.pdf

    e, se tiver tempo, aprofunde com

    https://www.innovationleader.com/downloads/DesignSprint.pdf/////




  • REC

    A prova REC será fazer o trabalho inicial, de customer-problem fit, com no mínimo 20 entrevistas


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