Programação
-
Apresentação do curso e discussão sobre a epistemologia da educomunicação
Texto: Pensamento Eco-sistêmico; "Educação, aprendizagem e cidadania no século XXI". (Maria Candida Moraes)
-
Representação em ambientes complexos.
Textos para leitura: “A nova relação como o saber”, “As mutações da educação e a economia do saber”,(Pierre Levy); "É preciso salvar a comunicação" (Dominique Wolton).
-
Escreva de 25 a 40 linhas refletindo sobre os conceitos apresentados na aula passada, sua relação com a educomunicação e/ou com seu projeto de trabalho final.
-
Os meios de comunicação como extensões dos sentidos
Ler os capítulos 22 a 24 do livro de McLuhan.
-
Escreva de 25 a 40 linhas refletindo sobre os conceitos apresentados na aula passada, sua relação com a educomunicação e/ou com seu projeto de trabalho final.
-
A lógica da experiência: juízos perceptivos e filosofia da mente.
Texto para leitura: Capítulos “A cognição afetiva”, “Sentir a verdade”, “O cérebro social”, “Agarrar e acariciar” e “Retorno à sabedoria” (Luis Carlos Restrepo).
-
Coloque aqui proposta de trabalho final. Pode ser um projeto de intervenção ou de artigo monográfico (feitos individualmente ou em grupos de até quatro pessoas).
A proposta deve ter título, descrição sucinta (até 20 linhas) e nome dos participantes.
-
Escreva de 25 a 40 linhas refletindo sobre os conceitos apresentados na aula passada, sua relação com a educomunicação e/ou com seu projeto de trabalho final.
-
-
Informação analógica x digital: a pragmática da comunicação
Textos: "Alguns axiomas conjecturais de comunicação" e "A organização da interação humana"
-
Escreva de 25 a 40 linhas refletindo sobre os conceitos apresentados na aula passada, sua relação com a educomunicação e/ou com seu projeto de trabalho final.
-
Projetos em tecnologia da educação
-
Escreva de 25 a 40 linhas refletindo sobre os conceitos apresentados na aula passada, sua relação com a educomunicação e/ou com seu projeto de trabalho final.
-
As contribuições e dilemas da cibernética: caos, ordem e dominação.
Textos para leitura: “Ordem, desordem, complexidade” e “A inseparabilidade da ordem e da desordem” (Morin)
-
A teoria da informação: entropia e irreversibilidade
Texto para leitura: “Novos fios, nova lógica" - Cap 6 do livro Informação (Gleick)
-
Escreva de 25 a 40 linhas refletindo sobre os conceitos apresentados na aula passada, sua relação com a educomunicação e/ou com seu projeto de trabalho final
-
Educomunicação como redes de semiose
Textos: "O crescimento das mídias e dos signos"; "O homem e as máquinas"; "O computador como mídia semiótica". (Santaella)
-
Escreva de 25 a 40 linhas refletindo sobre os conceitos apresentados na aula passada, sua relação com a educomunicação e/ou com seu projeto de trabalho final
-
Filme
The internet's own boy.
https://www.youtube.com/watch?v=JvhiV6J_BRw
-
Escreva de 25 a 40 linhas refletindo sobre os conceitos apresentados na aula passada, sua relação com a educomunicação e/ou com seu projeto de trabalho final
-
Apresentação dos projetos e discussão em classe
-
Apresentação dos projetos e discussão em classe
-
Apresentação dos projetos e discussão em classe
-
Apresentação dos projetos e discussão em classe