Programação

  • DISCIPLINA: SEGURIDADE SOCIAL – DTB0317
    DOCENTE RESPONSÁVEL: PROFESSOR DOUTOR FLÁVIO ROBERTO BATISTA
    PERÍODO IDEAL: 6º SEMETRE
    CARGA HORÁRIA: 2 CRÉDITOS

    • ***EDIT IMPORTANTE*** O arquivo tem três planilhas. Selecione a planilha correta, referente à sua sala, ao pé da página. Algumas pessoas não tem encontrado seu número USP por não se atentar a isso***


      Gente, bom dia!

      Aqui está a planilha de notas. Ela contém a quantidade de participações suficientes de cada um nos cinco primeiros seminários, a nota que seria obtida apenas com estas participações e a nota final caso a resposta da última atividade seja entregue dentro do prazo. Assim, mesmo antes do prazo fatal, vocês terão subsídios caso queiram antecipar a assinatura da concordância com a avaliação no departamento.

      Estou à disposição para qualquer dúvida!

      Flávio

  • Tema 1: A teoria geral dos direitos sociais e a seguridade social

  • Tema 2: Direito constitucional da seguridade social. Seguridade social e orçamento.

  • Tema 3: Custeio da seguridade social

  • Tema 4: Organização do Regime Geral de Previdência Social. Segurados e dependentes. Aquisição e manutenção da qualidade de segurado e carência.

  • Tema 5: Benefícios do Regime Geral de Previdência Social – parte I

  • Tema 6: Benefícios do Regime Geral de Previdência Social – parte II

    • *** Atenção *** A atividade foi editada para incluir a turma 14 e para prorrogar o prazo das turmas 21 e 22 para o mesmo prazo da turma 14: 16/11/2015 ao meio-dia.

      Neste espaço deve ser postada a atividade final que substituirá o último seminário em razão dos problemas com a sua data. A atividade consiste em elaborar coletivamente (uma resposta por grupo) a solução da seguinte questão:

      "Avalie a pertinência da existência de benefícios de aposentadoria por tempo de serviço e de contribuição (considerando, inclusive, eventuais distinções entre eles) em duas chaves comparativas:

      1) Em sistemas de seguro social e de seguridade social

      2)  Em sistemas contributivos e não contributivos (explorando, aqui, a questão da oposição entre programação e contingência)".

      As respostas devem, como de costume, relacionar o texto do programa com os textos selecionados pelos colegas da sala.