Programação

  • REGRAS DO CURSO

    OBSERVAÇÕES REFERENTES À AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA -

     

    1. A disciplina pauta-se em avaliação continuada, com a utilização de parte das respostas nas atividades realizadas em sala na construção das aulas do curso ministrado. Para a avaliação continuada, serão realizadas atividades bonificadas no decorrer do curso.

    2. Apenas será obtido bônus no total de 10 pontos para o caso dos alunos que participarem de todas as atividades (sendo que todas devem ser admitidas como válidas).

    3. Os alunos que não participarem de todas as atividades terão direito a bônus proporcionais ao número de atividades realizadas e consideradas válidas.

    4. As atividades SERÃO INDIVIDUAIS, DEVENDO SER ENTREGUES EM NOME DO PRÓPRIO ALUNO E POR ELE ASSINADAS, sendo que se encontram disponíveis no moodle da disciplina os textos que serão utilizados para efeitos de bonificação - cabe ao aluno providenciar a sua cópia ou acesso ao documento para realização da atividade em sala. Os alunos devem consultar o próprio texto na realização da atividade, não sendo possível a consulta de texto de terceiros, caso em que as atividades de ambos serão desconsideradas. Da mesma forma, não será possível a consulta fora de sala. Nesta hipótese, a atividade também será desconsiderada.

    5. Os textos encontram-se disponíveis no moodle, podendo ser introduzidos novos a critério do professor, que avisará com antecedência aos alunos em sala.

    6. Cada trabalho valerá um bônus, desde que considerado válido.

    7. Somente serão consideradas válidas, para efeitos de bônus, as respostas que forem tidas como suficientes e corretas pelo professor.

    8. Não serão consideradas quaisquer justificativas para a ausência às aulas em que se realizarem atividades sujeitas à concessão de bônus – em vista mesmo da natureza da bonificação.

    9. O aluno poderá perfazer 20% das atividades com o bônus de cidadania, a critério do professor. Este bônus deve ser referente a atividade de cidadania ocorrente apenas no horário da aula. Neste caso, o aluno deverá entregar, por escrito e de forma comprovada, na aula subsequente, a sua participação na atividade de cidadania. Caso não observadas as hipóteses anteriores, não será considerada a bonificação de cidadania.

    10. Não serão consideradas as atividades, para fins de concessão de bônus, dos alunos que chegarem 15 minutos após o início da(s) aula(s) em que ocorre(m) a(s) atividade(s).

    11. O aluno que obtiver bonificação igual ou superior a 70% poderá, mediante termo de aceitação, contabilizá-los como média final, sem a necessidade de realizar a prova oficial em data marcada pela Faculdade. A aceitação será feita na última aula em que forem entregues as notas. Não realizada a aceitação, não serão considerados os pontos de bonificação, ficando o aluno com a nota zero.

    12. Se, no entanto, o aluno com condição descrita no item “10” desejar realizar a prova oficial, a sua bonificação valerá como primeira nota e será somada à nota daquela e, somente após, será obtida, com a divisão dos valores obtidos por dois, a média na disciplina. Caso tire nota inferior, com o procedimento, esta será a sua média final.

    13. O aluno que obtiver bonificação inferior ao percentual indicado no item “9” DEVERÁ fazer a prova oficial marcada pela Faculdade. Para obtenção da média final na disciplina, a sua bonificação total, considerada como o resultado de uma atividade independente (primeira nota), será somada à prova final (segunda nota), com a divisão dos valores obtidos por dois.

  • 1ª AULA - 06/08

    Apresentação do curso e da metodologia a ser utilizada.

  • 2ª AULA - 13/08

  • 3ª AULA - 20/08

    ATENÇÃO: esse livro será dividido para leitura nas próximas 4 aulas. Atentem-se para as páginas exigidas para cada dia.

    KOWARICK, Lúcio. Trabalho e vadiagem: A origem do trabalho livre no Brasil. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1994, pp. 11-34.

  • 4ª AULA - 27/08

    KOWARICK, Lúcio. Trabalho e vadiagem: A origem do trabalho livre no Brasil. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1994, pp. 35-64.

  • 5ª AULA - 03/09

    KOWARICK, Lúcio. Trabalho e vadiagem: A origem do trabalho livre no Brasil. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1994, pp. 65-79.

  • 6ª AULA - 17/09

    KOWARICK, Lúcio. Trabalho e vadiagem: A origem do trabalho livre no Brasil. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1994, pp. 81-118.

  • 7ª AULA - 24/09

    TELLES, Lorena Féres da Silva. Libertas entre sobrados: mulheres negras e trabalho doméstico em São Paulo (1880-1920). São Paulo: Alameda, 2013, pp. 37-65.

  • 8ª AULA - 01/10

  • 9ª AULA - 08/10

    ATENÇÃO: esse livro será dividido para leitura nas próximas 2 aulas. Atentem-se para as páginas exigidas para cada dia. Não será exigida a leitura da dissertação completa, mas apenas das páginas indicadas em cada aula.

    FERNANDES, Sabrina Bowen Farhat. Da passagem do trabalho escravo ao trabalho assalariado no brasil à luz da teoria geral do direito de e. pachukanis – o fenômeno jurídico na formação do capitalismo brasileiro. Dissertação (mestrado em direito) – Faculdade de direito, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2015, pp. 45-72.

  • 10ª AULA - 15/10

    FERNANDES, Sabrina Bowen Farhat. Da passagem do trabalho escravo ao trabalho assalariado no brasil à luz da teoria geral do direito de e. pachukanis – o fenômeno jurídico na formação do capitalismo brasileiro. Dissertação (mestrado em direito) – Faculdade de direito, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2015, pp. 73-99.

  • 11ª AULA - 22/10

    ATENÇÃO: esse livro será dividido para leitura nas próximas 2 aulas. Atentem-se para as páginas exigidas para cada dia.

    JESUS, Carlos Miranda Oliveira de. O trabalho doméstico na perspectiva jurídica e o olhar das trabalhadoras domésticas: uma leitura crítica do direito. Especialização em Direito do Trabalho – Faculdade de direito, Universidade de São Paulo, 2014, pp. 10-22.


  • 12ª AULA - 29/10

  • 13ª AULA - 05/11

    Uma leitura marxista do trabalho doméstico - Marcus Orione e Pablo Biondi