Programação
-
- O que é informação? (conceitos de: dado, informação, conhecimento, sabedoria, cultura...)
- O que é Sistema? (conceitos de: sistemas, sistemas abertos, sistemas dinâmicos, sistemas complexos...)
- O que é Sistema de Informação? (conceitos de sistemas de informações empresariais, tipos de sistemas de informação, viabilidade, cultura, custos...)
- Gerenciamento de recursos da informação. (infraestrutura, hardware, software, internet, nuvem...)
- Automação empresarial (servo-mecanismos, autômatos, robótica, inteligência artificial...)
- Qualidade e segurança da informação (conceitos de qualidade da informação, criptografia, esteganografia, VPN...),
- Vantagem competitiva no mundo empresarial (modelo de negócio, informações estratégicas, dinâmica...)
- Questões éticas, privacidade...
-
___________________________________________________________
CICLO 1 (continuação...)
Roteiro da aula 16/09:
09/09 (Equipe) - Divisão do conteúdo em 7 tópicos:
- Teoria da informação;
- Banco de Dados (Abstração de Dados, Modelo Entidade-Relacionamento, Modelo Orientado a Objetos...);
- Banco de Dados (Linguagens de Definição e Manipulação de Dados, Gerenciadores de Banco de Dados, SQL, SGBD...);
- Sistemas de Informação (Conceitos básicos em Tecnologias e Sistemas de Informação; Componentes e Recursos básicos de um Sistema de Informação, Entrada e Saída...);
- Sistemas de Informações nas Empresas - SIE (Tipos de SIE, Função dos SIE, Desenvolvimento de Soluções e-business, Tendências ...);
- Qualidade e Segurança da Informação (Conceitos básicos, Riscos associados, Integração com o negócio, Plano diretor de segurança, ISO17799, Esteganografia, Criptografia...);
- Manipulação (crime!) da informação (Fake News, Doutrinação, Aliciamento, Roubo...)..
16/09 (Líder): Distribuição dos tópicos (2 a 7) entre os membros da equipe.
16 a 29/09 (Equipe): Cada membro pesquisa utilizando a Internet e tenta aprender o máximo possível sobre o (se torna "especialista") tema referente ao tópico atribuído a ele pelo líder;
- O líder inicia cada fórum por meio do link "Responder" (referente a cada tópico) declarando o nome do membro responsável pelo tema e instruções de como deve proceder, se for necessário;
- Caso seja necessário a alocação de um tópico a dois membros (em função do número de membros da equipe), o líder deve dividir o tópico em dois (máximo), utilizando o link "Responder" para cada membro, declarando exatamente como deve ser feito.
- Pesquisar, estudar, refletir, entender, compreender... (tornar-se "especialista") e produzir um texto inicial (400 a 500 palavras), contendo a síntese sobre o que você aprendeu sobre o tema do tópico, com o objetivo de socializar esse aprendizado com os colegas de equipe. Reforçando... o texto tem o objetivo de ensinar a cada colega de equipe. Não se esqueça das citações! (Linkar ou anexar PDF); Texto sem citação não será considerado!
22/09 (Individual): Data limite para cada membro postar o seu texto inicial no fórum e iniciar o debate;
23/09 a 29/09 (Equipe): Debate sobre cada tema, comandado pelo membro responsável, que terá o objetivo de socializar o conhecimento adquirido, com os demais membros da sua equipe.
- Cada membro deve ler o texto postado pelo colega e produzir uma síntese (réplica de 200 a 300 palavras) propondo aplicações dos conceitos no mundo real, demonstrando que leu e entendeu o texto.
- O membro responsável pelo tema é também o responsável por conduzir o debate (sobre o seu tema), garantindo que todos aprenderam. NUNCA, em HIPÓTESE ALGUMA, utilize o "Copiar/Colar".
- Ao final do debate, em cada um dos tópicos, o líder deve emitir uma nota (de 0 a 5) para cada membro da equipe, justificando detalhadamente, levando em conta: a aprendizagem e aplicações dos conceitos trabalhados. Utilizar o Tópico: Avaliação para colocar as notas.
- Preparar uma apresentação, sobre o seu tópico, a ser feita para a classe. Essa apresentação será de 30min. (apresentação + resposta a duas perguntas) por equipe.
30/09 e 07/10 (Equipe): Apresentações;
- Ordem de apresentações: Ordem das apresentações fixada no Moodle;
- Escolha da Equipe: Sorteio no dia da apresentação;
- Tempo da apresentação: 30 minutos (apresentação, perguntas)
- Apresentador: Membro da equipe responsável pelo tópico;
- Responsável pelas respostas às perguntas: Equipe;
- Ausências: Se o sorteado estiver ausente, um membro da equipe deve ser indicado pelo líder para conduzir a apresentação gravada pelo responsável ausente. Caso isso não ocorra a equipe ficará sem nota.
- Avaliação: Os participantes (presentes e por videoconferência) emitem a sua nota sobre a apresentação. A nota média obtida será atribuída à equipe;
- Obs: Equipe que fará a apresentação por vídeo deve providenciar todos os testes e trabalhos técnicos para que não exista perda de tempo. A qualidade da imagem e do som deverão ser levados em conta para a atribuição da nota.
01 a 06/10 (Equipe): Postagem de contribuições, levando em conta as apresentações, no fórum e criação de um texto didático na Wiki. Esse texto deve ser construído de forma coletiva, onde cada tópico deve ser montado de forma alinhada com o que se discutiu no fórum.
07/10: Apresentações de 3 tópicos e encerramento do Ciclo 1. Início do Ciclo 2.
- Teoria da informação;
-
================================================================
CICLO 2 (Gestão da Informação)
Conteúdo:
- Gerenciamento de recursos da informação. (infraestrutura, hardware, software, internet, nuvem...)
- Automação empresarial (servomecanismos, autômatos, robótica, inteligência artificial...)
- Vantagem competitiva no mundo empresarial (modelo de negócio, informações estratégicas, dinâmica...)
- Questões éticas, valores, privacidade...
14/10 (Aula) - Início do Ciclo 2: Divisão do conteúdo em 7 tópicos, iniciando o estudo sobre o primeiro tópico:
- Computação em Nuvem (Dados, Processamento, Serviços);
14 a 20/10 (Individual): Todos os membros trabalham no mesmo tema;
- Tema: O que é Computação em Nuvem? (Dados, processamento, serviços: principais conceitos, aplicações, vantagens e desvantagens, limitações, custos... ).
- Atividades: Pesquisa, reflexão, aprendizagem individual, texto síntese, postagem.
- Postar o texto no link: O que é Computação em Nuvem?
20/10 - 23h55: Data limite para a postagem do texto em PDF.
22 a 27/10 (Individual): Cada membro avalia o trabalho de dois colegas
-
___________________________________________________________
CICLO 2 (continuação...)
Roteiro da aula 21/10:
O conteúdo foi dividido em 7 tópicos:
- Computação em Nuvem (Dados, Processamento, Serviços);
- Gerenciamento da infraestrutura de TI (comunicação, redes, hardware...);
- Gerenciamento da informação (sistemas de software, redes sociais...);
- Gerenciamento do conhecimento (pessoas, equipes, motivação, emoções...);
- Vantagem competitiva (modelos de negócio, empresas, governo, estado...);
- Vantagem competitiva (informações estratégicas, ética, princípios...);
- Vantagem competitiva (pessoas, competências, valores, direitos, deveres...).
21/10 (Líder): Distribuição dos tópicos (2 a 7) entre os membros da equipe.21 a 27/10 (Individual): Cada membro pesquisa, utilizando a Internet e outros meios, tentando aprender (se torna "especialista") o máximo possível sobre o tema referente ao tópico atribuído a ele pelo líder;
- O líder inicia cada fórum por meio do link "Responder" (referente a cada tópico) declarando o nome do membro responsável pelo tema e instruções de como deve proceder, se for necessário;
- Caso seja necessário a alocação de um tópico a dois membros (em função do número de membros da equipe), o líder deve dividir o tópico em dois (máximo), utilizando o link "Responder" para cada membro, declarando exatamente como deve ser feito.
- A divisão poderia ser feita no tópico 7, onde o membro adicional indicado poderia pesquisar sobre a reinvenção (adequação aos novos modelos de negócio) dos direitos trabalhistas.
- Pesquisar, estudar, refletir, entender, compreender, aplicar... (tornar-se "especialista") e produzir um texto inicial (400 a 500 palavras), contendo a síntese sobre o que você aprendeu sobre o conteúdo do tópico, com o objetivo de socializar esse aprendizado com os colegas de equipe. Utilizar o editor de texto do próprio fórum (não anexar o texto em pdf). Reforçando... o texto tem o objetivo de ensinar a cada colega de equipe. NUNCA, em HIPÓTESE ALGUMA, utilize o "Copiar/Colar". TODAS as palavras devem ser SUA!
- Não se esqueça das citações! (Linkar ou anexar PDF dos artigos consultados). Texto sem citações não será considerado!
27/10: Data limite para cada membro postar o seu texto inicial no fórum e iniciar o debate; - Computação em Nuvem (Dados, Processamento, Serviços);
-
___________________________________________________________
CICLO 2 (continuação...)
Roteiro da aula 28/10: Recesso
28/10 (Recesso): Comentários, provocações, desenvolvimento do pensamento crítico;
28/10 a 10/11 (Equipe): Debate sobre cada tema, comandado pelo membro responsável, que terá o objetivo de socializar o conhecimento adquirido, com os demais membros da sua equipe.
- Cada membro deve ler o texto postado pelo colega e produzir uma síntese (contribuição de 200 a 300 palavras) propondo aplicações dos conceitos no mundo real, demonstrando que leu e entendeu o texto;
- O membro responsável pelo tema é também o responsável por conduzir o debate (sobre o seu tema), garantindo que todos aprenderam. NUNCA, em HIPÓTESE ALGUMA, utilize o "Copiar/Colar";
- Ao final do debate, em cada um dos tópicos, o líder deve emitir uma nota (de 0 a 5) para cada membro da equipe, justificando detalhadamente, levando em conta: a aprendizagem e aplicações dos conceitos trabalhados. Utilizar o Tópico: Avaliação para colocar as notas e comentários;
- Preparar uma apresentação, sobre o seu tópico, a ser feita para a classe. Essa apresentação será de 30min e o apresentador representará a sua equipe no dia da apresentação.
10/11 - até 23h55 (Individual): Postar as apresentações no Link Apresentações do Ciclo 2.
-
___________________________________________________________
CICLO 2 (continuação...)
Roteiro das aulas 11 e 18/11:
- Ordem de apresentações: Fixadas abaixo;
- Tempo de cada apresentação: 30 minutos;
- Escolha da Equipe: Sorteio no dia da apresentação;
- Apresentador: Membro da equipe responsável pelo tópico;
- Responsável pelas respostas às perguntas: Equipe;
- Ausências: Se o sorteado estiver ausente, um membro da equipe deve ser indicado pelo líder para conduzir a apresentação gravada pelo responsável ausente. Caso isso não ocorra a equipe ficará sem nota.
- Avaliação: Os participantes (presentes e por videoconferência) emitem a sua nota sobre a apresentação. A nota média obtida será atribuída à equipe;
11 e 18/11 (Equipe): Apresentações dos seguintes temas:
- Gerenciamento da infraestrutura de TI (comunicação, redes, hardware...);
- Gerenciamento da informação (sistemas de software, redes sociais...);
- Gerenciamento do conhecimento (pessoas, equipes, motivação, emoções...);
- Vantagem competitiva (modelos de negócio, empresas, governo, estado...);
- Vantagem competitiva (informações estratégicas, ética, princípios...);
- Vantagem competitiva (pessoas, competências, valores, direitos, deveres...).
11 a 25/11 (Equipe): Postagem de contribuições, levando em conta as apresentações, no fórum e criação de um texto didático na Wiki. Esse texto deve ser construído de forma coletiva, onde cada tópico deve ser montado de forma alinhada com o que se discutiu no fórum.
Encerramento do Ciclo 2.