Programação
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Exercício: Genograma
- Mudanças geracionais, fecundidade, urbanização, transições de gênero, demográfica, epidemiológica e nutricional
Ciclos de vida e saúde pública: Introdução
- Introdução ao curso: Ciclos de vida e saúde pública – conceitos e aplicações
- Desigualdades e as transições epidemiológica, nutricional, demográfica e de gênero: exercício com o genograma.
- Transição de gênero, tendências demográficas e saúde pública em saúde reprodutiva
Perguntas norteadoras:
1. Introdução aos ciclos de vida
- Defina ciclos de vida e os desafios desta abordagem para a Saúde Pública e para as noções de prevenção e promoção da saúde
- Descreva como as mudanças nas relações de gênero e desigualdades sociais como raça/etnia, origem geográfica e outras impactam as transições epidemiológica, nutricional e demográfica, e quais as suas implicações para a Saúde Pública
2. Gênero, fecundidade e saúde pública
- Descreva a taxa e tendências atuais da fecundidade no país, e os fatores associados à queda da fecundidade.
- Descreva as principais mudanças nas relações de gênero nas últimas décadas
- Como políticas públicas podem contribuir para reduzir as desigualdades de gênero na conciliação entre trabalho produtivo / remunerado e as responsabilidades familiares?
- Porque as mulheres vivem mais do que os homens?
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Prof. Simone Diniz e prof. Jefferson Drezzet
Temas:
- Revisão das bases biológicas: ciclo fértil- Métodos contraceptivos
- Políticas de saúde e regulação da fecundidade no Brasil
1. Revisão das bases biológicas- Descreva a fisiologia sexual e reprodutiva feminina, suas fases e os hormônios envolvidos. (grupo 1)
- Descreva a fisiologia sexual e reprodutiva masculina, suas fases e os hormônios envolvidos. (grupo 2)
- Como uma mulher pode saber quando está ovulando e com grandes chances de engravidar? Justifique sua resposta, indicando os aspectos fisiológicos destes sintomas.
2. Métodos contraceptivos
- Métodos comportamentais e de observação da fecundidade (grupo 3)
- Métodos de barreira, femininos e masculinos (diafragma, camisinha masculina e feminina, espermicidas, outros) (grupo 4)
- Métodos hormonais (pílula, injetáveis, implantes, outros) (grupo 5)
- Dispositivos intra-uterinos (DIUs) (grupo 6)
- Métodos cirúrgicos, irreversíveis (ligadura de trompas, vasectomia) (grupo 7)
- Contracepção de emergência (grupo 8)
Roteiro da apresentação, em grupo:
- Explicar ao grupo como aqueles métodos funcionam
- Qual sua efetividade, teórica e prática
- Quais os potenciais efeitos colaterais e benefícios?
- Conhece alguém que usa? Opinião de usuárias/os
- Como é o perfil da oferta e de uso no SUS? E no setor privado? Porque?
- Se você fosse o gestor, como organizaria um serviço que atendesse a estas demandas?
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Prof.ª Simone Diniz
Prof. Jefferson Drezzet
Temas:
- Gestação normal e atenção pre-natal
- Assistência ao parto como questão de saúde pública e a Rede Cegonha
- Evidências científicas e direitos das mulheres
- PAISM, PNAISM, direitos sexuais e reprodutivos
Perguntas norteadoras
- Qual é a duração, em semanas, da gestação?
- Descreva duas modificações ou alterações que o organismo da mulher sofre durante a gestação.
- Quais os principais componentes de um programa de pré-natal ?
- Quais direitos das gestantes devem ser promovidos durante a gravidez?
- Quais as principais fases do trabalho de parto e parto?- Descreva as principais distorções da assistência ao parto no Brasil, com base nas evidências científicas
- Porque no Brasil é tão difícil ter um parto espontâneo?
- Quais os direitos das mulheres no parto, e porque é tão difícil garanti-los
- Defina abuso e desrespeito na assistência, e as principais propostas para sua superação
- Justifique a importância do modo de nascer para a Saúde Pública - questões de curto e longo prazo
- O que são “saúde sexual” e “saúde reprodutiva”?
- O que “saúde integral da mulher” e o que são o PAISM e o PNAISM?
- Quais as principais ações de saúde da mulher no SUS?
Video gravidez e parto -https://www.youtube.com/watch?v=xbQCJNsUfWY
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Prof.ª Simone Diniz
Profs convidados:
Convidada: Viviane Laudelino, Nutricionista, doutora pela FSP USP
- Saúde no pós-parto e no aleitamento;
- Promoção da relactação, bancos de leite e direitos de mães e bebês.
Perguntas norteadoras:
1. O que é puerpério e quais as suas fases
2. Fale sobre a assistência ao pós-parto, e sua relação com os modos de parto
3. Porque a amamentação foi desestimulada durante décadas na assistência ao parto, e porque tem sido retomada?
4. Quais as principais vantagens da amamentação para mães e bebês?
5. Porque a amamentação na primeira hora é fundamental para o estabelecimento da lactação?
6. Quais as principais formas de promover a amamentação, nas ações de saúde?
Vídeo: amamentação à luz da primeira hora (IBFAN/Instituto de Saúde- SES)
https://www.youtube.com/watch?v=pZAv0ulozZg
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- Crescimento infantil: Uso das curvas de referência da OMS como ferramenta para classificação do Estado Nutricional na Infância e em populações - Claudio Leone e Convidados.
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- Alimentação no primeiro ano de vida: ênfase no aleitamento materno - Ciro Bertolli
- Alimentação complementar no contexto da saúde pública - Samantha Caesar de Andrade
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- Imunização - Cristina Bernat
- Desenvolvimento cognitivo Piagetiano na Infância - Vicente Sarubbi e Ligia Paschoal