Programação
-
Apresentação, introdução, formação de grupos
Car@s estudantes
Segue o texto que vocês devem ler até nosso encontro no dia 02 de março.
Talvez esse texto seja diferente do que estão acostumados. Talvez não.
De qualquer modo, enviamos as seguintes perguntas para orientar a leitura:
1) Quais são as formas sociais do pensamento segundo Fleck?
2) Em qual dessas formas estão situados os profissionais, por exemplo nutricionistas e sanitaristas?
3) Como vocês definiriam os círculos esotéricos e exotéricos de pensamento?
4) Qual o papel do profissional na circulação de ideias entre os diferentes círculos?
Discutiremos essas perguntas no nosso encontro.
Após a discussão, vocês remeterão um texto do grupo com as suas respostas às perguntas.
Até lá!
Ivan & Jefferson
-
Adolescência e puberdade: História, conceitos, características
Professor Ivan França Junior
-
Principais problemas de saúde na adolescência e puberdade
Professor Jefferson Drezett Ferreira
-
Saúde da mulher no climatério. Aborto no Brasil
Professor Jefferson Drezett Ferreira
-
Violência e ciclos de vida: Violências doméstica e sexual
Profs Ivan e Jefferson
-
Sexualidade e cursos de vida
Prof. Cristiane
-
Saúde Mental no Ciclo de Vida
Prof Alberto
-
Saúde no envelhecimento
Professora Helena Watanabe
Silva LRF. Da velhice à terceira idade: o percurso histórico das identidades atreladas ao processo de envelhecimento. História, ciências, saúde - Manguinhos. 2008. 15(1): 155-168Wong LLR, Carvalho JA. O rápido envelhecimento populacional do Brasil: sérios desafios para as políticas públicas. R Bras. Est. Pop. 2006; 23(8):5-26. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbepop/v23n1/v23n1a02.pdf Duarte YAO, Nunes DP, Corona L, Lebrão ML. COMO ESTÃO SENDO CUIDADOS OS IDOSOS FRÁGEIS DE SÃO PAULO? A VISÃO MOSTRADA PELO ESTUDO SABE. disponível em: http://www.fsp.usp.br/sabe/Artigos/2010_Livro_AnaAmelia. pdf Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica Envelhecimento e saúde da pessoa idosan (cadernos de atenção báisca n 19). Brasília, 2006Nogueira IRR; Alcântara, AO.Envelhecimento do homem: de qual velhice estamos falando?Rev. Kairós;17(1):263-282, mar. 2014. -
AVALIAÇÃO
Car@s
Por aqui vocês poderão extrair a prova e respondê-la em suas casas de modo offline.
A prova consiste em oito blocos com um total de 29 questões disponíveis.
Vocês deverão selecionar QUINZE questões, com qualquer combinação, desde que haja pelo menos uma de cada bloco.
AS RESPOSTAS DEVEM ESTAR EMBASADAS EM LITERATURA CITADA EM AULAS, DISPONIBILIZADA NA PLATAFORMA MOODLE OU OUTRA QUE VOCÊS CONSIDERAREM VÁLIDAS CIENTIFICAMENTE.
NÃO COPIE TEXTO DE OUTROS, REESCREVA COM SUAS PALAVRAS O SEU ENTENDIMENTO SOBRE O ASSUNTO.PROVAS ANTERIORES ESTÃO EM NOSSA BASE DE DADOS ANTI-PLÁGIO!!!
REITERAMOS QUE OS TEXTOS SERÃO EXAMINADOS QUANTO À OCORRÊNCIA DE PLÁGIO DA LITERATURA E CÓPIA ENTRE COLEGAS. USAREMOS O SOFTWARE TURNITIN E OUTROS DISPONÍVEIS NO SITE: http://www.escritacientifica.sc.usp.br/escrita/ferramentas-escrita/#plagio
Depois de respondida a avaliação, vocês deverão enviar a prova, via moodle, até o dia 24 de junho de 2018, às 23:59!!!
O sistema não receberá material após esta data e horário.
Att
Ivan & Jefferson
-
APRESENTAÇÃO SEMINÁRIOS - Grupos 1,2, 3, 4, 5, 6 e 7