Programação
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Uma introdução ao mundo da sociologia
Aula destinada à apresentação do docente, dos alunos e dos conteúdos e metodologia do curso.
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MILLS, Wright. A Imaginação Sociológica. Zahar. Rio de janeiro. 1965. (9-17).Leitura complementar:BERGER, Peter. & BERGER, Brigitte. “Socialização: como ser um membro da sociedade”.In Foracchi, M. M.; Martins, J. S.Sociologia e Sociedade. https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/667298/mod_resource/content/1/Como%20ser%20um%20Membro%20da%20Sociedade%20Berger.pdfPARSON, T. O Conceito de Sistemas Sociais https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2747599/mod_folder/content/0/SOCIO%20III%20-%20AULA%2004_Parsons.%20O%20conceito%20de%20sistema%20social.pdf?forcedownload=1Textos para discussão (apenas para alunxs do período noturno)
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DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. “O que é fato social”. https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/durkheim-c3a9-as-regras-do-mc3a9todo-sociolc3b3gico.pdfLeitura Complementar:DURKHEIM, Émile. Livro II, Cap. 2: O suicídio egoísta; Cap. 5: O suicídio anômico. (várias edições). https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4239077/mod_resource/content/0/%C3%89mile%20Durkheim%20-%20O%20Suicidio%20%282000%29.pdfLiteratura complementar:MAUSS, M. “Efeito físico no indivíduo da ideia da morte sugerida pela coletividade”; “As técnicas corporais” . In :Sociologia e Antropologia. . São Paulo: Cosac & Naify, 2003. pp. 345-365, 399-422 https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3012986/mod_resource/content/0/Mauss_Marcel_Sociologia_e_antropologia_2003.pdf
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GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1985, “Representações” (ler ao menos pp. 25-75). https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/203915/mod_resource/content/1/U-3%20-%20%2810%29%20GOFFMAN%2C%2BE.%2BA%2Brepresenta%C3%A7%C3%A3o%2Bdo%2Beu%2Bna%2Bvida%2Bcotidiana.pdfLiteratura complementar:Livro completo do Goffman
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Weber, Max. “Os três tipos puros de dominação legítima”. In: COHN, Gabriel (org.). Max Weber: Sociologia. 3ª ed. São Paulo: Ática, 1986 https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/291528/mod_resource/content/1/Weber%20Os%20tr%C3%AAs%20tipos%20de%20domina%C3%A7%C3%A3o%20leg%C3%ADtima.pdfLiteratura complementar:Weber, Max. Ação social e relação social [orig. al. 1922]. Trad. A. Cohn. In: FORACCHI, M. M. & MARTINS, J. S. (Ed.). Sociologia e Sociedade. Rio de Janeiro: LTC, 1977, pp. 139-144. https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/203913/mod_resource/content/1/U-3%20-%20(9)%20Max_Weber_Acao_Social_Relacao_Social.pdf
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SOROKIN, P., MERTON, Robert. Social Time. A Mehodological and funcional analysis. American Journal of Sociology. 42, 5, pp 615-9. http://www.d.umn.edu/cla/faculty/jhamlin/4111/Readings/MertonSocialtime.pdfLiteratura complementar:MACHADO, Jorge. Reflexões sobre o Tempo Social. Kairós. Revista Temática Kairós,15(6). Online ISSN 2176-901X. Print ISSN 1516-2567. São Paulo (SP), Brasil http://revistas.pucsp.br/index.php/kairos/article/download/17284/12822SOROKIN, P. O tempo socio-cultural. In: CARDOSO, F.H. e IANNI, O. (Orgs.), Homem e Sociedade. Leituras Básicas de Sociologia Geral. S. Paulo: Companhia Editora Nacional, 1975.https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=2550102 e https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=2550104 (demais págs)SZTOMPKA, P., A Sociologia da Mudança Social. São Paulo: Record, 2005, Cap. 3 A dimensão temporal da Sociedade. Online: http://books.google.com/books/about/A_sociologia_da_mudan%C3%A7a_social.html?id=647aoer-6MoC (atenção: editora inseriu dados errados no sumário da versão digital)
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Aula 7 – Tradição (11/04)HOBSBAWN, Eric & RANGER, Terence (Orgs.). A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984 . Introdução, pp. 9-23. http://www.janduarte.com.br/textos/teoria/invencao_tradicoes.pdfLiteratura complementar:SZTOMPKA, P. A Sociologia da Mudança Social. São Paulo: Record, 2005, Cap. 4 “Modalidades de Tradição Histórica”.Apresentação de vídeo e debate
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Avaliação
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SIMMEL, Georg. “As grandes cidades e a vida do espírito”. Trad. L. Waizbort. Mana, v. 11, n. 2, pp. 577-591, 2005. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-93132005000200010Leitura complementar:SIMMEL. Georg. O Indivíduo e a Díade. In: CARDOSO, F.H. e IANNI, O. (Orgs.), Homem e Sociedade. Leituras Básicas de Sociologia Geral. S.Paulo: Companhia Editora Nacional, 1975. https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4617751/mod_resource/content/1/Simmel-individuo-e-a-diade.pdfApresentação de vídeo: experimentos sociais
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Visita de índios Fulni-ô e Cariri-Xocós - quem nao veio nao imagina o que perdeu!
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MARX, Karl. & ENGELS, Friedrich. O Manifesto Comunista (1848). Cap.1. Burgueses e Proletários. Disponível: http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/manifestocomunista.pdfLeitura Complementar:CLASTRES, Pierre. A Sociedade contra o Estado. São Paulo, 1974. https://we.riseup.net/assets/71282/clastres-a-sociedade-contra-o-estado.pdf
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GIDDENS, Anthony. As Conseqüências da Modernidade. São Paulo: UNESP. 1991 . Capítulo 1. http://www.culturaegenero.com.br/download/consequenciasmodernidade.pdfLeitura Complementar:BECK,U., GIDDENS, A. e LASH, S. Modernização reflexiva. Política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo, SP: Ed. Unesp, 1997. Capítulo I.SZTOMPKA, P., A Sociologia da Mudança Social. São Paulo: Record, 2005, Cap. 5 - Além da Modernidade.
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BERGER, Peter & LUCKMANN, Thomas. A Construção Social da Realidade. Petrópolis, Ed. Vozes, 1999. Introdução; (1º. Cap. pp.35-68)Leitura Complementar:ENKEVICS, Adriano Souza et.all. Construção social do corpo e biologia. Corpo, gênero e ciência: na interface entre biologia e sociedade. Revista da Biologia (2012) 9(1): 16 - 21 . Disponível: www.ib.usp.br/revista/system/files/180-Senkevics%2526Polidoro_0.pdf
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CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. Prólogo. Paz e Terra: São Paulo. Parte 1 e até a pág. 141 da parte 2. https://perguntasaopo.files.wordpress.com/2011/02/castells_1999_parte1_cap1.pdf ou http://pt.slideshare.net/efantauzzi/a-sociedade-em-rede-vol-i-manuel-castellsLeitura Complementar:IANNI, Octavio. A Era do Globalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. (Globalização e Diversidade (p.9 - 32) e Trabalho e Capital (p.121 - 148 ) . Disponível: 9http://www.marcoaureliosc.com.br/14ianni.pdfBENKLER, Yoshai. The Wealth of Networks. Yale University Press: New Haven and London, 2006. Introdução http://www.benkler.org/Benkler_Wealth_Of_Networks.pdfAproveite
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Orientações para o trabalhoO trabalho deve ser feito em duplas ou trios.1. Deve se escolher uma ou duas (desde que relacionadas) das 169 metas contidas nos 17 objetivos da Agenda 2030 – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ver https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/2. Faça um diagnóstico do problema relacionado à meta escolhida (situação atual no Brasil, cidade ou região a escolher). Sirva-se de dados se preciso (como do PNUD, IBGE e outras fontes).3. Análise a situação de forma crítica, considerando a conjuntura mais ampla em que o problema ocorre. Para isso, use a bibliografia do curso. Pode-se adicionar outras fontes também.4. Opcionalmente, sugira recomendações para o melhor cumprimento da meta.Tamanho do trabalho: 8-12 páginas (referência fonte Times, tamanho 12, espaço 1,5).Data-limite de entrega (via Moodle): 23/06Links:ODS no Site das Nações Unidas (pt) https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/Declaração da ODS https://www.undp.org/content/dam/brazil/docs/agenda2030/undp-br-Agenda2030-completo-pt-br-2016.pdfLinks secundários (complementares)Lista de indicadores relacionados aos objetivos e metas: https://unstats.un.org/sdgs/indicators/Global%20Indicator%20Framework%20after%202019%20refinement_Spa.pdf (espanhol)Roteiro para a Localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2017/06/Roteiro-para-a-Localizacao-dos-ODS.pdf
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Nos dias atuais, o desemprego tem se mostrado um grande problema para a sociedade e para o governo, gerando várias ameaças ao tecido social. Analise e explique esse problema à luz dos textos abordados ao longo do curso.Tamanho até 3 páginas digitadas (fonte Times 12).Submeter texto até as 15hs de sexta-feira.
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ARON, R. As Etapas do Pensamento Sociológico. São Paulo: Bertrand.
____ . Estudos de sociologia. Rio de Janeiro: Bretand, 1999.BERGER, Peter & BERGER, Brigitte. O que é uma instituição social? In: FORACCHI, M. M. & MAR°TINS, J. S. (Ed.). Sociologia e Sociedade. Rio de Janeiro: LTC, 1977, pp. 193-199.DURKHEIM. Os Pensadores. S.Paulo: Abril Cultural, 1978, pp. 23-70. (textos selecionados)DURKHEIM, E., “As Regras do Método Sociológico”. Os Pensadores. S. Paulo: Abril Cultural, 1978, pp.71- 161.ENGELS, Friedrich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Global, 1985 [orig. al. 1845], pp. 11-34.FERNANDES, Florestan. O que é a sociologia? [1959]. In: _____. Elementos de sociologia______ . O conceito de Sociologia. In: CARDOSO, F.H. e in, O. (Orgs.), Homem e Sociedade. Leituras Básicas de Sociologia Geral. S.Paulo: Companhia Editora Nacional, 1975.FOUCAULT, Michel. O panoptismo. In: _____. Vigiar e punir. 21a ed. Trad. R. Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1999 [orig. fr. 1975], pp. 162-192.FROMM, Erich. Consciência e Sociedade Industrial. In: FORACCHI, M. M. & MARTINS, J. S. (Eds.). Sociologia e Sociedade. Rio de Janeiro: LTC, 1977, pp. 126-134.GERTH, ; MILLS, W. MAX WEBER. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: LTC https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3952424/mod_resource/content/1/Max%20Weber%20-%20Ensaios%20de%20Sociologia%20-%20Gerth%20%20Mills.pdfGIDDENS, A., A Constituição da Sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1989.LINTON, Ralph. O indivíduo, a cultura e a sociedade. In: CARDOSO, F.H. e IANNI, O. (Orgs.), Homem e Sociedade. Leituras Básicas de Sociologia Geral. S.Paulo: Companhia Editora Nacional, 1975.MARX, K., ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: HUCITEC, 1984._____ . Manifesto do partido comunista [orig. al. 1848]. Várias edições. Online: http://tinyurl.com/3wm5oxf(arquivo doc).____ . Contribuição à Crítica da Economia Política. Prefácio http://www.marxists.org/portugues/marx/1859/01/prefacio.htmPARSONS, Talcott. O Conceito de Sistemas Sociais. In: CARDOSO, F.H. e IANNI, O. (Orgs.), Homem e Sociedade. Leituras Básicas de Sociologia Geral. S.Paulo: Cia. Ed. Nacional, 1975. pp 56-9___ Os componentes de Sistemas Sociais. In: CARDOSO, F.H. e IANNI, O. (Orgs.), Homem e Sociedade. Leituras Básicas de Sociologia Geral. S.Paulo: Cia. Ed. Nacional, 1975.PARSONS, Talcott & SHILS, Edward. “A Interação Social”. In: CARDOSO, F.H. e IANNI, O. (Orgs.), Homem e Sociedade. Leituras Básicas de Sociologia Geral. S.Paulo: Cia. Ed. Nacional, 1975.TÖNNIES, Ferdinand, Normas Sociais: Característica Gerais. In: CARDOSO, F.H. e IANNI, O. (Orgs.), Homem e Sociedade. Leituras Básicas de Sociologia Geral. S.Paulo: Cia. Ed. Nacional, 1975.WEBER, Max. Classe, “Status”, Partido. In: VELHO, O.; PALMEIRA, M.; BERTELLI, A. (Org.). Estrutura de classes e estratificação social. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. p. 61-83._____. “A ‘objetividade’ do conhecimento nas Ciências Sociais”. In: Cohn, G. (org.),WEBER. Sociologia. São Paulo: Ática, 2004._____ . A ciência como vocação [orig. al. 1919]. In: ____ . Ciência e Política: Duas Vocações. São Paulo: Cultrix, 1970, pp.15-52.______ Ação social e relação social [orig. al. 1922]. Trad. A. Cohn. In: FORACCHI, M. M. & MARTINS, J. S. (Ed.). Sociologia e Sociedade. Rio de Janeiro: LTC, 1977, pp. 139-144. https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/203913/mod_resource/content/1/U-3%20-%20(9)%20Max_Weber_Acao_Social_Relacao_Social.pdf -
Avaliação: Provas e apresentação em grupo, um seminário.Na apresentação em sala, cada aluno poderá obter até 0,5 ponto pela apresentação individual. O grupo deverá entregar um trabalho escrito sobre o tema apresentado, que valerá 0,5 ponto – perfazendo um total de um ponto. A participação na disciplina será medida por presença em sala de aula, participação nas atividades e discussões e leituras de textos.(i) assiduidade e participação nas aulas, entrega de resenha crítica com as principais ideias do autor da leitura obrigatória – entregue no dia da aula. (peso de 20%) - mínimo de 08 resenhas.(ii) realização do seminário (peso de 10%);(iii) realização da provas e trabalho (70%), sendo que a pova vale 30% e o trabalho 40%.O/A estudante que obtiver zero falta terá acrescido um (1,0) um ponto na nota final.Atendimento ao estudante: com hora marcada, para evitar desencontros: machado@usp.br