Geral
Link do questionário de avaliação da disciplina:
Atividades letivas
01/03: Aula inaugural
08/03: Apresentação do curso. Tarefa: assistir o vídeo do Steve Jobs
15/03: Apresentação da disciplina. Tarefa: responder questionário no Google Docs
22/03: Desafio do marshmallow. Tarefa: assistir o vídeo de Tom Wujec
29/03: Metodologia de Projeto Modelo Canvas
12/04: Apresentação do Projeto Modelo Canvas. Tarefa: envio do pôster PMCanvas
19/04: Não haverá aula. Semana de recesso na graduação da USP.
26/04: Empreendedorismo tecnológico
03/05: Palestra sobre Empreendedorismo ministrada pela Agência USP de Inovação local
10/05: Envio do projeto Robótica Educacional Tarefa: envio individual do projeto
17/05: Apresentação do projeto Robótica Educacional.
24/05: Visita ao Museu do Amanhã e ao Instituto Nacional de Tecnologia (INT) - Rio de Janeiro, RJ
31/05: Objetivos do desenvolvimento sustentável. Economia donut. Tarefa: assistir vídeo da economista Kate Raworth
10/06: Apresentação dos projetos às equipes da Escola Miquelina Cartolano. Horário: 14h00. Local: sala EF-17 (área 2). Tarefa: Montagem final do projeto Robótica Educacional
14/06: Apresentação dos projetos às equipes da Escola Joaquim Ferreira Pedro. Horário: 14h00. Local: Ponto de encontro no Pão de Açúcar. Tarefa: Montagem final do projeto Robótica Educacional
15/06: Culminância da atividade eletiva na Escola Miquelina Cartolano: apresentação dos projetos das equipes 2 (OHM), 4 (Engenheiros sociais), 7 (Hélix) e 8 (Tank). Horário: 14h. Ponto de encontro com todas as equipes no Pão de Açúcar. Tarefa: participar da visita à escola.
19/06: Culminância da atividade eletiva na Escola Joaquim Ferreira Pedro: apresentação dos projetos das equipes 1 (Golden Tower), 3 (BEV), 5 (Tower of Pisa) e 6 (Niemeyers). Tarefa: entrega dos projetos até o dia 18/06 no DEMAR.
28/06: Apresentação e avaliação dos projetos no LABICENGE (Área 1). Ttarefa: preencher o questionário de avaliação no Google Forms.
Cartazes do projeto da Escola Miquelina Cartolano
Milho de Pipoca
A transformação do milho duro em pipoca macia, é símbolo da grande transformação por que devem passar os homens para que eles venham a ser o que devem ser.
O milho de pipoca não é o que deve ser. Ele deve ser aquilo que acontece depois do estouro. O milho de pipoca somos nós: duros, quebra-dentes, impróprios para comer. Mas a transformação só acontece pelo poder do fogo. Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca, para sempre.
Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosa, egoístas, insensíveis a dor do próximo, prepotentes, antiéticas, não tem um gesto de solidariedade. Só elas não percebem. Acham que seu jeito, é o melhor jeito de ser. Mas, de repente, vem o fogo. O fogo é quando a vida lança numa situação que nunca imaginamos. Pode ser o fogo de fora: perder um amor, perder um filho, ficar doente, perder o emprego, ficar pobre. Pode ser o fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão, sofrimento cujas causas ignoramos.
Há sempre o recurso do remédio. Apagar o fogo. Sem fogo o sofrimento diminui. E com isso a possibilidade da grande transformação.
Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro ficando cada vez mais quente, pensa que a sua hora chegou: vai morrer. Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar destino diferente.
Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada. A pipoca não imagina aquilo que ela é capaz. Ai, sem aviso prévio, pelo poder do fogo a grande transformação acontece: BUM! E ela aparece completamente diferente, de uma forma linda que ela mesma nunca havia sonhado.
Piruá é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o seu jeito de ser. A sua prepotência, presunção e egoísmo, são a dura casca que não estoura. O destino delas é triste. Ficarão duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca e macia. Não vão dar alegria para ninguém. Terminando o estouro alegre de pipoca, no fundo da panela ficam os piruás que não servem para nada. Seu destino é o lixo...nunca vão desabrochar em flor!
Rubem Alves
E você, o que é?
Uma pipoca ou um piruá?
IKIGAI: A razão para o ser
Desafio do marshmallow
- Hélix: 53 cm (16 min)
- Golden Tower: 53 cm (17 min)
- Spagetower: 52 cm
- Niemeyers: 46 cm
- Tower of Pisa: 46 cm (excedeu o tempo)
- Engenheiros Sociais: 45 cm
- B.E.V.: 43 cm (14 min)
- O.H.M.: 0 cm