• Olá aluno(a)!

    Nesta aula vamos discutir sobre a expressão "cultura surda” sob o ponto de vista de diversos pesquisadores e estabelecer as principais diferenças entre "cultura ouvinte” X "cultura surda”. E discutir sobre a Comunidade Surda tendo em vista seu caráter monocultural e bilíngue. Outro ponto a ser discutido são as questões que envolvem a temática da Cultura Surda do ponto de vista dos modelos de abordagens das deficiências: o modelo médico e o modelo social. E, além disso, vamos apontar as instituições organizadas por surdos e sua importância, segundo Hoffmeister, Lane e Bahan, que são as organizações atléticas, sociais e políticas.

    Os objetivos desta semana são:   

    PARTE TEÓRICA:

    • Discutir sobre a expressão "cultura surda” sob o ponto de vista de diversos pesquisadores.
    • Estabelecer as principais diferenças entre "cultura ouvinte” X "cultura surda”.
    • Discutir sobre a Comunidade Surda tendo em vista seu caráter monocultural e bilíngue
    • Apresentar as questões que envolvem a temática da Cultura Surda do ponto de vista dos modelos de abordagens das deficiências, o modelo médico e o modelo social.
    • Apontar as instituições organizadas por surdos e sua importância, segundo Hoffmeister, Lane e Bahan: organizações atléticas, sociais e políticas.


    PARTE PRÁTICA:



    Bons estudos!