Programação
-
-
Para elaboração e reflexão sobre Sequências Didáticas.
-
Versão digital final deve ser entregue em .doc ou .docx, de acordo com a formatação exigida no documento.
-
Entrega da primeira versão da sequência didática de acordo com o template disponibilizado (roteiro) - prazo: 11/10/2018.
-
Entrega da versão final sequência didática em .doc ou .docx, de acordo com o template disponibilizado - prazo: 25/11/2018.
-
-
Apresentação da disciplina
Levantamento de sentidos sobre Ensino de Zoologia
Proposta de Aprendizagem social
Pesquisa com professores do IB e da educação básica (entrega em 23/08): Cada grupo deverá realizar uma pesquisa com um professor de Ciências/Biologia da Educação Básica e um professor da disciplina vertebrados ou invertebrados, contemplando, pelo menos, as seguintes questões:
Que conteúdo(s) de Zoologia você considera que é(são) essencial(is) para a disciplina Ciências e/ou Biologia na educação básica? Por quê?Quais você acha que são os principais desafios para ensinar Zoologia na Educação Básica?-
Estrutura da disciplina e orientações para a produção de sequências didáticas
-
Artigo na íntegra utilizado na discussão em sala sobre os "Sentidos sobre o Ensino de Biologia"
-
-
Ensino de zoologia – do senso comum ao conhecimento científico
Análise de artigos sobre concepções prévias
-
Do senso comum ao conhecimento científico
-
Leitura para toda a turma.
-
Leitura para: Amanda Moreira Magalhães, Beatriz Busin Campos, Carolina Moraes Martins de Barros, Maiara Moreira Macario, Matheus Arjona de Macedo
-
Leitura para: Andre de Mendonca Rodrigues, Barbara Nunes Padovani, Caio Felipe de Miranda Costa, Gabriel Lauand Duarte Silva, Larissa Helena Ferreiro Torre
-
Leitura para: Andre Henrique Moschetta Pereira, Daniel Castro Pereira, Lucas Yoshinobu Sagawa, Marina Cristina Ferraz, Viviane Carvalho de Lima
-
Leitura para: Beatriz Demasi Araujo, Fernanda Telent Waimberg, Leonardo Rossato Tavares, Guilherme de Ornellas Paschoalini, Luiz Augusto de Oliveira Carvalho da Silva
-
Leitura para: Andrea Vasconcellos Crespo, Bianca Fonseca Chenedezi, Daniel Alves da Silva Sampaio, Gabriela dos Santos Brito, Luis Gustavo Lopumo Arruda
-
Leitura para: Joana Dias Ho, Luis Gustavo Lopumo Arruda, Paula Dias Ho, Pedro de Barros Vidal, Raphael Torrez Alcocer Bassanello
-
Leitura para: Camila Lie Kiyan, Julia Montenegro de Sena Ferreira, Mariana Polesso Machado, Marina Rosalino Gomes, Ricardo Mendes Cresta
-
Produção em sala de aula
-
-
A zoologia nos currículos oficiais – elementos históricos e atuais para a análise
Análise dos resultados da pesquisa realizada com professores do IB e da educação básica (roda de conversa e entrega das gravações/transcrições)
-
Currículos e Zoologia
-
Texto na íntegra
-
Ciências da Natureza - competências e habilidades - planilha
-
Adicionem aqui os resultados das entrevistas realizadas com as/os professoras(es) do Ensino Básico e Ensino Superior.
-
Produção em sala de aula
-
-
Planejamento didático - Aula sobre sequências didáticas, articulando com a produção final do curso
Análise de SDs e objetos didáticos produzidos nos anos anteriores
-
Sequências Didáticas
-
Análise de objetos didáticos de anos anteriores.
-
-
Elementos integradores para o ensino de Zoologia: Sistemática filogenética
-
Sistemática Filogenética no ensino de Zoologia na educação básica
-
Paradigmas pré-evolucionistas, espécies ancestrais e o ensino de zoologia e botânica
-
Evolução e Sistemática Filogenética
-
Estudo de caso e artigo original
-
-
Elementos integradores para o ensino de Zoologia: a perspectiva da Educação ambiental
-
Educação Ambiental e Biodiversidade
-
Educação ambiental para a conservação da biodiversidade
-
Temas controversos
-
-
Discussão nos grupos sobre a primeira versão da SD e a proposta de material - sala multimídia
-
Visita ao Museu de Zoologia - A Zoologia em espaços não formais e na divulgação científica (13h30)
-
Visita técnica ao Museu de Zoologia da USP - prazo: 16/10/2018
-
Mídia e ensino de Zoologia (revistas, quadrinhos, filmes, etc.) - sala multimídia
-
Mídias e ensino de zoologia
-
Mídias e ensino de zoologia
-
Uma Proposta Pedagógica para Produção e Utilização de Materiais Audiovisuais no Ensino de Ciências: análise de um vídeo sobre entomologia
-
-
As questões éticas e a pesquisa em ensino de Zoologia
-
Legislação e ética
-
Uso de animais em aulas práticas do EB, ES e proposição de materiais didáticos.
-
-
Potencial didático de coleções biológicas
-
Potencial didático de coleções biológicas
-
Artigos sobre coleções biológicas e ensino
-
Coleções biológicas e ensino de ciências
-
-
Organização do trabalho final - sala multimídia
Discussão sobre Mapeamento socioambiental
-
Apresentação do objeto didático produzido e oficinas de análise
-
Apresentação final das sequências didáticas e do material produzido com a presença de professores de Ciências e Biologia da Educação Básica - Auditório 2 - Centro Didático
-
Auto avaliação e Avaliação da disciplina