Agenda do Curso
-
-
Prezados alunos,
No documento com o nome acima estão muitas das informações sobre a disciplina, desde as mais "administrarivas" como data e local das provas, critérios de aprovação e de avaliação, entre outras, como as de caráter mais formativo: como a apresentação da disciplina, os objetivos gerais e específicos dela, o conteúdo detalhado, a a visão e abordagem pretendida na disciplina, referencias, entre outras.
Tenha consigo: "Não basta ser aluno, é preciso participar!"
Mazé
-
Este é um Guia de Trabalho para o primeiro tópico da disciplina. Encare ele apenas como uma forma para ajudar você na construção de SUA forma de trabalhar para chegar ao conhecimento.
-
Tão importante quanto as descobertas científicas são os processos da descoberta e o papel da comunidade científica. Neste documento há declarações do Químico que descobriu os quasi-cristais (aprenda o que são!) e ganhou o prêmio Nobel de Química em 2011 por esta descoberta, em sua visita ao Brasil em julho último. Há nele comentários muito interessantes para a formação de jovens cientistas e aprendizes de cientistas, como vocês.
Divirtam-se
Mazé
-
A leitura dos clássicos é indispensável para uma boa formação.
-
Prezados alunos,
este é o primeiro de uma série de trabalhos extra-classe (TECs). Neste primeiro tec são questões que destaco do Guia de trabalho para que sejam feitos por escrito e em detalhes para testarem seus conhecimentos e ignorância no tema.
Os trabalhos extra-classe pretendem também ser motivadores das discussões em grupo de estudantes, sob minha supervisão, no atendimento das 18h as 19h das terças-feiras na sala de aula.
Só para lembrar: neste horário se pretende dar prioridade: às dúvidas que ficaram das aulas dadas, e ao trabalho em grupo dos estudantes, sob supervisão do professor. Outras questões entretanto, de interesse dos alunos, poderão ser discutidas.
Aviso aos alunos pragmáticos: Nos tecs haverá questões de interesse ao aprendizado dos estudantes. Não se trata de questões que "cairão na prova", dentro daquele conhecido pacto (de mediocridade) entre alunos e professores.
Mazé
PS. Declaro ser o adjetivo usado ao pacto em questão a minha opinião pessoal e que naturalmente alunos e colegas podem divergir desta minha concepção de ensino-aprendizado em teoria e prática!
-
-
-
-
Na Aula 11 trataremos o efeito Compton no caso dos elétrons emitidos terem velocidades relativísticas.Nos livros textos os elétrons estão sempre rápidos.
Este texto do Prof. Celso Lima do IFUSP mostra que o resultado do efeito Compton não é exclusivo para elétrons com velocidades não relativísticas.
Bonito e útil! Precisa mais?
Mazé
-
Caros estudantes,
O objetivo deste primeiro questionário de avaliação da disciplina, depois de um mês de aulas, é obter subsídios sobre o ensino-aprendizado, para eventuais correções de rotas, ainda para este semestre.
Não é preciso se identificar. Devolva o questionário respondido em um envelope que estará nas aulas até o dia 31 de agosto, ou coloque no meu escaninho (M. J. Bechara, #21) no Edifício Oscar Sala.
Manifeste-se! Seja protagonista de seu ensino/aprendizado!
Mazé
-
-
Caros alunos,
O tema fará parte da disciplina de forma um tanto lateral. Ler um artigo de divulgação é um meio de obter noções básicas sobre ele.
Mazé
-
-
-
Caros alunos,
uma leitura agradável para a semana da Pátria.
Esta é a conferência feita por Bohr quando recebeu o prêmio Nobel de Física. Ela é estimulante sempre, mas para vocês pode ser também útil: tanto para os experimentos que já estão realizando na disciplina experimental, quanto para a compreensão teórica (próximo tópico de Física V).
Bom divertimento!
Mazé
-
-
-
Com critérios de correção da 1a prova
-
Com um slide a mais, relativo à proposta de de Broglie (colocado em 2/10/2012)
-
-
-
Prezados alunos,
Havia um erro na versão anterior.
Na questão 2 o potencial é kx2/2, ou seja, de um oscilador harmônico unidimensional com ponto de equilíbrio em x=0. E não kx2/e como estava na versão anterior por erro de digitação.
Bom trabalho.
Mazé
-
Prezados alunos,
leiam este comentário sobre o Nobel de Física 2012, e como ele "mostra limites" de algumas das interprtações de Copenhague para a Mecânica Quântica.
Mazé
-
-
-
Prezados alunos,
confira sua presença. Qualquer dúvida, comunique-se comigo
Bom trabalho
Mazé
-
-
-
Esta foi a "verdadeira" Aula 39, que anteriormente definida como Aula 37
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-