Programação
-
-
Notícias e avisos sobre atividades, exercícios e notas
-
-
Questões de convívio:
1. Pontualidade e presença:
a. A pontualidade é fundamental para o bom andamento da aula. Atrasos regulares devem ser avisados com antecedência. Imprevistos eventuais serão considerados caso a caso.
2. Comunicação por email:
a. Qualquer pergunta dirigida às professoras sobre seminários, conteúdo, avaliação, texto, datas, deve ser feita pessoalmente no horário da aula.
b. Dúvidas também podem ser feitas ao monitor do curso: Daniel Fidalgo <danielfidalgo15@gmail.com>
-
- 02/08: Introdução.
- 09/08: História da Arqueologia Brasileira
- 16/08: Dispersão de Homo Sapiens
- 23/08: Ocupação das Américas
- 30/08: Seminário sobre arqueologia funerária europeia e sobre afinidade populacional
- 06/09: Semana da Pátria (Não haverá aula).
- 13/09: Caçadores-coletores do Brasil
- 20/09: Caçadores-coletores e Tecnologia Lítica .
- 27/09: Sambaquis 1.
- 04/10: Sambaquis 2 (Seminário).
- 11/10: Horticultores do Sul e Sudeste (Seminário).
- 18/10: PROVA 1 (Parcial - matéria da aula de 02/08 até a aula de 20/09).
- 25/10: Horticultores do Brasil Central e Nordeste (Seminário).
- 01/11: Amazônia: domesticação de plantas e migração de pessoas (Seminário).
- 08/11: Arqueologia Histórica (Seminário).
- 15/11: Feriado.
- 22/11: Visita ao sítio Morrinhos.
- 29/11: PROVA 2 (Final - matéria da aula de 27/09 até a aula de de 22/11).
-
1. Prova 1: Conteúdo conforme indicado no cronograma, incluindo conteúdo dos seminários e dos textos indicados para leitura (Peso 1).
2. Prova 2: Conteúdo conforme indicado no cronograma, incluindo conteúdo dos seminários e dos textos indicados para leitura (Peso 1).
3. Seminário: Apresentação em grupo de no máximo 20 minutos + trabalho escrito individual, cada qual valendo metade da nota total do seminário. Apesar da apresentação ser em grupo a nota será dada individualmente. O trabalho escrito dos seminários deve ter no máximo 2 páginas em fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 11, entrelinhamento 1,5 (Peso 1).
a. Quando a parte escrita do seminário não for entregue no dia do seminário, ela poderá ser entregue impreterivelmente até a aula seguinte mas serão descontados 2 pontos.
b. Quem, por motivo justificado, não conseguir vir no dia do seu seminário poderá entregar um trabalho escrito acerca de um tema definido pelas docentes (máx. 3 páginas).
4. Exercícios de aula: Serão ministrados escritos individuais, sobre textos específicos, entregues pelo ambiente digital da disciplina (Peso 0,5).
-
04/10 - Luzia
Integrantes:
Grupo 1
Marcelo Rafael de Souza (Nº USP 8148545)
Rafael Diniz Silva (Nº USP 9760641)
Alexandre Schumacher Muraro Bizotto (Nº USP 10765079)
Grupo 2 - Sem integrantes
11/10 - Seminário 2: O Luzio (Homem de Capelinha)
Integrantes:
Grupo 1
Karina Mitsuoika (Nº USP 7659324)
Ana Clara Telis de Almeida (Nº USP 9339074)
Bruna Maria dos Santos (Nº USP 10845641)
Grupo 2
Mariana Cornassini Maschio (Nº USP 10790853)
Mateus de Almeida Pivetta (Nº USP 10703865)
Jéssica de Sousa Rodrigues (Nº USP 7612972)
25/10 - Seminário 3: Arte Rupestre na Serra da Capivara
Integrantes:
Grupo 1
Vitor Rodrigues Sant'Anna Dezani (Nº USP 10764300)
Raul Lopes de Freitas (Nº USP 10703757)
Igor Silva Miranda de Oliveira (Nº USP 10763803)
Marcos Gonçalves (Nº USP 9372012)
Grupo 2
Flávia Bonomo Ambrosio (Nº USP 4683024)
Alexandre Recoaro Martins (Nº USP 9336310)
Guilherme Salvador Alarsa (Nº USP 9826762)
Siá Lopes (Nº USP 8609073)
01/11 - Seminário 4: O Stonehenge do Amapá
Integrantes:
Grupo 1
Yasmin Quasne Osman (Nº USP 8567783)
Vitor Prado Zampa (Nº USP 8962001)
Rafael Fabiano Ruiz (Nº USP 8996009)
Grupo 2
Eduardo Ciorlia Nascimento (Nº USP 10764227)
Milena Faboci Spadafora (Nº USP 10764620)
Gabriel Vencigueri Azeredo (Nº USP 7586682)08/11 - Seminário 5: Arqueologia Quilombola
Integrantes:
Grupo 1
Larissa Damaceno (Nº USP 10703681)
Lorena Marrane dos Santos Bernardino (Nº USP 10703458)
Carolina Estevam Rodgerio (Nº USP 10764471)
Grupo 2
Livia Rosa Farias (Nº USP 10832293)Maria Eduarda Couto Nascimento (Nº USP 10703931)
Gabriel Fernandes Faustino (N º USP 10764697)
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Os dois questionários devem ser respondidos
-
Questionário para ser respondido com base nas aulas e nos textos:
ALLAN, A., ANDRADE, F., RANGEL JR, M.J. Origem e dispersão dos humano modernos. In: NEVES, W.A., RANGEL Jr, M.J. & MURRIETA, R.S.S. (orgs.) Assim caminhou a humanidade. São Paulo, Editora Palas Athena, Capítulo 7, pp. 242-280, 2015.
BUENO, L.; DIAS, A. 2015. Povoamento inicial da América do sul: contribuições do contexto brasileiro. Estudos Avançados 29(83): 119-147. Arquivo
-
Questionário para ser respondido com base nas aulas e no texto:
HOELTZ, S.E.; LOURDEAU, A.; VIANA, S.A. Um Novo Conceito de Lascamento no Sul do Brasil: debitagem laminar na foz do rio Chapecó (SC/RS). R. Museu Arq. Etn., 25: 3-19, 2015
-