• Objetivos:

    • Reconhecer a importância da educação em saúde no processo de transformação social;
    • Propor e executar uma atividade de educação em saúde.

    Justificativa:

    Educação em saúde é, segundo a Organização Mundial de Saúde, "uma combinação de experiências de aprendizagem projetadas para ajudar indivíduos e comunidades a melhorar sua saúde, aumentando seus conhecimentos ou influenciando suas atitudes". É papel da Universidade Pública gerar e transferir conhecimento à sociedade e os alunos de pós-graduação podem ter um papel importante neste processo. Atualmente o conhecimento circula por diversas tecnologias como textos, ferramentas digitais e mídias sociais e, não raro, uma combinação delas e, portanto, a Universidade deve atualizar as formas de comunicação com a sociedade. Muitos pós-graduandos cresceram já na era digital e podem colaborar na proposição de metodologias adequadas à nova era, enquanto aprimoram o conhecimento e exercitam a cidadania.

    Conteúdo:

    Conceitos, importância, princípios e objetivos da Educação em saúde; Teorias Pedagógicas; Compromisso do profissional com a sociedade; Planejamento de uma atividade de educação em saúde: diagnóstico das necessidades educativas; definição dos objetivos e público-alvo; seleção de conteúdo; seleção de métodos/técnicas; recursos instrucionais; aplicação; avaliação. 
    As aulas serão em forma de discussão e atividades práticas. Os meios instrucionais utilizados serão adaptados a cada tema, sendo os mais utilizados: datashow, computador, textos, internet entre outros. Os alunos deverão desenvolver e aplicar uma atividade educativa em saúde.

    Bibliografia:

    • World Health Organization; Regional Office for the Eastern Mediterranean. Health education: theoretical concepts, effective strategies and core competencies: a foundation document to guide capacity development of health educators, 2012. Disponível em: http://www.who.int/iris/handle/10665/119953. 
    • FAO. Epidemiología Participativa: Métodos para la recolección de acciones y datos orientados a la inteligencia epidemiológica, Roma, 82p., 2011. Disponível em: http://www.fao.org/docrep/014/i2363s/i2363s00.pdf.
    • Rogério Dias Renovato; Maria Helena Salgado Bagnato. Da educação sanitária para a educação em saúde (1980-1992): discursos e práticas. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2012 jan/mar;14(1):77-85. Disponível em: http://www.fen.ufg.br/revista/v14/n1/v14n1a09.htm. 
    • Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa nº 28, de 15 de maio de 2008.  Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária. Disponível em:  https://members.wto.org/crnattachments/2008/sps/BRA/08_1844_00_x.pdf
    • Ministério da Saúde. Fundação Nacional da Saúde. Educação em saúde: diretrizes. 2007, 70p. Disponível em: http://www.funasa.gov.br/site/wp-content/files_mf/dir_ed_sau.pdf 
    • Rocha, A.; Hochheim, J. R.; Viaro, O.; Gregori, F. Metodologia da Pesquisa-Ação: Possibilidades de aplicação na Saúde Animal e Saúde Pública Veterinária. Atas de Saúde Ambiental (São Paulo, online), ISSN: 2357-7614 – Vol. 6, JAN-DEZ, 2018, p. 85-96. Disponível em:  file:///G:/Meu%20Drive/P%C3%B3s-gradua%C3%A7%C3%A3o/Disciplinas/VPS_5749_PlanejamentoAcoesSaude/PesquisaAcao_SaudePublicaVeterinaria_ARocha.pdf
    • Diretrizes internacionais da Organização Mundial de Saúde Animal; Organização Mundial de Saúde; Codex Alimentarius sobre os temas em desenvolvimento. 
    • Legislações e orientações do Ministério da Saúde; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento sobre os temas em desenvolvimento. 
    • Outras fontes conforme os temas em desenvolvimento.

    Avaliação:

    Será sistemática e contínua, considerando a participação do estudante nas discussões e no desenvolvimento, apresentação e aplicação de uma atividade de educação.