Agenda do Curso

  • 2 agosto - 8 agosto

    • ET 01

    1) Explique por que a legitimação das diferenças situa-se entre "os aspectos de inspiração pós-moderna valorizados pelas pesquisas recentes sobre educação musical.

    2) Por que "a posição dos indivíduos, em relação à música, é frequentemente, de absoluta passividade"?

    3) Por que é questionável que "teria havido homogeneidade, em termos de "estilo geral", em épocas passadas da História"?

    4) Descreva os oito tipos de comportamento musical de Adorno, citado por Candé.

    5) Descreva e explique as quatro idades da música de Wiora.

    • Apresentação da disciplina e agendamento de práticas e seminários

  • 9 agosto - 15 agosto

    • Leitura do ET 01
    • Bianca 01
    • Webert (PR)
    • ET02:

    6) O que Schurmann fala sobre as práticas musicais na cultura indígena brasileira?

    7) Por que, segundo Menuhin, o arco e a flecha seriam ancestrais do violino?

    8)  Por que "parece prudente deixar em aberto a questão da função do prazer estético na primeira idade da música, mas não parece pertinente excluí-la"?

    9) Por que, segundo Blacking, "toda música é popular"?

    10) Segundo Wiora, quais foram os primeiros povos a desenvolver uma profissão musical organizada e como eram tratados?

  • 16 agosto - 22 agosto

    • ET03

    11) Qual a principal característica da II idade da música e onde começam?
      12) O que era a música para os pitagóricos e quais suas propriedades, segundo Candé?
        13) Por que "toda inovação [era] sujeita a uma severa marginalização", no início da civilização europeia, e qual a cisão assinalada por Schurmann nesse período?
          14) O que ocorre com a música grega, quando é absorvida pelo império romano, segundo Wiora?
            15) Como a música era considerada na China Antiga de Confúcio e quais suas relações com a cultura grega?


            • Leitura do ET 02
            • BIanca 02
            • Thiago (PR) NÃO APRESENTOU

          • 23 agosto - 29 agosto

            • ET 04:
            16) O que se entende por música ocidental, segundo Wiora, ao estabelecê-la como sua III Idade?

            17) Qual a importância da escrita musical desenvolvida na Europa?

            18) Explique as peculiaridades da música ocidental assinaladas por Wiora.

            19) Explique a "evolução como processo" na música europeia.

            20) Por que a Igreja baniu os intrumentos musicais até o século XII?

            • Bianca 03
            • Leitura do ET 03
            • Ivan (PR)

          • 30 agosto - 5 setembro

            • Bianca 04
            • Webert (PR)
            • Leitura do ET 04
            • ET05

            21) Em que consiste o pioneirismo de Guillaume de Machaut?

            22) Explique a diferença entre as profissões de músico da corte e de jograis, menestréis e músicos ambulantes, e suas implicações como meio de vida, segundo Raynor.

            23) Por que ao desenvolvimento da escrita musical, segundo Wiora, correspondeu uma perda do papel produtivo do executante?

            24) Explique o que Lechter chama de "concepção arquitetônica da música" e quais suas consequências na prática musical, a partir do século XVII.

            25) Por que nesse período "desenvolveu-se (...) uma vida musical independente de funções cotidianas" e em que termos?


          • 6 setembro - 12 setembro

            Semana da Pátria. Não haverá aula.

          • 13 setembro - 19 setembro

            • B5
            • Thiago (PR)
            • ET 06

            ET06

            26) Explique a "desintegração dos últimos elementos objetivos" que se opera no século XIX, segundo Lechter.

            27) Por que o Lied, segundo Leuchter, é "uma das formas mais significativas" do século XIX?

            28) Por que a "separação da música das funções cotidianas levou à criação de salas de concerto"?

            29) Qual a principal razão por que Schurmann considera que o sistema tonal consumaria uma linguagem musical?

            30) De que maneira o cantochão "garante uma certa sobrevivência da música da civilização grego-romana"?

          • 20 setembro - 26 setembro

            • B6
            • Thiago (PR)
            • ET 07

            31) O que explicaria em parte a "riqueza de funções sociais da música da terceira idade"?

            32) Descreva os dois processos apontados por Wiora na IV idade, que decorreram da diáspora da música europeia pelo mundo.

            33) O que contribuiu para a formação de um público mundial?

            34) Enumere e explique 5 contradições que surgem na IV idade.

          • 27 setembro - 3 outubro

            • B7
            • Webert (PR)
            • FV 01: Koellreuter e a música transparente (parte 1, até 33:08)

          • 4 outubro - 10 outubro

            • B 8 (PR)
            • Ivan (PR)
            • FV 01 (cont.): de 33':08" em diante
            • Leitura do ET 07

          • 11 outubro - 17 outubro

            • FV 02 (Teca sobre Koellreuter). Clique .
            • Leitura do ET 07
            • Fantasia (Disney)

          • 18 outubro - 24 outubro

            • B9
            • Thiago (PR)
            • ET 08:

            ET 08

            35) Descreva e explique os seis aspectos referentes às descobertas eletro-acústicas, assinalados por Wiora.

            36) Como Harnoncourt explica o culto ao passado em consequência do distanciamento da música dita séria contemporânea?

            37) O que a Flauta Mágica de Mozart teria como traço principal que foi perdido na IV idade?

            38) Quais os principais os principais fetiches que Adorno afirma dominarem a música? Explique cada um deles.

          • 25 outubro - 31 outubro

            • Greve

          • 1 novembro - 7 novembro

            • B 10
            • Webert (PR)
            • Leitura do ET 08
            • FV 03 (Petraglia)
            • ET 09:

            39) Quais as consequências do processo de desconcentração e de incapacidade de apreender a totalidade?

            40) Explique o que Harnoncourt critica na educação musical atual.

            41) Descreva e explique as seis observações introdutórias de Bellard-Freire cuja finalidade é delinear algumas características gerais do ensino superior de música.

            42) Qual a consequência da centralização do universo musical dos cursos superiores de música nos modelos de um período determinado?

            43) Qual a consequência na função de Comunicação da concepção de verdade transmitida como modelo estático e cristalizado?

          • 8 novembro - 14 novembro

            • Estágios 
            • Leitura do ET 09
            • FV 04
            • ET 10

            44) Por que considerar arte ou música como linguagem é uma questão polêmica?

            45) De que maneira o estrelismo social esvazia a música de seus significados simbólicos?

            46) Como a Universidade se omite de seu papel de formação global do indivíduo?

            47) Como a reprodução de repertórios de outras épocas serviria também para conservar relações sociais e econômicas dessas épocas?

            48) Por que a aparente isenção politica dos currículos é enganosa?

          • 15 novembro - 21 novembro

            Proclamação da República. Não haverá aula.

          • 22 novembro - 28 novembro

            Não haverá aula. Livre-Docência do MC.

          • 29 novembro - 5 dezembro

            ET 11

            49) Por que questionar os currículos de graduação em música é questionar seus papel social?

            50) Qual a forma dupla que agem os professores dos cursos de graduação em música?

            51) O que é dialética?

            52) Explique cada uma de suas características?

            53) Descreva e explique os sete princípios propostos pela autora para a aplicação no ensino da música.

            54) O que significa pedagogia da divergência, segundo Gadotti?


          • 6 dezembro - 12 dezembro

            ET 12

            55) Quais as áreas de estudo sugeridas pela autora? Explique cada uma delas.

            56) Quais as áreas de estudo que você proporia? Explique cada uma.

            57) O que significa a função orgânica do professor, segundo Gramsci?

            58) Qual o papel do professor, segundo Gadotti?

            59) Quais as consequências de resgatar-se a implicação política do ensino e abandonar-se conteúdos pretensamente neutros?

            60) O que a autora quer dizer com "aparente neutralidade em que os cursos de música, frequentemente, se colocam"?