Agenda do Curso
-
- ET (0,5) =
- Práticas (0,5)
- SE (0,5)
- Bianca (?)
- Portfólio (?)
- ET (0,5) =
-
- ET 01
1) Explique por que a legitimação das diferenças situa-se entre "os aspectos de inspiração pós-moderna valorizados pelas pesquisas recentes sobre educação musical.
2) Por que "a posição dos indivíduos, em relação à música, é frequentemente, de absoluta passividade"?
3) Por que é questionável que "teria havido homogeneidade, em termos de "estilo geral", em épocas passadas da História"?
4) Descreva os oito tipos de comportamento musical de Adorno, citado por Candé.
5) Descreva e explique as quatro idades da música de Wiora.
- Apresentação da disciplina e agendamento de práticas e seminários
- ET 01
-
- Leitura do ET 01
- Bianca 01
- Webert (PR)
- ET02:
6) O que Schurmann fala sobre as práticas musicais na cultura indígena brasileira?
7) Por que, segundo Menuhin, o arco e a flecha seriam ancestrais do violino?
8) Por que "parece prudente deixar em aberto a questão da função do prazer estético na primeira idade da música, mas não parece pertinente excluí-la"?
9) Por que, segundo Blacking, "toda música é popular"?
10) Segundo Wiora, quais foram os primeiros povos a desenvolver uma profissão musical organizada e como eram tratados?
-
- ET03
11) Qual a principal característica da II idade da música e onde começam?- Leitura do ET 02
- BIanca 02
- Thiago (PR) NÃO APRESENTOU
- ET03
-
- ET 04:
17) Qual a importância da escrita musical desenvolvida na Europa?
18) Explique as peculiaridades da música ocidental assinaladas por Wiora.
19) Explique a "evolução como processo" na música europeia.
20) Por que a Igreja baniu os intrumentos musicais até o século XII?
- Bianca 03
- Leitura do ET 03
- Ivan (PR)
-
- Bianca 04
- Webert (PR)
- Leitura do ET 04
- ET05
21) Em que consiste o pioneirismo de Guillaume de Machaut?
22) Explique a diferença entre as profissões de músico da corte e de jograis, menestréis e músicos ambulantes, e suas implicações como meio de vida, segundo Raynor.
23) Por que ao desenvolvimento da escrita musical, segundo Wiora, correspondeu uma perda do papel produtivo do executante?
24) Explique o que Lechter chama de "concepção arquitetônica da música" e quais suas consequências na prática musical, a partir do século XVII.
25) Por que nesse período "desenvolveu-se (...) uma vida musical independente de funções cotidianas" e em que termos?
- Bianca 04
-
Semana da Pátria. Não haverá aula.
-
- B5
- Thiago (PR)
- ET 06
ET06
26) Explique a "desintegração dos últimos elementos objetivos" que se opera no século XIX, segundo Lechter.
27) Por que o Lied, segundo Leuchter, é "uma das formas mais significativas" do século XIX?
28) Por que a "separação da música das funções cotidianas levou à criação de salas de concerto"?
29) Qual a principal razão por que Schurmann considera que o sistema tonal consumaria uma linguagem musical?
30) De que maneira o cantochão "garante uma certa sobrevivência da música da civilização grego-romana"?
-
- B6
- Thiago (PR)
- ET 07
31) O que explicaria em parte a "riqueza de funções sociais da música da terceira idade"?
32) Descreva os dois processos apontados por Wiora na IV idade, que decorreram da diáspora da música europeia pelo mundo.
33) O que contribuiu para a formação de um público mundial?
34) Enumere e explique 5 contradições que surgem na IV idade.
-
- B7
- Webert (PR)
- FV 01: Koellreuter e a música transparente (parte 1, até 33:08)
-
- B 8 (PR)
- Ivan (PR)
- FV 01 (cont.): de 33':08" em diante
- Leitura do ET 07
-
- FV 02 (Teca sobre Koellreuter). Clique
.
- Leitura do ET 07
- Fantasia (Disney)
- FV 02 (Teca sobre Koellreuter). Clique
.
-
- B9
- Thiago (PR)
- ET 08:
ET 08
35) Descreva e explique os seis aspectos referentes às descobertas eletro-acústicas, assinalados por Wiora.
36) Como Harnoncourt explica o culto ao passado em consequência do distanciamento da música dita séria contemporânea?
37) O que a Flauta Mágica de Mozart teria como traço principal que foi perdido na IV idade?
38) Quais os principais os principais fetiches que Adorno afirma dominarem a música? Explique cada um deles.
-
- Greve
-
- B 10
- Webert (PR)
- Leitura do ET 08
- FV 03 (Petraglia)
- ET 09:
39) Quais as consequências do processo de desconcentração e de incapacidade de apreender a totalidade?
40) Explique o que Harnoncourt critica na educação musical atual.
41) Descreva e explique as seis observações introdutórias de Bellard-Freire cuja finalidade é delinear algumas características gerais do ensino superior de música.
42) Qual a consequência da centralização do universo musical dos cursos superiores de música nos modelos de um período determinado?
43) Qual a consequência na função de Comunicação da concepção de verdade transmitida como modelo estático e cristalizado?
-
- Estágios
- Leitura do ET 09
- FV 04
- ET 10
44) Por que considerar arte ou música como linguagem é uma questão polêmica?
45) De que maneira o estrelismo social esvazia a música de seus significados simbólicos?
46) Como a Universidade se omite de seu papel de formação global do indivíduo?
47) Como a reprodução de repertórios de outras épocas serviria também para conservar relações sociais e econômicas dessas épocas?
48) Por que a aparente isenção politica dos currículos é enganosa?
-
Proclamação da República. Não haverá aula.
-
Não haverá aula. Livre-Docência do MC.
-
ET 11
49) Por que questionar os currículos de graduação em música é questionar seus papel social?
50) Qual a forma dupla que agem os professores dos cursos de graduação em música?
51) O que é dialética?
52) Explique cada uma de suas características?
53) Descreva e explique os sete princípios propostos pela autora para a aplicação no ensino da música.
54) O que significa pedagogia da divergência, segundo Gadotti?
-
ET 12
55) Quais as áreas de estudo sugeridas pela autora? Explique cada uma delas.
56) Quais as áreas de estudo que você proporia? Explique cada uma.
57) O que significa a função orgânica do professor, segundo Gramsci?
58) Qual o papel do professor, segundo Gadotti?
59) Quais as consequências de resgatar-se a implicação política do ensino e abandonar-se conteúdos pretensamente neutros?
60) O que a autora quer dizer com "aparente neutralidade em que os cursos de música, frequentemente, se colocam"?