Psicologia
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Geral: Propiciar fundamentação teórica e técnica no campo da orientação profissional, visando o atendimento em um processo de orientação, destinado a pessoas que apresentam problemas relativos a escolhas quanto aos estudos e/ou trabalho. Específicos: Propiciar o conhecimento de práticas de orientação profissional utilizadas no atendimento específico ao adolescente que cursa ou conclui o 2º grau e aspira à carreira universitária; Proporcionar o conhecimento de teorias e práticas empregadas em diversos contextos e com pessoas em diferentes momentos do ciclo vital; Estimular a definição de uma postura profissional de atuação em orientação, com visão crítica, frente à velocidade das mudanças que estão ocorrendo no mundo do trabalho.
Ampliar as possibilidades de atuação docente dos pós-graduandos no ensino superior apoiadas nos recursos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Desenvolver competências relacionadas à produção científica dos pós-graduandos apoiadas nos recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TDICs). Assegurar o acesso às teorias educacionais necessárias à compreensão da prática docente e favorecedoras do desenvolvimento de ações educativas sustentadas em modos atualizados de se abordar os conteúdos e em novas maneiras didáticas de ensiná-los.
A presente disciplina é de caráter optativo e tem como propósito introduzir o aluno nos aspectos relativos à produção científica em Psicologia. Até o final do presente semestre esperamos que os alunos sejam capazes de: I. Identificar a amplitude e a diversidade de pesquisas desenvolvidas no Departamento de Psicologia e Educação; II. Identificar e discutir as perspectivas teórico-metodológicas das pesquisas produzidas no Departamento de Psicologia e Educação; III. Discutir o modo de produção de conhecimento em Psicologia; IV. Escolher um tema/objeto de pesquisa e discutir sobre a produção científica recente relacionada a esse, a partir de um levantamento e revisão de literatura na área.
8. Objetivos: Geral: Compreensão e aplicação da abordagem evolucionista ao estudo do comportamento, particularmente, do pressuposto de que o comportamento está sujeito a algum nível de determinação genética. Específico: Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de descrever, quantificar e interpretar dados de observação direta e experimental do comportamento animal, incluindo humano; elaborar questões e experimentos para testá-las em termos dos conceitos etológicos básicos; compreender os conceitos básicos da genética e explicar de que maneira os genes influenciam o comportamento e outras características biológicas; discutir as contribuições dos componentes genéticos e ambientais do comportamento; ler e interpretar artigos que utilizem conceitos de etologia e genética.

Objetivo geral e específicos da disciplina:

Geral: Promover o desenvolvimento de habilidades de investigação, desde a definição de um problema de pesquisa relevante para a literatura científica de Psicologia, até a elaboração completa de um projeto de pesquisa. 


Específicos: Ao final da disciplina, o aluno deve estar apto a: 

 - Definir um problema de pesquisa a partir de um tema relevante para a literatura científica em Psicologia; 

- Revisar a literatura científica pertinente ao problema, fundamentando teoricamente a escolha das variáveis e justificando a relevância do problema de pesquisa; 

- Identificar os métodos de pesquisa pertinentes para responder ao problema de pesquisa definido; 

- Definir os passos de um processo de coleta e análise de dados, de acordo com a metodologia escolhida; 

- Refletir sobre os aspectos éticos envolvidos na condução de uma pesquisa com seres humanos e/ou animais não humanos; 

- Redigir um projeto de pesquisa.


1. Fornecer ao aluno um conhecimento teórico-prático dos métodos psicofísicos clássicos. 2. Possibilitar ao aluno reconhecer e identificar os problemas que podem ser estudados através destes métodos. 3. Possibilitar ao aluno um conhecimento prático de como aplicar e usar estes métodos e como interpretar seus resultados. 4. Fornecer ao aluno um conhecimento teórico-prático dos métodos psicofísicos modernos. 5. Possibilitar ao aluno a aplicação de diferentes escalas psicofísicas a diferentes problemas psicológicos. 6. Fornecer ao aluno condições de reconhecer as situações e problemas que podem ser estudados através destes métodos. 7. Possibilitar ao aluno a identificação das principais variáveis que afetam a estabilidade das escalas psicofísicas. 8. Possibilitar ao aluno um conhecimento dos procedimentos de cálculos do expoente da função de potência. 9. Possibilitar ao aluno um conhecimento geral e específico dos principais tópicos em percepção que são estudados com estes métodos psicofísicos modernos. 10. Fornecer ao aluno condições de identificar a importância do estudo da percepção e psicofísica no quadro geral da ciência psicológica.
Ampliar e aprofundar as discussões iniciadas nas disciplinas Tópicos em Comunicação Animal com enfoque nas tecnologias para caracterização da comunicação acústica em paisagens sonoras. Apresentar conceitos da física e psicofísica sonora, tipologia de sons animais e caracterização de seus sinais, funções de comunicação e ferramentas para monitoramento e análise bioacústica, com uma introdução ao uso de programas de análise sonora (ex: Raven, Wavesynt, Sonic Visualizer e outros).

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