Programação

  • A atividade extra-classe será a realização de uma video-aula a ser colocada no youtube sobre um tema qualquer relacionado ao eletromagnetismo. Esta video-aula deve ter entre 7 e 10 minutos de duração e pode usar qualquer recurso gráfico disponível e de conhecimento do grupo. O foco da video-aula são alunos de ensino médio ou professores de física de ensino médio. Portanto, fiquem atentos à linguagem e à matemática utilizada.

    As datas importantes do projeto são:

    • 28 de setembro - data limite para formação dos grupos e apresentação do tema que será abordado e uma breve descrição deste tema
    • 19 de novembro - entrega (opcional) de uma versão preliminar do vídeo para apreciação geral da turma e comentários
    • 3 de dezembro - entrega da versão final do vídeo para avaliação e nota

    Sobre os grupos

    Os grupos podem ter até 4 participantes. Apesar do trabalho poder ser feito individualmente, isto não é encorajado por sobrecarregar a pessoa.

    Nem todos precisam aparecer no vídeo, mas deve ficar clara a participação de cada um no processo de produção, seja como ator, roterista, diretor, editor, ou qualquer outra atividade. A nota do trabalho será composta de 50% de uma nota global do vídeo e 50% do trabalho individualizado de cada membro da equipe.

     A entrega dos membros do grupo e do tema do que será abordado será feita por preenchimento do formulário no formulário mostrado no link no final deste texto, até o dia 28 de setembro. 

    Sobre a entrega dos vídeos

    Tanto a versão preliminar do vídeo quanto a versão final devem ser feitas através de upload no YouTube. Caso o grupo não queira deixar o vídeo público, no momento do upload, você pode marcar o vídeo como "unlisted". Além de fazer o upload do vídeo, escolha um título adequado, bem como uma boa descrição do vídeo, como se fosse realmente um trabalho que estaria disponível para todos.

    A versão preliminar do vídeo pode ser postada até o dia 19 de novembro. Esta versão preliminar é opcional, mas pode ajudar o grupo com dicas que podem melhorar o trabalho final. O link para o vídeo será postado no fórum de discussão, em resposta a uma discussão que será aberta pelo professor. Os comentários para o vídeo devem estar abertos e tanto os alunos como professor e monitor podem comentar a vontade de modo a dar sugestões e tirar dúvidas, que podem ser utilizadas para realizar correções e melhoramentos para a versão final.

    A versão final deve ser postada no YouTube até o dia 3 de dezembro e o link para o vídeo deve ser postado também no fórum de discussão, em resposta a uma discussão aberta pelo professor. Nesta entrega, o grupo deve também indicar ao professor qual foi a participação de cada membro da equipe para a avaliação e atribuição de nota.