Diagrama de temas

  • Atividade 1: Trabalho Aplicativo em Grupos

    Instruções: 

    O trabalho colaborativo em grupos tem por finalidade desenvolver o conhecimento e a capacidade de aplicação de estratégias de ensinagem pelos cursistas.

     (i) O tema para o desenvolvimento do trabalho será de livre escolha do grupo. Após a escolha do tema, o grupo deverá:

    • Selecionar duas estratégias de ensinagem, que deverão ser aplicadas como estratégias para a apresentação do conteúdo do trabalho.
    • As estratégias de ensinagem a serem escolhidas estarão entre as 20 estratégias apresentadas no texto ESTRATÉGIAS DE ENSINAGEM de Leonir Pessate Alves e Léa da Graças Camargo Anastasiou, disponível em: 

    http://www.dca.iag.usp.br/www/material/ritaynoue/PAE/Estrategias_de_Ensinagem_Completo.pdf. (O texto será também postado na plataforma Moodle do STOA USP.)

     (ii) Uma das duas estratégias a serem selecionadas pelos grupos, necessariamente deverá estar entre as cinco indicadas abaixo:

    1. Aula expositiva e dialogada (Estratégia de Ensinagem 

    2. Mapa Conceitual (Estratégia de Ensinagem 

    3. Solução de Problemas (Estratégia de Ensinagem 

    4. Seminário (Estratégia de Ensinagem 

    5. Estudo de Caso (Estratégia de Ensinagem 

     

    • A segunda estratégia será de livre escolha do grupo. (o grupo poderá escolhe dentre as outras 15 estratégias do texto);
    • Nenhuma estratégia poderá coincidir entre os grupos. A seleção das estratégias ocorrerá no segundo dia de aula. 


    DESCRIÇÃO DAS 02 ATIVIDADES DO TRABALHO APLICATIVO EM GRUPOS:

     O trabalho aplicativo em grupos é composto por duas etapas:


    ATIVIDADE 1 : (Peso 2)

    • Um curso deverá ser desenvolvido na plataforma Moodle do Stoa USP com o tema do trabalho escolhido pelo grupo.
    • Os grupos deverão planejar e elaborar um curso online para ser testado e avaliado pelos colegas.
    • O grupo deverá desenvolver um plano de trabalho para o desenvolvimento do curso online, envolvendo t dos os membros do grupo, para ser entregue até a data da 2ª aula.
    • Os participantes serão alocados para atividades com as quais tenham mais afinidade e interesse e permitirá que TODOS os membros do grupo tenham responsabilidades no desenvolvimento do curso online.

     

    A Avaliação da ATIVIDADE 1 (Curso desenvolvido na Plataforma Moodle do Stoa USP):

    Avaliação dos cursistas: Será fornecido aos alunos um formulário de avaliação para cada curso apresentado. Este formulário será fornecido no início do curso, para que todos conheçam os critérios de avaliação adotados para os cursos que serão desenvolvidos pelos grupos.

    A avaliação será feita com base nos quatro parâmetros para a construção de materiais educacionais digitais baseados no design pedagógico: Imagem, Navegação, Interação e Interatividade e, por fim, Organização de Conteúdo. (Este conteúdo será abordado na palestra 2 desta disciplina)

     

    Avaliação 360º do Grupo: Será fornecido o Formulário de Avaliação 360º para cada membro do grupo. Cada membro do grupo terá seu trabalho avaliado pelos outros participantes através deste formulário.

     

    Considerações importantes para avaliação dos cursos EAD:

    • A transferência de conhecimento deverá ser acompanhada de: Avaliações parciais e/ou exercícios práticos que possam avaliar o quanto cada aula atingiu o objetivo de transferência de conhecimento, conforme orientado no detalhamento desta atividade.
    • Observe que o conhecimento passa, neste modelo, a ser uma mercadoria que será acessível para pessoas de diferentes faixas etárias, com diferentes objetivos, portanto, o curso deve apresentar:

    üUma boa definição do público-alvo é objeto da avaliação

    üIncluir, sempre que aplicável, formação mínima anterior, pré-requisitos, etc.

     

    Sugestão de Estrutura para o curso online:

    ·    Definir um título para o curso, que deverá constar na página de apresentação;

    ·    Com base no conteúdo, definir uma ementa e postar na página de apresentação;

    ·    Postar na plataforma Moodle do STOA USP:

    üPlanejar e disponibilizar o Plano de aula (o mesmo da apresentação do seminário);

    üGravar um breve vídeo de apresentação do curso para postar. (de 3 a 5 minutos)

    üMaterial didático para leitura: O grupo deverá redigir um material didático (apostila)sobre o conteúdo escolhido, com no mínimo 8 e no máximo 10 páginas.

    üLeitura complementar 1: o grupo deverá selecionar um artigo/texto sobre o tema escolhido para utilizar como base para o desenvolvimento do trabalho e disponibilizar na plataforma Moodle do STOA USP.

    üUm vídeo complementar (youtube, por exemplo, ou outra fonte)

    üUma pergunta sobre o material didático, que deverá ser respondida e postada pelos alunos.

    üUma proposição para Fórum de discussão de conteúdo, que deverá ser debatida pelos estudantes.

    üUm questionário para a avaliação: este questionário deverá ser liberado para acesso somente no dia da apresentação de cada grupo. Será respondido pelos alunos em sala de aula.

     

    ATIVIDADE 2 : (Peso 2) Apresentação e condução do Trabalho (Seminário): A avaliação será de acordo com as seguintes dimensões:

    üPlanejamento: o plano de aula deverá ser entregue com uma semana de antecedência p/ a Profª.Irene (um modelo será disponibilizado no AVA); e

    üEstratégias de condução do trabalho: Aplicação das estratégias de ensinagem selecionadas pelo grupo.


    OBS: UTILIZAR EFETIVAMENTE OS ALUNOS/GRUPOS DESTA DISCIPLINA PARA SIMULAR A APLICAÇÃO DAS  ESTRATÉGIAS EM SALA DE AULA.


    Avaliação da ETAPA 2 (Apresentação do Seminário): Os alunos irão avaliar o conteúdo e as estratégias de condução do trabalho aplicativo. Serão fornecidas cópias do formulário de avaliação aos alunos.

     

    REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO

    Tempo total de apresentação: 2h00 por grupo, divididas em:

    üApresentação do Seminário: mínimo de 60 minutos e máximo de 1h20min

    üApresentação do curso do Moodle: mínimo de 15min

    üAplicação de exercícios (prática no AVA: no máximo 15 minutos)

    üAvaliação a ser realizada pelos alunos no AVA: no máximo 10 minutos


    ·    Elaborar o curso no Moodle com antecedência (será preciso tempo para gerar senha, fazer inscrições, etc.);

    ·   Disponibilizar o curso no Moodle com 1 (uma) semana de antecedência para que os colegas possam acessar o conteúdo e dar feedback no dia da apresentação do curso;

    ·     O grupo responsável pelo seminário deverá entregar com uma semana de antecedência:

    üPlano de Aula;

    üEstratégias de condução do trabalho (apresentação)

     

    OBS: O tempo de apresentação será também critério de avaliação para as duas atividades avaliativas.

  • Direitos Autorais na Música em tempos de Internet

    Após ter acesso aos conteúdos aqui disponibilizados, espera-se que o aluno compreenda perfeitamente o conceito de Direitos Autorais e entenda sobre a legislação vigente no Brasil acerca deste tema. Nesta plataforma online, pode-se acessar o plano de aula detalhado, com os tópicos a serem abordados em cada umas das atividades propostas. Além disso, consta um material didático para leitura, o qual aborda os seguintes tópicos: "Breve histórico da indústria fonográfica", "Os direitos autorais", "A pirataria física e a pirataria digital", "Compartilhamento de músicas" e "Especificidades em direito autoral: uma comparação entre o Brasil e países desenvolvidos".

    Por fim, o aluno encontrará  uma proposta de atividade, que deve ser realizada e postada até o dia 17/04/2015, e uma enquete, que deverá ser realizada e postada até o dia 15/04/2015, às 10h . Para tal, deve-se responder uma pergunta sobre o material didático disponibilizado. Em seguida, convidamos a todos para participar do Fórum de discussão de conteúdo.
  • Políticas Públicas: Conceitos Básicos

    Com o conteúdo programático, vídeos e atividades, espera-se que o aluno compreenda um pouco mais sobre Políticas Públicas e seus conceitos básicos, assim podendo debater e fazer as atividades sugeridas. Plataforma Online: pode-se acessar todos os conteúdos programáticos sobre Políticas Públicas: Conceitos Básicos, desde: Plano de Aula detalhado, Vídeos sobre a aula e um vídeo complementares, Material didático, Artigos relacionados ao tema em debate e por fim ficará de responsabilidade do aluno responder a perguntas e um questionário.

    A pergunta será liberada para a resposta dia 17/04/2015 e será fechado no sistema no dia 01/05/2015

    Finalmente, depois da apresentação do seminários os alunos vão encontrar um Questionário que deverá ser respondido até o dia 10/05/2015.

  • Aprendizagem Baseada em Problema

    O conteúdo da disciplina será disponibilizado em duas partes: primeiro você terá acesso ao plano de aula, vídeo de apresentação, material didático, vídeo obrigatório e vídeo complementar. Além desses materiais de estudo, um questionário para verificar a fixação sobre seus conhecimentos da técnica ABP ou PBL e uma enquete para saber seu conhecimento prévio sobre PBL estão abertos para resposta. Após a aula do dia 08 de maio, será disponibilizado um artigo complementar e uma pergunta para sabermos sua opinião sobre a técnica.

    No dia da aula, não se esqueça de trazer materiais que possam ajudar a obter informações sobre a situação problema que será proposta.

    O questionário contendo 5 questões e a enquete estarão abertos para resposta entre os dias 30 de abril e 8 de maio. 

    Após a aula de PBL, a pergunta estará aberta entre os dias 8 e 11 de maio para resposta.

    Contamos com a sua participação!

  • Inovação

    O curso de Inovação será divido em duas partes. 

    A primeira será online, e será disponibilizado o plano de aula, o vídeo de apresentação da disciplina, materiais complementares e a situação problema.

    A situação problema levará o aluno a refletir sobre como ajudar a empresa Paperpix a passar por um momento de dificuldade. Espera-se que o aluno identifique o principal problema da organização e levante hipóteses sobre como resolvê-lo, e então poste a atividade pré- aula até as 12:00 hs do dia 15/05/2015.

    A segunda parte do curso acontecerá na aula do dia 15/05. Nesta aula os grupos de alunos já divididos para a disciplina de Didática serão levados a refletir sobre conteúdos relevantes de Inovação por meio das técnicas de Aprendizagem Baseada em Problema e Mapa Conceitual.

    Os materiais didáticos serão disponibilizados apenas após a aula do dia 15/05, para evitar influencia na aplicação do PBL.

    É importante que os alunos levem na aula materiais que os auxiliem na resolução do problema e ao menos um computador por grupo.

  • GRUPO 5 - Método do Caso e Workshop (Sucos do Bem)

    Nesta aula serão aplicadas as estratégias de ensinagem Método do Caso e Workshop. Assim, encontram-se disponíveis um Material Didático a respeito das estratégias, juntamente com o Plano de Aula e o Vídeo de Apresentação.

    Após a leitura desse material, é fundamental a leitura do caso a ser analisado, da empresa Sucos do Bem. A leitura do caso é requisito básico para a aplicação das estratégias.

    Também estão disponíveis materiais e vídeos complementares a respeito das estratégias, bem como material didático complementar para auxiliá-los com os conceitos de Marketing apresentados pelo caso.

    Por fim, foi aberto um fórum de discussão para o diálogo prévio a respeito do caso, bem como um questionário a respeito das estratégias a ser respondido até 22/05 às 13h30, data e horário de início da aula.