Programação

  • 2018 Metodologia de Ensino: Fundamentação Teórica e Estratégica

  • Programa

  • 1a. aula - 13/03

    • Apresentação da Disciplina/Objetivos/Seminários

    • Vídeo – Sociedade dos Poetas Mortos

  • 2a. aula - 20/03

    • Discutir as categorias de educação com base no filme: Representações de espaço e tempo escolares
    • Reflexão do filme/ Educação tradicional versus educação crítica

  • 3a. aula - 27/03

    • Pilares da Educação - Jacques Delors

    • Para atribuir um título a este relatório, a Comissão recorreu a La Fontaine e a uma das suas fábulas “O lavrador e seus filhos”: 

      Evitai (disse o lavrador) vender a herança,

       Que de nossos pais nos veio

       Esconde um tesouro em seu seio.” 

       Educação, isto é, tudo o que a Humanidade aprendeu acerca de si mesma. Atraiçoando um pouco o poeta, que pretendia fazer o elogio do trabalho, podemos pôr na sua boca estas palavras:

       “Mas ao morrer o sábio pai 

      Fez-lhes esta confissão: 

      — O tesouro está na educação.”


       Jacques Delors

       Presidente da Comissão da Unesco

  • 4a. aula - 03/04

    • Saberes necessários à educação – Edgard Morin


    Os Sete Saberes indispensáveis enunciados por Morin — As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão; Os princípios do conhecimento pertinente; Ensinar a condição humana; Ensinar a identidade terrena; Enfrentar as incertezas; Ensinar a compreensão; e A ética do gênero humano — constituem eixos e, ao mesmo tempo, caminhos que se abrem a todos os que pensam e fazem educação, e que estão preocupados com o futuro das crianças e adolescentes.

  • 5a. aula - 10/04

    • Pressupostos do Ensino Superior: um diálogo com paradigmas

      História do Ensino Superior no Brasil

      Legislação atual do ensino superior brasileiro

      Lei de Diretrizes e Bases para a Educação (LDB - Lei nº 9.394/1996)

      Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de graduação e o perfil do egresso do curso

  • 8a. aula - 08/05

    Seminário

    • Didática no Ensino Superior

    GRUPO 1: Caroline Sikota, Juliana, Mariana de Carvalho, Mariana de Magalhães

  • 9a. aula -15/05

    Seminário
    • O processo de comunicação e educação: pressupostos, fundamentos e elementos constitutivos. Comunicação verbal e não verbal

    GRUPO 2: Caroline Santana, Gustavo, Helena, Mariana Ruocco, Veronique

  • 10a. aula - 22/05

    • Educação e Redes Sociais

  • 11a. aula - 29/05

    Seminário

    • Metodologias ativas
    GRUPO 3: Amanda, Paula, Renan, Samuel, Silvia

  • 12a. aula - 05/06

    Seminário

    • PBL X Problematização: a construção do conhecimento
    GRUPO 4: Aline, Geni, Manuella, Marianna Yamaguchi, Sheila

  • 13a. Aula 12/06

    Seminário

    • Avaliação
    GRUPO 5: Ana Laura, Silvio, Josiane,Mariana

  • 14a. aula - 19/06

    Avaliação

    Auto avaliação / síntese / avaliação da disciplina

  • LEITURAS COMPLEMENTARES