Odontologia Social
Propiciar ao aluno 1. aproximação com as bases teóricas das políticas e dos sistemas de proteção social, sua emergência nas sociedades industriais modernas e seu percurso no Brasil; 2. as correlações entre política social e as teorias de justiça; 3. as definições da promoção da saúde e as ligações com sistemas de proteção social; 4. a evolução do pensamento sócio-sanitário e impactos na organização dos serviços de saúde; 5. a contemporaneidade e os desafios teórico-práticos para a efetivação das políticas de promoção da saúde a partir dos determinantes distais e com foco na intersetorialidade, abordando as políticas relacionadas à Segurança Alimentar e Nutricional e ao Envelhecimento e Proteção social.
1. Formar e qualificar os profissionais para o ensino, proporcionando-lhes o suporte teórico, metodológico e prático necessários ao exercício do ensino presencial e na educação à distância (EAD), habilitando-os a desenvolver competências para lidar com situações de ensino universitário e com as dinâmicas do mundo acadêmico. 2. Os participantes (alunos e professores) terão oportunidade de desenvolver as Competências Pedagógicas necessárias à atuação de ensino ao estudar e debater problemas e questões relacionadas à docência, e a organização curricular e aos aspectos pedagógicos e didáticos. 3. Os atores empenhar-se-ão em criar condições em sala de aula e na leitura dirigida para desenvolver habilidades de planejamento e coordenação de processos de melhoria da prática pedagógica, da postura e a utilização da tecnologia educacional, revendo sua ação docente e buscando formas para torná-la mais eficiente.
O objetivo da disciplina é promover a discussão a respeito das diferentes metodologias de ensino a serem utilizadas na atenção à saúde, com o objetivo de promover uma aprendizagem significativa, que induza a uma reflexão crítica sobre as práticas dos profissionais em situações reais, tomando-se como referência as necessidades de saúde das pessoas e das comunidades onde estes profissionais atuam.