Programação

  • Aula 1 - 1º de março

    Apresentação do programa

    Leitura e discussão do texto

    Falkenberg MB, Mendes TPL, Moraes EP, Souza EM. Educação em saúde e educação na saúde:

    conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciência & Saúde Coletiva, 19(3):847-852, 2014


  • Aula 2 - 8 de março

    Eixo Necessidades de saúde

    Leitura em sala de aula  e discussão da Fábula dop mito do cuidado 

    Boff L. A Fábula-mito do cuidado. In: _____Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. São Paulo: Vozes, 2000. p.45-46


    Leitura obrigatória

    1.      AYRES, JR de CM. Cuidado e Humanização das Práticas de Saúde. In: Humanização dos Cuidados em Saúde: conceitos, dilemas e práticas. Org.: Deslandes, SF. Rio de Janeiro: Ed. FIOCRUZ, 2006.


    Leitura complementar                                                                                       

    Mattos, RA. A integralidade na prática (ou sobre a prática da integralidade). Cad. Saúde pública, 20(5): 1411-1416, set-out, 2004.

    Mattos RA. Integralidade e a formulação de políticas específicas de saúde. In: Pinheiro R, Mattos RA (org) Construção da integralidade: cotidiano, saberes e práticas em saúde. Rio de Janeiro, UERJ,IMS: ABRASCO, 2003. P 45-59.

    Mattos RA. Os sentidos da integralidade: algumas reflexões acerca de valores que merecem ser defendidos. In Pinheiro R, Mattos RA (org) Os sentidos da integralidade na atenção à saúde. 8 ed. Rio de Janeiro, CEPESC,IMS/UERJ, ABRASCO, 2009. p43-68.

  • Aula 3 - 15 de março

    Necessidades de saúde


    Leitura obrigatória

    1.      Cecílio LCO. As Necessidades de Saúde como Conceito Estruturante na Luta pela Integralidade e Eqüidade na Atenção em Saúde. In: Pinheiro R, Mattos RA, organizadores. Os sentidos da integralidade na atenção e no cuidado à saúde. Rio de Janeiro: Instituto de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ABRASCO; 2001. p. 117-130


  • Aula 4 - 22 de março

    Eixo da Discussão: Trabalho em Equipe

    1.      Apresentação de cada grupo do produto da discussão sobre: Reconhecimento do papel/trabalho de cada área da saúde (atribuições) e das competências (do que é comum, o que é específico, o que é colaborativo)(10 minutos para cada grupo)

    Síntese Profa. Marina Peduzzi


    Leitura obrigatória

    Peduzzi M, Oliveira MAC, Silva JAM, Agreli HLF Miranda Neto MV. Trabalho em Equipe, Prática e Educação Interprofissional

                                                                                      

    Leitura complementar

    Canadian Interprofessional Health Collaborative. A National Interprofessional Competency Framework. Vancouver, University of British Columbia, 2010.

    Peduzzi M, Norman IJ, Germani ACCG, Silva JAM, Souza GC. Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários. REEUSP, 47(4): disponível em http://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/78051/0

  • Aula 5 - 5 de abril

    Eixo Trabalho em equipe Profa Convidada marina Peduzzi

    Leitura obrigatória

    1.      Peduzzi M, Norman IJ, Germani ACCG, Silva JAM, Souza GC. Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários. REEUSP, 47(4): disponível em http://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/78051/0

    Leitura complementar

    Canadian Interprofessional Health Collaborative. A National Interprofessional Competency Framework. Vancouver, University of British Columbia, 2010.

    Peduzzi M, Oliveira MAC, Silva JAM, Agreli HLF Miranda Neto MV. Trabalho em Equipe, Prática e Educação Interprofissional.

  • Aula 6 - 12 de abril

    Do sexto ao décimo encontro serão realizados debates considerando a leitura obrigatória indicada: Preparar um comentário sobre o texto, de um parágrafo, para ler em sala e apontar possíveis relações desse conteúdo com seu trabalho de dissertação.


    Eixo da Discussão: Violência e Necessidades, Cuidado e Humanização


    Leitura obrigatória

    Ferreira, MKL. Atração fatal: trabalho escravo e o uso de psicotrópicos por povos indígenas de São Paulo. In: Tecnologias do corpo: uma antropologia das medicinas no Brasil. Org.: Leibing, A. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2004. p. 81-112.

    Vídeo

    Leitura complementar

    Minayo, MCS; Souza, ER. As Múltiplas mensagens da Violência contra Idosos. In: Minayo, MCS; Souza, ER. Violência sob o Olhar da Saúde: a infrapolítica da contemporaneidade brasileira.. Rio de Janeiro, Editora Fiocruz, 2003. p. 223-242




  • 7a aula - 19 de abril

    Eixo da Discussão: Violência e Necessidades, Cuidado e Humanização

    Dinâmica da Violência contra a Mulher


    Leitura obrigatória

    Schraiber LB et al. Violência contra a mulher e atenção primária. Rev Saúde Pública 2002;36(4):470-7 471 www.fsp.usp.br/rsp

    Schraiber LB et al.. Violência e saúde: contribuições teóricas, metodológicas e éticas de estudos da violência contra a mulher. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 25 Sup 2:S205-S216, 2009


  • Aula 8 - 26 de abril

    Eixo da Discussão: Necessidades, Cuidado e Humanização e Redes de Saúde.

    Leitura obrigatória

    Souza MHT, Signorelli MC, Coviello DM, Pereira PPM. Itinerários terapêuticos de travestis da região central do Rio Grande do Sul, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 19(7):2277-2286, 2014. http://www.scielo.br/pdf/csc/v19n7/1413-8123-csc-19-07-02277.pdf

    Ou em 

    http://www.scielo.br/pdf/csc/v19n7/1413-8123-csc-19-07-02277.pdf

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232014000702277&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

     

    Leitura complementar

    Leibing, A.; Groisman, D. Tão alto quanto o morro: identidades localizadas de mulheres hipertensas na favela da Mangueira. In: Tecnologias do corpo: uma antropologia das medicinas no Brasil. Org.: Leibing, A. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2004. p. 277-299.



  • Aula 9 - 3 de maio

    Eixo da Discussão: Preconceito, Necessidades, Cuidado e Humanização


    Prof. Convidado: Marlito de Sousa Lima (Filosofia)

    Leitura obrigatória

    Steffens, I; Martins, J. “Falta um Jorge”: A saúde na Política Municipal para Migrantes de São Paulo. Lua Nova, São Paulo, 98: 275-299, 2016.

     

    Cecílio LCO. As Necessidades de Saúde como Conceito Estruturante na Luta pela Integralidade e Eqüidade na Atenção em Saúde. In: In: Pinheiro R, Mattos RA, organizadores. Os sentidos da integralidade na atenção e no cuidado à saúde. Rio de Janeiro: Instituto de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ABRASCO; 2001. p. 117-130. 

     

    Leitura complementar - Três opções:

    Assis, SG; Constantino, P. Violência contra crianças e adolescentes: o grande investimento da comunidade acadêmica na década de 90. In: Minayo, MCS; Souza, ER. Violência sob o Olhar da Saúde: a infrapolítica da contemporaneidade brasileira.. Rio de Janeiro, Editora Fiocruz, 2003. p. 163-198.

    Filgueiras, SL. Eu não sou só o HIV que eu tenho: Humanização, Acolhimento e Escuta no atendimento a Mulheres que vivem com AIDS. . In: Humanização dos Cuidados em Saúde: conceitos, dilemas e práticas Org.: Deslandes, SF. Rio de Janeiro: Ed. FIOCRUZ, 2006. p. 389-414.


  • Aula 10 - 10 de maio

    Eixo da Discussão: Necessidades, Cuidado e Humanização e Redes de Saúde.

    Leitura obrigatória – Discussão

    Rozemberg, B; Minayo, MC de S A experiência complexa e os olhares reducionistas. Ciência & Saúde Coletiva, 6(1):115-123, 2001.

    https://www.scielosp.org/pdf/csc/2001.v6n1/115-123/pt

     

    Leitura complementar

    Cecílio LCO et al. O agir leigo e o cuidado em saúde: a produção de mapas de cuidado. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 30(7):1502-1514, jul, 2014. disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/csp/2014.v30n7/1502-1514

     Braga NA. Redes sociais de suporte e humanização dos cuidados em saúde. In: Deslandes F.(org)  Humanização dos Cuidados em Saúde: conceitos, dilemas e práticas. Rio de Janeiro: Ed. FIOCRUZ, 2006. p 163-184.

    AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA