Programação
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Apresentação do programa
Leitura e discussão do texto
Falkenberg MB, Mendes TPL, Moraes EP, Souza EM. Educação em saúde e educação na saúde:
conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciência & Saúde Coletiva, 19(3):847-852, 2014
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Eixo Necessidades de saúde
Leitura em sala de aula e discussão da Fábula dop mito do cuidado
Boff L. A Fábula-mito do cuidado. In: _____Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. São Paulo: Vozes, 2000. p.45-46
Leitura obrigatória
1. AYRES, JR de CM. Cuidado e Humanização das Práticas de Saúde. In: Humanização dos Cuidados em Saúde: conceitos, dilemas e práticas. Org.: Deslandes, SF. Rio de Janeiro: Ed. FIOCRUZ, 2006.
Leitura complementar
Mattos, RA. A integralidade na prática (ou sobre a prática da integralidade). Cad. Saúde pública, 20(5): 1411-1416, set-out, 2004.
Mattos RA. Integralidade e a formulação de políticas específicas de saúde. In: Pinheiro R, Mattos RA (org) Construção da integralidade: cotidiano, saberes e práticas em saúde. Rio de Janeiro, UERJ,IMS: ABRASCO, 2003. P 45-59.
Mattos RA. Os sentidos da integralidade: algumas reflexões acerca de valores que merecem ser defendidos. In Pinheiro R, Mattos RA (org) Os sentidos da integralidade na atenção à saúde. 8 ed. Rio de Janeiro, CEPESC,IMS/UERJ, ABRASCO, 2009. p43-68. -
Necessidades de saúde
Leitura obrigatória
1. Cecílio LCO. As Necessidades de Saúde como Conceito Estruturante na Luta pela Integralidade e Eqüidade na Atenção em Saúde. In: Pinheiro R, Mattos RA, organizadores. Os sentidos da integralidade na atenção e no cuidado à saúde. Rio de Janeiro: Instituto de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ABRASCO; 2001. p. 117-130.
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Eixo da Discussão: Trabalho em Equipe
1. Apresentação de cada grupo do produto da discussão sobre: Reconhecimento do papel/trabalho de cada área da saúde (atribuições) e das competências (do que é comum, o que é específico, o que é colaborativo)(10 minutos para cada grupo)
Síntese Profa. Marina PeduzziLeitura obrigatória
Peduzzi M, Oliveira MAC, Silva JAM, Agreli HLF Miranda Neto MV. Trabalho em Equipe, Prática e Educação Interprofissional
Leitura complementar
Canadian Interprofessional Health Collaborative. A National Interprofessional Competency Framework. Vancouver, University of British Columbia, 2010.
Peduzzi M, Norman IJ, Germani ACCG, Silva JAM, Souza GC. Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários. REEUSP, 47(4): disponível em http://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/78051/0 -
Eixo Trabalho em equipe Profa Convidada marina Peduzzi
Leitura obrigatória
1. Peduzzi M, Norman IJ, Germani ACCG, Silva JAM, Souza GC. Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários. REEUSP, 47(4): disponível em http://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/78051/0
Leitura complementar
Canadian Interprofessional Health Collaborative. A National Interprofessional Competency Framework. Vancouver, University of British Columbia, 2010.
Peduzzi M, Oliveira MAC, Silva JAM, Agreli HLF Miranda Neto MV. Trabalho em Equipe, Prática e Educação Interprofissional. -
Do sexto ao décimo encontro serão realizados debates considerando a leitura obrigatória indicada: Preparar um comentário sobre o texto, de um parágrafo, para ler em sala e apontar possíveis relações desse conteúdo com seu trabalho de dissertação.
Eixo da Discussão: Violência e Necessidades, Cuidado e Humanização
Leitura obrigatória
Ferreira, MKL. Atração fatal: trabalho escravo e o uso de psicotrópicos por povos indígenas de São Paulo. In: Tecnologias do corpo: uma antropologia das medicinas no Brasil. Org.: Leibing, A. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2004. p. 81-112.
Vídeo
Leitura complementar
Minayo, MCS; Souza, ER. As Múltiplas mensagens da Violência contra Idosos. In: Minayo, MCS; Souza, ER. Violência sob o Olhar da Saúde: a infrapolítica da contemporaneidade brasileira.. Rio de Janeiro, Editora Fiocruz, 2003. p. 223-242 -
Eixo da Discussão: Violência e Necessidades, Cuidado e Humanização
Dinâmica da Violência contra a Mulher
Leitura obrigatória
Schraiber LB et al. Violência contra a mulher e atenção primária. Rev Saúde Pública 2002;36(4):470-7 471 www.fsp.usp.br/rsp
Schraiber LB et al.. Violência e saúde: contribuições teóricas, metodológicas e éticas de estudos da violência contra a mulher. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 25 Sup 2:S205-S216, 2009 -
Eixo da Discussão: Necessidades, Cuidado e Humanização e Redes de Saúde.
Leitura obrigatória
Souza MHT, Signorelli MC, Coviello DM, Pereira PPM. Itinerários terapêuticos de travestis da região central do Rio Grande do Sul, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 19(7):2277-2286, 2014. http://www.scielo.br/pdf/csc/v19n7/1413-8123-csc-19-07-02277.pdf
Ou em
http://www.scielo.br/pdf/csc/v19n7/1413-8123-csc-19-07-02277.pdf
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232014000702277&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
Leitura complementar
Leibing, A.; Groisman, D. Tão alto quanto o morro: identidades localizadas de mulheres hipertensas na favela da Mangueira. In: Tecnologias do corpo: uma antropologia das medicinas no Brasil. Org.: Leibing, A. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2004. p. 277-299. -
Eixo da Discussão: Preconceito, Necessidades, Cuidado e Humanização
Prof. Convidado: Marlito de Sousa Lima (Filosofia)
Leitura obrigatória
Steffens, I; Martins, J. “Falta um Jorge”: A saúde na Política Municipal para Migrantes de São Paulo. Lua Nova, São Paulo, 98: 275-299, 2016.
Cecílio LCO. As Necessidades de Saúde como Conceito Estruturante na Luta pela Integralidade e Eqüidade na Atenção em Saúde. In: In: Pinheiro R, Mattos RA, organizadores. Os sentidos da integralidade na atenção e no cuidado à saúde. Rio de Janeiro: Instituto de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ABRASCO; 2001. p. 117-130.
Leitura complementar - Três opções:
Assis, SG; Constantino, P. Violência contra crianças e adolescentes: o grande investimento da comunidade acadêmica na década de 90. In: Minayo, MCS; Souza, ER. Violência sob o Olhar da Saúde: a infrapolítica da contemporaneidade brasileira.. Rio de Janeiro, Editora Fiocruz, 2003. p. 163-198.
Filgueiras, SL. Eu não sou só o HIV que eu tenho: Humanização, Acolhimento e Escuta no atendimento a Mulheres que vivem com AIDS. . In: Humanização dos Cuidados em Saúde: conceitos, dilemas e práticas Org.: Deslandes, SF. Rio de Janeiro: Ed. FIOCRUZ, 2006. p. 389-414. -
Eixo da Discussão: Necessidades, Cuidado e Humanização e Redes de Saúde.
Leitura obrigatória – Discussão
Rozemberg, B; Minayo, MC de S A experiência complexa e os olhares reducionistas. Ciência & Saúde Coletiva, 6(1):115-123, 2001.
https://www.scielosp.org/pdf/csc/2001.v6n1/115-123/pt
Leitura complementar
Cecílio LCO et al. O agir leigo e o cuidado em saúde: a produção de mapas de cuidado. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 30(7):1502-1514, jul, 2014. disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/csp/2014.v30n7/1502-1514
Braga NA. Redes sociais de suporte e humanização dos cuidados em saúde. In: Deslandes F.(org) Humanização dos Cuidados em Saúde: conceitos, dilemas e práticas. Rio de Janeiro: Ed. FIOCRUZ, 2006. p 163-184.
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA