Programação

  • Dados Gerais

    Disciplina: Saneamento e Meio ambiente para Arquitetura

    Código: SHS0614

    Objetivo: Propiciar visão integrada da questão ambiental, estudando suas características, limitações e suas potencialidades, de forma a apoiar a atuação do arquiteto no planejamento e projeto de alternativas alinhadas ao desenvolvimento sustentável

    Programa resumido: Caracterização ambiental - meio físico, biológico e antrópico. As atividades antrópicas e a modificação ambiental. Impactos ambientais. Saneamento ambiental. Gestão e avaliação de sustentabilidade. Indicadores de sustentabilidade.

    Critério de avaliação: (30% - Exercícios em sala de aula; 70% - Relatório final  (trabalho final escrito)

    Grupos temáticos:

     

    Tema - Áreas verdes no Campus Universitário

    Grupo 1. Vegetação e Áreas Verdes

    Ana B. Mazzi

    Natália Braga

    Andrea Cruz

    Grupo 2. Áreas Verdes (Praça CAASO)

    Heloísa

    Geivana

    Laura

    Grupo 3. Áreas Vivência/ciclovias/estacionamentos

    Caroline Scapol

    Daniela Fiori

    Giovanna Moles

    Jessica Natal

    Grupo 4. Áreas Verdes e Permeabilidade

    Bárbara

    Júlia

    Veridiana

    Tema – Mobilidade no Campus Universitário

    Grupo 5. Mobilidade

    Amanda Basso

    Luiza

    Masae

    Tema – Edificações e sustentabilidade

    Grupo 6. Bandejão RU (Ef. Energética/Conforto térmico, Resíduos)

    Renan

    Fernanda

    Juliana P.

    Grupo 7. Materiais de Construção

    Lucas Patrício

    Matheus Motta

    Natália Coelho

    Grupo 8. Materiais de Construção – Resíduos

    Adriane

    Amanda Almeida

    Isabella A.

    Tema – Drenagem pluvial no Campus Universitário

    Grupo 9. Drenagem e Reúso

    Matheus H.

    Marina F.

    Luis Pedro

    Tema – Campus Sustentável

    Grupos 10 e 11. Vida de Campus

    Débora

    Estefane

    Giovanni

    Isadora S.

    Juliana

    Patrícia

     Grupo 12 - Bloco da Engenharia Ambiental

    Fernanda S.

    Nathália C.

    Jeziel M.


    • Aula 2 - 5 de março

      - Apresentação dos objetivos, programa, e modo de funcionamento da disciplina

      - Apresentação de slides: “Modificações ambientais e impactos”

      A apresentação de slides sobre “Modificações ambientais e impactos” trabalhará questões básicas da disciplina, tais como: pressão aos recursos naturais; os principais problemas ambientais urbanos e a influencia destes na qualidade de vida; o papel do arquiteto urbanista na resolução destes problemas e sua responsabilidade socioambiental.


      Questionário de Sustentabilidade

      https://www.youtube.com/watch?v=Z8FJwQAOyYQ

      • Aula 4 - 19 de março

        - Apresentação de slides: “Saneamento ambiental – Sistemas de resíduos sólidos”

        Esta aula trará a conceituação de Saneamento Ambiental e tem como foco a questão dos resíduos sólidos. Para fomentar a reflexão nos alunos sobre o consumismo e a geração de resíduos, será utilizado o filme “A história das coisas”, sendo a discussão dessa atividade a introdução para a aula de Resíduos Sólidos.

        Na parte expositiva haverá a conceituação e explicação sobre Saneamento Ambiental e Resíduos Sólidos, detalhando processos como: acondicionamento; coleta, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos (aterros).

        - Vídeo 2:  “A história das coisas”. Discussão do tema abordado no vídeo. 


        Quadro de apoio da atividade realizada

      • Aula 5 - 2 de abril

         - Atividade orientada: 1o atendimento aos grupos .

        Local do atendimento - Atelier 4o ano


        Tema - Áreas Verdes (grupos 1 a 4)

        [9h30 - 10h00]


        Tema – Mobilidade no Campus Universitário (grupo 5)
        [10h00 - 10h15]

        Tema – Edificações e sustentabilidadeTema – Drenagem pluvial no Campus Universitário (Grupos 6 - 9)
        [10h15 - 11h]

        Tema – Campus Sustentável(Grupos 10 e 11)

        [11h00 - 11h30]

        • Aula 6 - 9 de abril

          - Atividade de campo 


          Entrega da 1ª etapa dos Projetos da disciplina (Problematização, enfoque previsto, objetivos e dados preliminares já levantados).


        • Aula 7 - 16 de abril

          - Apresentação de slides: “Saneamento ambiental – - Drenagem Urbana e Áreas verdes"


          Esta aula reforçará a conceituação de Saneamento Ambiental, o enforque será na questão da drenagem urbana e no sistema de áreas verdes.

          - Exercício "Cidades Sustentáveis"

          • Aula 8 - 23 de abril

            - Apresentação de slides: “Saneamento ambiental – Sistemas de abastecimento de água e esgotamento de águas residuárias"

            Esta aula trabalha o  tema Saneamento Ambiental com enfoque no abastecimento da água e do esgotamento de águas residuárias.

            * importância da qualidade de água para a qualidade de vida relacionando o aumento da expectativa de vida e a diminuição da mortalidade infantil

            * etapas do abastecimento da água: captação no manancial, adução, tratamento e distribuição, como também as etapas para o tratamento do esgoto: coleta, transporte, afastamento, tratamento e disposição final da água tratada.


            • Aula 9 - 7 de maio

               - Atividade orientada: 2o atendimento aos grupos .

              Local do atendimento -Sala B05


              Tema - Áreas Verdes (grupos 1 a 4)

              [9h30 - 10h00]


              Tema – Mobilidade no Campus Universitário (grupo 5)
              [10h00 - 10h15]

              Tema – Edificações e sustentabilidadeTema – Drenagem pluvial no Campus Universitário (Grupos 6 - 9)
              [10h15 - 11h]

              Tema – Campus Sustentável(Grupos 10 e 11)

              [11h00 - 11h30]



              .

              • Aula 10 - 14 de maio

                * saneamento em pequenas comunidades

                * saneamento em áreas de pobreza




              • Aula 12 - 28 de maio

                 

                - Atividade orientada: 3o atendimento aos grupos .

                Local do atendimento -Sala B05


                Tema - Áreas Verdes (grupos 1 a 4)
                [9h30 - 10h10]
                (10 min cada grupo)


                Tema – Mobilidade no Campus Universitário (grupo 5)
                [10h10 - 10h20]


                Tema – Drenagem pluvial no Campus Universitário (Grupos 6 - 9)
                [10h20 - 11h00]
                (10 min cada grupo)

                Tema – Campus Sustentável(Grupos 10 e 11)
                [11h00 - 11h20]
                (10 min cada grupo)


                • Aula 13 - 4 de junho

                  - Atividade orientada: Construção de indicadores de sustentabilidade 

                  Esta aula está planejada para a execução de um exercício aplicado que tem por meta a construção de indicadores de sustentabilidade. Em grupos os alunos irão utilizar a Ficha Metodológica e construirão um indicador que poderá ser utilizado para o tema do estudo de caso do respectivo grupo.

                  Para compreender melhor os indicadores, haverá uma breve exposição sobre alguns indicadores, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Indicador de Salubridade Ambiental (ISA).

                • Aula 14 - 11 de junho

                  - Atividade orientada: Construção de indicadores de sustentabilidade 

                  Esta aula está planejada para a execução de um exercício aplicado que tem por meta a construção de indicadores de sustentabilidade. Em grupos os alunos irão utilizar a Ficha Metodológica e construirão um indicador que poderá ser utilizado para o tema do estudo de caso do respectivo grupo.

                  Para compreender melhor os indicadores, haverá uma breve exposição sobre alguns indicadores, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Indicador de Salubridade Ambiental (ISA).

                  • Aula 15 - 18 de junho

                    Avaliação Final - apresentação dos trabalhos

                     Grupos:

                    Grupo 5


                    Grupo 1


                    Grupo 12


                    Grupo 9


                    Grupo 10 e 11


                    Grupo 6




                  • Aula 16 - 25 de junho

                    Atendimento final

                     Grupos:

                    Grupo 7

                    10h00 – 10h20

                    (não entregou )

                    Grupo 2

                    10h20 – 10h40

                    (não entregou)

                    Grupo 3

                    10h40 – 11h00

                    (não entregou)

                    Grupo 4

                    11h00 – 11h20

                    Grupo 8
                    11h20 - 11h40






                  • Aula 17 - 2 de julho

                    Finalização e encaminhamento dos relatórios finais.