Hidráulica e Saneamento
Introduzir ferramental de suporte ao planejamento de recursos hídricos, considerando aspectos da atualidade, que envolvem a consideração de critérios múltiplos, inclusive subjetivos, para o atendimento de usos conflitantes para a água.

Fornecer aos alunos conceitos básicos sobre escoamento em condutos livres, e através de orificios, vertedores e comportas.

Fornecer aos alunos conceitos básicos sobre escoamento em condutos forçados por gravidade e por bombeamento e conceitos sobre vertedores, orifícios, comportas.
Fornecer aos alunos conceitos básicos sobre escoamento em condutos forçados por gravidade e por bombeamento.
A disciplina trata dos aspectos ambientais envolvidos nas empresas do setor. A partir das exigências legais de licenciamento ambiental, são apresentados temas específicos como Gestão Ambiental Empresarial, Sistema de Gestão Ambiental e as Certificações Ambientais.
A disciplina trata dos aspectos ambientais envolvidos nas empresas do setor. A partir das exigências legais de licenciamento ambiental, são apresentados temas específicos como Gestão Ambiental Empresarial, Sistema de Gestão Ambiental e as Certificações Ambientais.

O objetivo da disciplina é fornecer a visão de análise de sistemas e pesquisa operacional como ferramentas de decisão úteis na área de recursos hídricos e saneamento, nas fases de planejamento, projeto e operação de sistemas. Seu foco é introduzir os alunos nos conceitos de sistemas de suporte à decisão, modelagem matemática e simulação, otimização, e algumas técnicas de otimização com objetivo único.

Propiciar uma visão integrada do meio ambiente, estudando suas características, limitações e suas potencialidades a nível dos meios físico e antrópico e as alternativas de implementar desenvolvimento econômico com qualidade ambiental.
Propiciar os conhecimentos básicos sobre o uso dos recursos ambientais pelas atividades antrópicas e os impactos associados, alinhado aos princípios do desenvolvimento sustentável. Tem como objetivos específicos: Desenvolver capacidade de integração de conteúdos multidisciplinares inerentes à atuação do engenheiro ambiental; Desenvolver familiaridade com coleta e análise de dados na área ambiental; Desenvolver capacidade de desenvolvimento de trabalho em grupo e atuação coletiva.
preparar os alunos para integrar atividades de planejamento e implementação de instrumentos de gestão ambiental; fortalecer compreensão do enfoque integrado dos instrumentos de gestão ambiental nas atividades do engenheiro ambiental e seu papel em processos de sustentabilidade; aplicação em formato de casos de estudo de gestão ambiental em projetos de engenharia ambiental;

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP