Programação
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Modelagem matemática e física dos principais componentes e sistemas de um autoveículo rodoviário.
Estudo do desempenho na tração e na frangem. Simulação em computador
Atividades a serem desenvolvidas
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Automobilística: Dinâmica e Desempenho Arquivo2.6 Mb Documento PDF
Material básico do curso
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Não deixem de vir à aula. Uma visão geral do que será visto no curso será dada. Alguns itens serão definidos de comum acordo com os alunos.
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O posicionamento do centro de gravidade do veículo é importante para posterior estudo do seu desempenho na tração e na frenagem com precisão.
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O material básico sobre pneus está na apostila sobre Frenagem.
Aula muito importante. Não é possível se estudar o desempenho na tração e na frenagem sem conhecer a dinâmica e forças produzidas pelos pneus em contato com o pavimento
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Força de resistência ao rolamento dos pneus.
Força de resistência do ar.
Inércia dos componentes da transmissão.
Eficiência da transmissão
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Motor mapeado.
Embreagem.
Caixa de mudança de marchas.
Diferencial.
Eficiência da transmissão.
Força de tração líquida nas rodas.
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TRACAO_MATERIAL_ALUNOS
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18/04 - Diagramas de desempenho. Limites de desempenho pneus x pavimento. Limites de desempenho do veículo.
Diagramas de desempenho função potência instalada no motor. Limites de desempenho dos pneumáticos no veículo. Limites gerais de desempenho do veículo em um determinado pavimento
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Prova
Determinação da posição do centro de gravidade
Dinâmica de um pneumático.
Forças atuantes em um veículo na curva.
Diagramas de desempenho
Limites de desempenho pneus x pavimento
Limites de desempenho do veículo em um determinado pavimento.
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Sistemas de freios
Torque de atrito de frenagem nas rodas.
Eficiência na frenagem
Segurança
Normas
Temperatura nos freios
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Aprendendo a usar o MatLab Simulink.
Modelagem de um veículo 4 x 2 na tração e na frenagem.
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BASE DE DADOS SIMULADOR BASICO Arquivo
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SIMULINK BASICO SLX Arquivo
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SIMULINK BASICO mdl Arquivo
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Continuando a modelar o veículo 4 x 2 no Simulink