Programação
-
Programação da semana Aula
Data Programação da aula / objetivos de aprendizagem
Estudo prévio recomendado
1 Segunda ou terça-feira, 5 ou 6 de março de 2018 - Apresentação da disciplina
Não há. 2
Quarta-feira, 7 de março de 2018
- Lembrar da gigantesca variação de escala dos objetos que a física se propõe a estudar e cujo comportamento pode ser explicado por ela.
- Fornecer argumentos sobre a presença ou não de interações em uma dada situação.
- Enunciar a primeira lei de Newton.
- Listar indicadores adicionais de interações (além de mudanças no movimento).
M&I capítulo 1, seções 1.1 até 1.3.
3
Quinta ou sexta-feira, 8 ou 9 de março de 2018
- Representar o sistema de coordenadas padrão em 3 dimensões utilizando um programa computacional simples.
- Explicitar a diferença entre um vetor e um escalar.
- Usar a notação vetorial para quantidades apropriadas (como posição e velocidade).
- Determinar a magnitude de um vetor.
- Somar e subtrair vetores graficamente e algebricamente.
- Calcular a variação de um vetor graficamente e algebricamente.
M&I seção 1.4 e texto introdutório à programação computacional.
M&I: "Matter & Interactions 4th edition" ("Matéria e Interações, 4a. edição"), R. Chabay e B. Sherwood. A tradução está disponível para consulta na biblioteca e o primeiro capítulo também pode ser encontrado no xerox do IFUSP.ATENÇÃO: os objetivos de aprendizagem de todas as aulas serão sempre indicados. Eles devem servir de guia para que você possa continuamente autoavaliar-se ao longo do curso. Se não houver atingido os objetivos de uma certa aula, reveja-a e converse com os instrutores para esclarecer suas dúvidas.
-
Artigo que descreve um sensor de atividade eletrodérmica (correlacionada à atividade do sistema nervoso simpático) utilizado para estimar a atividade cerebral de um estudante ao longo de uma semana inteira. Compare a atividade cerebral durante as diversas tarefas cotidianas do estudante, entre elas assistir aulas, estudar, dormir e ver TV.
-
O texto do artigo técnico.
-
Comentário do prêmio Nobel de física Carl Wieman.
-
Questionário prévio para a aula 2 (fazer em casa antes da aula)Este questionário serve para orientar seu estudo e permitir que você autoavalie o seu conhecimento. Ele se refere ao conteúdo da segunda aula (que ocorrerá no dia 7). Se você estudou e entendeu, deve responder às questões com facilidade. Se não sabe responder a uma das questões, é sinal que precisa estudar mais -- ou esclarecer esse ponto durante a aula. Você tem três tentativas neste questionário. Os demais questionários terão duas tentativas e se encerrarão antes do início da aula, mas, excepcionalmente, este questionário ficará aberto por mais tempo. Experimente! Você deve enviar a tentativa antes de iniciar outra.
-
Questionário prévio para a aula 3 (fazer em casa antes da aula)
Este questionário tem a mesma função do anterior, e refere-se ao conteúdo da terceira aula da semana (vetores).
-
Atividade em classe - aula 03 (parte 1) Questionário
Abram o texto com as instruções para a atividade e sigam as instruções lá contidas.
-
Atividade em classe - aula 03 (parte 2) Questionário
-
Abram o texto com as instruções para a atividade e sigam as instruções lá contidas.
- Apresentação da disciplina