Seção: Aula 5 - 18/09 | QFL1702 - NOTURNO - Instrumentação para o Ensino de Química I (Fundamentos) (2o semestre - 2017) | e-Disciplinas

Página principal do curso

Aula 5 - 18/09

  • Aula 5 - 18/09

    Concepções Alternativas:

    • Origens das concepções alternativas
    • Estudo de exemplos de concepções alternativas
    • Como identificar e trabalhar as concepções alternativas e dificuldades dos alunos


    • Leia o texto apenas da página 27 a 29 e responda as questões abaixo, ou ao menos, localize nos textos as respostas. Durante este estudo anote as palavras (conceitos) que aparecem e ainda não estão tão claros para você. Anote também as perguntas que surgirem no grupo para posterior discussão e esclarecimento na aula. Leve suas anotações para a aula.

      1) Segundo o autor, quais concepções relativas ao processo de ensino-aprendizagem fundamentam a importância de se estudar sobre as concepções espontâneas (alternativas, prévias) dos alunos?

      2) Para cada uma das características das concepções alternativas apontadas pelo autor, aponte suas dúvidas e se acha razoável a característica.


    • Concepções dos estudantes sobre ligação química

    • Concepções alternativas sobre equilíbrio químico.

      Caso não consiga ler antes, este texto pode ser lido depois da aula. Dê preferência para a leitura dos outros dois textos

    • Concepções espontâneas dos alunos sobre conceitos básicos da Química:

      Aqui você encontra um relatório abrangente sobre as concepções alternativas relacionadas aos principais conceitos químicos. Partes deste texto serão trabalhados em aula.