Sección: Aula 5 - 18/09 | QFL1702 - NOTURNO - Instrumentação para o Ensino de Química I (Fundamentos) (2o semestre - 2017) | e-Disciplinas
Página principal del cursoAula 5 - 18/09
-
Aula 5 - 18/09
Concepções Alternativas:
- Origens das concepções alternativas
- Estudo de exemplos de concepções alternativas
- Como identificar e trabalhar as concepções alternativas e dificuldades dos alunos
-
Leia o texto apenas da página 27 a 29 e responda as questões abaixo, ou ao menos, localize nos textos as respostas. Durante este estudo anote as palavras (conceitos) que aparecem e ainda não estão tão claros para você. Anote também as perguntas que surgirem no grupo para posterior discussão e esclarecimento na aula. Leve suas anotações para a aula.
1) Segundo o autor, quais concepções relativas ao processo de ensino-aprendizagem fundamentam a importância de se estudar sobre as concepções espontâneas (alternativas, prévias) dos alunos?
2) Para cada uma das características das concepções alternativas apontadas pelo autor, aponte suas dúvidas e se acha razoável a característica.
-
Concepções dos estudantes sobre ligação química
-
Concepções alternativas sobre equilíbrio químico.
Caso não consiga ler antes, este texto pode ser lido depois da aula. Dê preferência para a leitura dos outros dois textos
-
Concepções espontâneas dos alunos sobre conceitos básicos da Química:
Aqui você encontra um relatório abrangente sobre as concepções alternativas relacionadas aos principais conceitos químicos. Partes deste texto serão trabalhados em aula.
- Origens das concepções alternativas