Topic outline
-
Será dada aula teórica (ver cronograma) - a leitura e as atividades neste módulo são opcionais, para aqueles que quiserem se embasar para a aula e para estudo posterior a disciplina.
-
Será dada aula teórica - a leitura e as atividades são opcionais para estudo prévio e posterior a aula.
Ler artigo Berchez et al. (2007) - . Projeto Trilha Subaquática: sugestão de diretrizes para a criação de modelos de educação ambiental em unidades de conservação ligadas a ecossistemas marinhos. OLAM (Rio Claro), 7: 181-209. PDF anexado. Ler páginas 181 a 196.
O estudo dirigido abaixo destaca as questões mais importantes a serem estudadas.
Opcional: A video-aula complementa essas informações.
-
Este tópico será utilizado em estudo dirigido e preparação de apresentação em sala de aula. Será necessário o uso dos arquivos disponibilizados e recursos propostos durante a aula.
O protocolo do Modelo "Trilha dos Ecossistemas" é o mais avançado no momento e o padrão para todas as trilhas. Por isso, seu protocolo é o único que deve ser lido por todo os grupos, que deverão realizar o ED proposto a seguir. Os temas gerais relacionados a este protocolo devem ser adaptados a todos os demais. Observe que a estrutura do curso - veja cronograma - a partir deste ponto estará centrada neste protocolo.
O grupo de coordenadores e estagiários que trabalhará esse protocolo em Ilha Anchieta (Grupo do Modelo Trilha dos Ecossistemas) deve lê-lo em detalhes e preparar a apresentação prevista no cronograma, a exemplo do que farão os demais grupos com seus próprios protocolos. Para tanto é necessário ler o protocolo e as instruções para "Preparação da apresentação".
-
Este tópico será utilizado em estudo dirigido em aula. Será necessário o uso dos arquivos disponibilizados e recursos propostos durante a aula.
As atividades propostas devem ser realizadas pelos estagiários deste modelo de atividade sob supervisão dos respectivos coordenadores. É necessário ler o protocolo e as instruções para "Preparação da apresentação".
-
Este tópico será utilizado em estudo dirigido em aula. Será necessário o uso dos arquivos disponibilizados e recursos propostos durante a aula.
As atividades propostas devem ser realizadas pelos estagiários deste modelo de atividade sob supervisão dos respectivos coordenadores. É necessário ler o protocolo e as instruções para "Preparação da apresentação".
-
Este tópico será utilizado em estudo dirigido em aula. Será necessário o uso dos arquivos disponibilizados e recursos propostos durante a aula.
As atividades propostas devem ser realizadas pelos estagiários deste modelo de atividade sob supervisão dos respectivos coordenadores. É necessário ler o protocolo e as instruções para "Preparação da apresentação".
-
Este tópico será utilizado em estudo dirigido e preparação de apresentação em sala de aula. Será necessário o uso dos arquivos disponibilizados e recursos propostos durante a aula.
As atividades propostas devem ser realizadas pelos estagiários deste modelo de atividade sob supervisão dos respectivos coordenadores. É necessário ler o protocolo e as instruções para "Preparação da apresentação". O livro do professor será utilizado nesta fase como complemento ao protocolo e para solução de dúvidas.
-
Será dada aula teórica - o material é opcional para estudo prévio e posterior a aula.
Se refere a padrões gerais do projeto, incluindo horários, procedimentos e segurança, entre outros, a serem supervisionados pelo coordenador geral operacional.
-
Este tópico será utilizado em estudo dirigido e preparação de apresentação em sala de aula. Será necessário o uso dos arquivos disponibilizados e recursos propostos durante a aula.
Deverá ser lido o trabalho de Max-Neef (2005) e respondidas as questões propostas no estudo dirigido.
-
Este tópico será utilizado em estudo dirigido e preparação de apresentação em sala de aula. Será necessário o uso dos arquivos disponibilizados e recursos propostos durante a aula.
Acessar, para conhecimento, o site do Programa Nacional de Educação Ambiental (Pronea):
http://www.mma.gov.br/estruturas/educamb/_arquivos/pronea3.pdfO ProNea define os conceitos e diretrizes para execução da EA no Brasil. Ao final desse pdf, ler o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global (Rio92) e identificar os principais indicadores conceituais ali contidos. O tratado é o documento base do que se considera educação ambiental no mundo.
Ler a Legislação Brasileira sobre EA, que também está ao final do artigo.
Para direcionar a leitura, veja estudo dirigido (ED) proposto, com algumas questões, para este item.
-
Este tópico será utilizado em estudo dirigido e preparação de apresentação em sala de aula. Será necessário o uso dos arquivos disponibilizados e recursos propostos durante a aula.
Ler artigo de Rozzi et al. (2012) sobre Filosofia Ambiental e utilizar o ED proposto para identificar as idéias de maior relevância.
-
Esta aula será ministrada de forma expositiva. Os artigos e questões apresentadas são destinados a estudo complementar ou substituto a aula teórica.
Ler o Capítulo 15 do livro Guia EA Costões Rochosos (Berchez et al., 2012 A educação ambiental nos ecossistemas marinhos. In Ghilardi, N.; Hadel, V. & Berchez, F. ed. Guia para Educação ambiental em costões rochosos. Artmed, 200p. ISBN - 978-85-363-2750-1. Disponível para compra em versão digital.
Ler artigo Berchez et al. (2007).
Questões do estudo dirigido apontam os pontos mais importantes a serem vistos.
-
Esta aula será ministrada de forma expositiva. A vídeo-aula apresentada destina-se a estudo complementar ou substituto a aula teórica.
-
Este tópico será utilizado em estudo dirigido e preparação de apresentação em sala de aula. Será necessário o uso dos arquivos disponibilizados e recursos propostos durante a aula.
Nesta atividade será necessário o estudo extra-classe de conteúdo, a ser apresentado na aula.
O guia do professor contém o material referente ao tema norteador mergulho. No estudo dirigido, a ser executado em sala de aula a como atividade extra-aula, devem ser estudados os itens relativos ao estudo dirigido sugerido abaixo.
-
Esta aula será ministrada de forma expositiva. O artigo apresentado se destina a estudo complementar ou substituto a aula teórica.O estudo dirigido indica as questões mais importantes a serem consideradas, mas deverá ser feito extra-classe.
Aula teórica: apoio didático para referência: Buckeridge, M. (2008) Biologia e mudanças globais no Brasil. RIMA, São Carlos, ISBN: 978-85-7656-143-9. Disponível na biblioteca do IB-USP.
-
Responda com base na aula e no texto de apoio.
-
-
Este tópico será utilizado em estudo dirigido e preparação de apresentação em sala de aula. Será necessário o uso dos arquivos disponibilizados e recursos propostos durante a aula.
Deverão ser lidos integralmente o capítulo de Berchez et al. (2008), de Flannery (2006), Heffernan (2012) e Helm (2012). No artigo de Turra et al., (2013) deve ser lido apenas o item "Threats to ecologically and socio-economically important coastal habitats in Latin America"
Após a leitura o estudo dirigido levantará as principais questões a serem consideradas.
-
Esta aula será ministrada de forma expositiva. O texto apresentado se destina a estudo complementar ou substituto a aula teórica. Devem ser observadas as principais características que distinguem esse ecossistema em termos de habitat e estrutura.
-
Esta aula será ministrada de forma expositiva. O texto apresentado se destina a estudo complementar ou substituto a aula teórica. Devem ser observadas as principais características que distinguem esse ecossistema em termos de habitat e estrutura.
-
Esta aula será ministrada de forma expositiva. O texto apresentado se destina a estudo complementar ou substituto a aula teórica. Devem ser observadas as principais características que distinguem esse ecossistema em termos de habitat e estrutura.
-
O formato desta aula está em definição, possivelmente sendo teórico. O material apresentado na vídeo-aula supre o conteúdo necessário.
-
Esta aula será ministrada de forma expositiva. O texto apresentado se destina a estudo complementar ou substituto a aula teórica. Devem ser observadas as principais características que distinguem esse ecossistema em termos de habitat e estrutura.
-
Este tópico será utilizado em estudo dirigido e preparação de apresentação em sala de aula. Será necessário o uso dos arquivos disponibilizados e recursos propostos durante a aula.
Esta atividade deve ser preparada com antecedência. Cada grupo de atividade ficará responsável pelo estudo de alguns grupos de organismos e deve seguir as instruções contidas no estudo dirigido. O recurso básico para estudo é o livro
Ghilardi-lopes, N.; Hadel, V.F. & Berchez, F. 2012. Guia para Educação Ambiental Em Costões Rochosos. Artmed, 200p. ISBN: 9788536327518, disponível na biblioteca e para compra on-line.
- Grupo Trilha Fora D'água: Poríferos
- Grupo Trilha Ecossistemas: Clorófitas
- Grupo Aquário Natural: Rodófitas, Feofitas
- Grupo Mergulho Livre: Cnidários, Moluscos, Poliquetas
- Grupo Mergulho autônomo: Crustáceos, Tunicados, Briozoários, Equinodermos
-
Tópico complementar ao de costões rochosos. Sugestões de leituras e sites:
-
Estrutura da aula ainda em definição.
-
Leitura de apoio: Hunt, J.C. (2011) O Monge e o Executivo. Editora Sextante