Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Biociências
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Conjunto aberto de atividades formativas acadêmico-científico-culturais, de sentido amplo, que compõem a formação de futuros professores como componente comum dos cursos de Licenciatura.

Conjunto aberto de atividades formativas acadêmico-científico-culturais, de sentido amplo, que compõem a formação de futuros professores como componente comum dos cursos de Licenciatura.

Desenvolver atividades acadêmico-científico-culturais, para o cômputo das 200 horas exigidas pela Resolução CNE/CP2 de 19/02/2002 e pelo Programa de Formação de Professores da USP. As atividades, reconhecidas pela Comissão Coordenadora do Curso (CoC), têm por objetivo a ampliação do universo cultural dos alunos.
Subsidiar o aluno na reflexão sobre as necessidades, a complexidade e os desafios da realidade escolar, aproximando-o de referenciais teóricos sobre tal temática. Oportunizar experiências de estágio supervisionado em instituições da educação básica, preferencialmente públicas. Possibilitar a imersão no cotidiano escolar, para o aluno ser capaz de investigar e problematizar: a) a prática docente; b) as modalidades didáticas utilizadas e as novas possibilidades, incluindo a interação com espaço de educação não-formal; c) as interações discursivas na sala de aula; d) a situação da escola no contexto das avaliações externas, tanto estaduais como federais. Espera-se que a disciplina contribua na construção da autonomia docente para planejar e executar intervenções educacionais que abordem conteúdos do escopo da Biologia, utilizando estratégias pedagógicas inovadoras, centradas no papel ativo dos alunos, e considerando a inserção de novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) no cotidiano escolar e para a pesquisa docente. Paralelo a esse processo de construção da prática docente, a disciplina se propõe a desenvolver a postura do professor pesquisador, a partir da discussão e aplicação de estratégias investigativas no contexto escolar.

Subsidiar o aluno na reflexão sobre as necessidades e os desafios da realidade escolar, aproximando-o de referenciais teóricos sobre tal temática e promovendo sua capacitação em serviço. Oportunizar experiências de estágio supervisionado em instituições da educação básica, preferencialmente públicas. Tal estágio é entendido como a imersão no cotidiano escolar, acompanhando as atividades docentes, bem como planejando e executando intervenções educacionais que abordem conteúdos do escopo da Biologia.

Promover reflexões sobre temas pertinentes à formação do professor que atuará em Ciências para o Ensino Fundamental e Biologia para o Ensino Médio. Desenvolver no aluno habilidades como criatividade, organização e senso crítico para planejamento, execução e avaliação de seqüências didáticas utilizando instrumentos práticos e lúdicos, bem como para atividades de campo e outros tipos de excursões didáticas apropriadas para tais segmentos educacionais.
O objetivo desta disciplina é estimular a compreensão e avaliação crítica dos métodos, conceitos e teorias da área de Ciências Biológicas por meio da: (1) discussão dos pressupostos e limites da explicação, do conhecimento e da compreensão científicas na área de Ciências Biológicas, (2) instrumentação dos alunos para a avaliação de teorias e suas relações com observações, (3) discussão dos conceitos de ser vivo e de espécie, (4) reflexão sobre as abordagens sistêmica e reducionista nas Ciências Biológicas, (5) distinção entre teleologia e teleonomia em ciências biológicas, (6) análise crítica dos principais elementos da teoria evolucionista. (7) discussão da aplicabilidade de raciocínios indutivo-dedutivos em ciências biológicas.
Reconhecer o Ensino de Ciências e Biologia como um campo promissor de atuação profissional que integra a prática da pesquisa com a atividade docente. Refletir criticamente sobre aspectos introdutórios relacionados à prática docente. Adquirir subsídios teóricos e metodológicos para o planejamento, execução e apresentação de um projeto de pesquisa em Ensino de Ciências. Obter instrumentos para a busca de dados de pesquisa junto a instituições de Ensino Básico, de modo a promover a aproximação do futuro professor a diferentes realidades do sistema de ensino. Analisar criticamente trabalhos da área de Ensino de Ciências, discernindo sobre sua potencial aplicação em situações concretas de ensino-aprendizagem.

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