a) Discutir o que é conservação da biodiversidade e a sua utilidade para o desenvolvimento sustentável
b) Reconhecer as principais ameaças à biodiversidade
c) Introduzir formas de evitar ou amenizar estas ameaças
d) Introduzir noções básicas de análise, monitoramento e zoneamento ambiental.
e) Analisar um caso real relacionado à conservação da biodiversidade
- Docente: Jean Paul Walter Metzger
a) Discutir o que é conservação da biodiversidade e a sua utilidade para o desenvolvimento sustentável
b) Reconhecer as principais ameaças à biodiversidade
c) Introduzir formas de evitar ou amenizar estas ameaças
d) Introduzir noções básicas de análise, monitoramento e zoneamento ambiental.
e) Analisar um caso real relacionado à conservação da biodiversidade
- Docente: Jean Paul Walter Metzger
- Docente: Vania Regina Pivello
a) Discutir o que é conservação da biodiversidade e a sua utilidade para o desenvolvimento sustentável
b) Reconhecer as principais ameaças à biodiversidade
c) Introduzir formas de evitar ou amenizar estas ameaças
d) Introduzir noções básicas de análise, monitoramento e zoneamento ambiental.
e) Analisar um caso real relacionado à conservação da biodiversidade
- Docente: Jean Paul Walter Metzger
- Docente: Vania Regina Pivello
Ao final da disciplina os alunos deverão ser capazes de: 1) Discutir os conceitos e processos associados à ecologia teórica. 2) Efetuar análises simples de solo, descrever o microclima e descrever parâmetros da vehgetação; 3) Reconhecer padrões ecológicos no campo, relacionando-os com os conceitos teóricos.
- Docente: Tiago Bosisio Quental
Ao final da disciplina os alunos deverão ser capazes de: 1) Discutir e aplicar os conceitos e processos associados à ecologia teórica nos níveis de comunidade e ecossistema. 2) Discutir e aplicar conceitos relacionados com fatores que determinam a diversidade das comunidades bióticas em tempo ecológico e em tempo geológico.
- Docente: Sergio Rosso
- Docente: Tiago Bosisio Quental
Conhecer a estrutura e funcionamento de reservatórios, com enfoque em sistemas tropicais.
- Docente: Ana Lucia Brandimarte
O curso tem por objetivo introduzir os conceitos básicos da sociobiologia.
1. A filosofia e o desenvolvimento histórico da proposta pedagógica baseada no Ciclo de Indagação e o Ensino de Ecologia no Pátio da Escola (EEPE);
2. O Ciclo de Indagação;
3. A arte de fazer perguntas, segundo algumas pautas universais;
4. O delineamento de amostragem e a reflexão com base em evidências;
5. Temas ecológicos e a investigação ecológica no ambiente escolar;
6. A experiência própria de elaborar indagações ecológicas;
7. A declaração de princípios da proposta pedagógica EEPE: compromissos, ética e aplicações.
- Docente: Sergio Rosso
- Docente: Silvana Busato
1) O curso tem como objetivo, fornecer ao aluno noções básicas dos processos de fluxo de energia e massa envolvidos na interação entre os organismos e o meio.
- Docente: Sergio Tadeu Meirelles
Instrumentalizar os alunos para a execução de análises multivariadas paramétricas e não paramétricas usando dados biológicos
- Docente: Sergio Rosso