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a) Discutir o que é conservação da biodiversidade e a sua utilidade para o desenvolvimento sustentável b) Reconhecer as principais ameaças à biodiversidade c) Introduzir formas de evitar ou amenizar estas ameaças d) Introduzir noções básicas de análise, monitoramento e zoneamento ambiental. e) Analisar um caso real relacionado à conservação da biodiversidade
a) Discutir o que é conservação da biodiversidade e a sua utilidade para o desenvolvimento sustentável b) Reconhecer as principais ameaças à biodiversidade c) Introduzir formas de evitar ou amenizar estas ameaças d) Introduzir noções básicas de análise, monitoramento e zoneamento ambiental. e) Analisar um caso real relacionado à conservação da biodiversidade
a) Discutir o que é conservação da biodiversidade e a sua utilidade para o desenvolvimento sustentável b) Reconhecer as principais ameaças à biodiversidade c) Introduzir formas de evitar ou amenizar estas ameaças d) Introduzir noções básicas de análise, monitoramento e zoneamento ambiental. e) Analisar um caso real relacionado à conservação da biodiversidade
Ao final da disciplina os alunos deverão ser capazes de: 1) Discutir os conceitos e processos associados à ecologia teórica. 2) Efetuar análises simples de solo, descrever o microclima e descrever parâmetros da vehgetação; 3) Reconhecer padrões ecológicos no campo, relacionando-os com os conceitos teóricos.
Ao final da disciplina os alunos deverão ser capazes de: 1) Discutir e aplicar os conceitos e processos associados à ecologia teórica nos níveis de comunidade e ecossistema. 2) Discutir e aplicar conceitos relacionados com fatores que determinam a diversidade das comunidades bióticas em tempo ecológico e em tempo geológico.
Conhecer a estrutura e funcionamento de reservatórios, com enfoque em sistemas tropicais.
O curso tem por objetivo introduzir os conceitos básicos da sociobiologia.

Logo disciplina

1. A filosofia e o desenvolvimento histórico da proposta pedagógica baseada no Ciclo de Indagação e o Ensino de Ecologia no Pátio da Escola (EEPE);

2. O Ciclo de Indagação;
3.  A arte de fazer perguntas, segundo algumas pautas universais;

4. O delineamento de amostragem  e a reflexão com base em evidências;

5. Temas ecológicos e a investigação ecológica no ambiente escolar;
6. A experiência própria de elaborar indagações ecológicas;
7.  A declaração de princípios da proposta pedagógica EEPE: compromissos, ética e aplicações.

1) O curso tem como objetivo, fornecer ao aluno noções básicas dos processos de fluxo de energia e massa envolvidos na interação entre os organismos e o meio.
Instrumentalizar os alunos para a execução de análises multivariadas paramétricas e não paramétricas usando dados biológicos

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